TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO EM GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  21/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 5

 PROJETO INTEGRADO EM GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

PROJETO INTEGRADO EM GESTÃO DE SISTEMAS DE

INFORMAÇÃO

APLICATIVO PARA CONTROLE E FLUXO DE CAIXA E ESTOQUE DE

PEQUENAS LOJAS

FLÁVIA TANARA DA COSTA BELLINI

RGM:28193024

VIAMÃO/RS

Resumo

 O trabalho descreve a documentação do processo de desenvolvimento de um Sistema para Gerenciamento de uma pequena loja de artigos de vestuário e bazar, através da programação com orientação a objetos e com suporte a banco de dados relacional. Os problemas presentes nas gerencia do setor de compras e nos arquivos de estoque vão da fragmentação de informações, que são organizadas em arquivos no sistema operacional utilizado na unidade, que algumas vezes são perdidos na infinidade de documentos digitais, ou alteradas sem a preocupação de se fazer um backup para reaver informações importantes, ao retrabalho de informações, através de confecções de planilhas ou documentos que são solicitados diversas vezes no decorrer do ano. O sistema tem o objetivo de diminuir o trabalho manual, que é mais sujeito a falhas devido a fadiga e o cansaço, aumentar a produtividade e melhorar a comunicação entre os colaboradores e gestão, através de um processo organizacional que visa reunir todas as informações em um único banco de dados e a disponibilidade imediata destas informações, para a tomada de decisões estratégicas na hora da compra e venda de produtos.

                                                                      SUMÁRIO

1 – Introdução------------------------------------------------------------------ 4

2 – Justificativa ---------------------------------------------------------------- 5

3 – Objetivos ------------------------------------------------------------------- 6

4 – Desenvolvimento -------------------------------------------------------- 7

5 – Considerações Finais ---------------------------------------------------- 8

6 – Bibliografia ------------------------------------------------------------- 9

1 – INTRODUÇÃO

    A área do setor comercial autônomo está se expandindo cada vez mais e a cada dia que passa se torna mais presente na vida das pessoas. Ela não trata apenas sobre compra e venda de mercadorias, mas está relacionada diretamente com o fomento da economia e geração de emprego. Segundo dados recentes do IBGE, as empresas de pequeno porte representam 20% do produto interno bruto (PIB) brasileiro. E, são responsáveis por 60% dos quase 100 milhões de empregos no país.  Atualmente uma grande parte das pequenas empresas (lojinhas de bairro) ainda usa cadernos e papéis, para fazer sua contabilidade, controle de estoque e caixa e não possuem nenhum sistema de controle, possibilitando assim a falta de controle das mercadorias, e até mesmo fluxo de caixa. Diante dessa situação, a ideia principal do projeto é possibilitar que uma lojinha tenha uma planilha virtual e livro caixa on-line, para manter o controle de estoque, com a compra e venda de produtos através de um aplicativo.     Dessa forma, será possível economizar tempo e adequar as tarefas do dia a dia.

2- JUSTIFICATIVA

    O método tradicional de anotação da maioria das lojas atualmente,  demonstra um alto nível de deficiência quando se trata em praticidade, pois o proprietário pode facilmente se perder nos números , ou até mesmo deixar de comprar determinada mercadoria e comprar em excesso outra.Analisando que cada vez é  mais crescente o numero de lojas sendo abertas , depender do papel para realizar tal tarefa não é um método viável, por acabar exigindo mais dos colaboradores.

   O aplicativo que será implementado tem como objetivo auxiliar as pessoas envolvidas no controle e manutenção do empreendimento, tornando esse processo mais prático para todos e facilitando nas tarefas da loja, dando uma visão mais ampla e abrangente em todo o processo de gerenciamento do negocio, em  poucos passos. Para o estabelecimento, será possível controlar a entrada e saída de mercadorias,bem como o capital da empresa, permitindo cessar todas as informações, não desviando o foco dos funcionários.

3- OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL:

Desenvolver um aplicativo para auxiliar no processo de gestão de uma loja de pequeno porte.

Objetivos Específicos:

Facilitar o controle de fluxo de caixa

• Agilizar as compras de mercadorias

Permitir que os clientes possam comprar on-line

Facilitar o processo de estoque

Descomplicar o processo de atendimento ao cliente sem perda de venda

                                        4- DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento do aplicativo foi dividido em alguns passos para que facilite o processo, aplicando dessa forma a estratégia de dividir para conquistar, que é empregada pela engenharia de software. (PRESSMAN; MAXIM, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com