TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR SISTEMAS OPERACIONAIS

Por:   •  16/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.555 Palavras (11 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

MOISES GUIO VASSOLEUR

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

ICONHA/ES 2022

MOISES GUIO VASSOLEUR

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Nome completo do aluno: Moises Guio Vasssoleur

RA: 2206089

Curso: Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Semestre: 1º

ICONHA/ES 2022

Nos últimos tempos, com a constante evolução das tecnologias, os sistemas operacionais se tornou um dos elementos fundamentais para o computador, por ter muitas responsabilidades como: alocar recursos, gerenciar usuários e processos, controlar a execução de programas de usuários e muito mais. E o que também vem mudando nestes últimos anos, é a gestão ambiental e a sustentabilidade que vem ocupando um espaço cada vez maior entre a sociedade e as empresas, o que consequentemente acarreta mudanças na politica de controle, gestão e acompanhamento ambiental das organizações. Assim este trabalho teve o objetivo de mostrar como os funcionários classificam todas as características dos sistemas operacionais e seu grau de satisfação com os mesmos, e se tem conhecimento das ações praticadas pela empresa e quais práticas eles os praticam. Todas essas ações ajudam a promover o desenvolvimento sustentável e ao mesmo tempo ajuda a preservar o meio ambiente.

Palavras-chaves: Sistemas operacionais, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável

In recent times, with the constant evolution of technologies, operating systems have become one of the fundamental elements for the computer, as they have many resources and responsibilities such as: allocating programs, managing users and processes, controlling the execution of users and much more. And what has also been changing in recent years is environmental management and sustainability that has been occupying an increasing space between society and, consequently, society as changes in the policy of control, management and environmental monitoring of companies. Thus, this work aimed to show how employees classify the characteristics of operating systems and their degree of satisfaction with the company, and if they are aware of the actions taken by the company and what practices they have. These actions promote the sustainable development of all and at the same time help to preserve the environment.

Keywords: Operating systems, environmental management, sustainable development

SUMÁRIO

  1. – INTRODUÇÃO        8
  2. - DADOS TÉCNICOS        9
  3. - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        13
  4. – CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20

Figura 1: Conhecimento sobre o Desenvolvimento sustentável        17

Figura 2: Práticas conhecidas sobre o Desenvolvimento sustentável        17

Figura 3: Práticas sustentáveis dos entrevistados        18

Tabela 1: Usuário x SO        10

Tabela 2: Características do Windows x Grau de satisfação dos usuários        11

Tabela 3: Características do Linux x Grau de satisfação dos usuários        11

Tabela 4: Características do MacOS x Grau de satisfação dos usuários        11

Tabela 5: Satisfação dos usuários com SO utilizado        12

  1. – INTRODUÇÃO

A empresa figura entre as maiores empresas de tecnologia do Brasil, com mais de mil colaboradores e ampla atuação nos segmentos de varejo, finanças, tecnologia e tantos outros. Foram entrevistados 222 funcionários, a fim de coletar dados sobre a empresa em questão.

A pesquisa levou em consideração a área dos entrevistados, sendo que 78% dos entrevistados são da área da TI (desenvolvedores, arquitetos e engenheiros de software) e 22% trabalham em áreas administrativas (administração, gestão e contabilidade).

  1. - DADOS TÉCNICOS

O sistema Operacional é o sistema que faz comunicação entre o hardware (parte física de um computador) e o demais software, o sistema operacional cria uma plataforma comum a todos os programas utilizados.

“Sistema operativo ou operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual o programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.) fornecendo uma interface entre o computador e o usuário ou utilizador”. (WIKIPÉDIA, Acesso em: 12 abr. 2022).

Vale ressaltar que o sistema operacional não existe em um só padrão. Existem vários padrões no mercado e cada um apresenta particularidades, benefícios e proposta diferentes, abaixo algumas vantagens e desvantagens dos mesmos.

Vantagens do Sistema Operacional Windows

  • Fácil de usar
  • Muito software compatível
  • Vem pré-instalado em muitos dispositivos Desvantagens do Sistema Operacional Windows
  • Não é um sistema de código aberto. (Open Source – Termo utilizado para nomear software que possuem os seus códigos disponíveis para download livre, ou seja, qualquer pessoa pode baixar e utilizar o código).
  • É o alvo de muitos ataques malwale. Vantagens do Sistema Operacional Linux
  • É um projeto de código aberto.
  • Oferece grandes possibilidades de desenvolvimento.
  • É grátis.

Desvantagens do Sistema Operacional Linux

  • Software compatível limitado
  • Seu uso e instalação requerem certos conhecimentos técnicos prévios. Vantagens do Sistema Operacional MacOS
  • Design mais sofisticado
  • Maior proteção

  • Melhor desempenho
  • Maior resistência
  • Mais conforto nos olhos

Desvantagens do Sistema operacional MacOS

  • Preço
  • Conserto mais caro

Esses sistemas operacionais rodam em plataformas que são elas: a plataforma desktop e a mobile, a plataforma desktop que é um programa de computador que roda em seu PC e não um navegador web, uma tecnologia utilizada por programadores que indicam onde o programa desenvolvido vai rodar e qual interação vai estabelecer com o usuário, já a plataforma mobile é uma nova forma de acesso ao endereço eletrônico, que adaptada para funcionar em qualquer dispositivo móvel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (801.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com