TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar IV Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.205 Palavras (21 Páginas)  •  1.968 Visualizações

Página 1 de 21

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar IV
Analise e Desenvolvimento de Sistemas

CICLO DE VIDA DE DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA EM LINGUAGEM C.

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar IV
Analise e Desenvolvimento de Sistemas

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE CAIXA E FLUXO DE ENTRADA E SAÍDA DE VEÍCULOS EM UM ESTACIONAMENTO

Nome:
RA:
Polo:

Nome:
RA:
Polo:

Nome:
RA:
Polo:

Nome:
RA:
Polo:

Quarto Bimestre
2014


Resumo

        A produção de software exige a aplicação de metodologias e processos definidos para o desenvolvimento com base na qualidade. Esses conjuntos de metodologias e processos são chamados modelos de ciclo de vida e envolvem o levantamento das necessidades do cliente, a análise de alternativas, bem como um projeto para a gestão do desenvolvimento do sistema, bem como sua implementação e manutenção, formando o SDLC (Systems Development Life Cycle). Um modelo evolutivo espiral foi utilizado para o desenvolvimento do Projeto Integrado Multidisciplinar IV do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unip Interativa. Este modelo foi escolhido para a produção de um sistema para gestão de entrada e saída de veículos em um estacionamento, considerando a necessidade de oferecer protótipos sucessivos do sistema para que pudesse ser depurada pelo cliente, e pelos usuários finais (equipe). Ao longo do desenvolvimento do sistema, cada protótipo sucessivo contou com melhorias e refinamento nos requisitos, melhorando a funcionalidade e o desempenho do software em relação às  expectativas do cliente. Este documento descreve a concepção, desenvolvimento e implementação deste sistema através do modelo evolutivo espiral

Palavras-chave:  Desenvolvimento, qualidade, modelo espiral, ciclo de vida de software.


Abstract

        Software development requires the application of defined quality-based methods and processes. These methods and processes include the survey of needs from the client, the analysis of alternatives, as well as a management project for the development, implementation and maintenance of the system, comprising the SDLC (System Development Life Cycle). A spiral life cycle used to develop the “Projeto Integrado Multidisciplinar IV (PIM IV) for the course on Systems Analysis and Development at Unip Interativa. This model was chosen for the production of a management system for a parking lot, specifically to manage vehicle entry and exit, considering the need to offer successive system prototypes for clearance by the client and final users (staff). During the development of the system, each successive prototype featured increases in quality and refinement of the requirements, improving performance in relation to client expectation. This document describes the conception, development and implementation of the system through the spiral life cycle.

Keywords: Development, quality, spiral model, software life cycle.


Sumário



1. Introdução

Dentre as finalidades de sistemas de programas para computadores, destaca-se a automação e o desempenho de tarefas como transações, gestão de recursos e processos, registro de atividades, etc. Além disso, aplicações de software vêm sendo cada vez mais importantes no apoio à tomada de decisões ao sistematizar informações estratégicas para uso de executivos de diversos níveis, simular cenários futuros e auxiliar nas análises de conjuntura. Com o crescimento do uso de software, crescem também as exigências sobre a qualidade dos processos de desenvolvimento de sistemas e, consequentemente, sobre produto de software.

Diversos modelos de ciclo de vida, ou processos de desenvolvimento e manutenção de software vem sendo elaborados com o intuito de estruturar, agilizar e organizar o trabalho de equipes de desenvolvedores, bem como oferecer aos clientes uma margem de segurança adequada, com relação ao suporte técnico e documentação para o produto adquirido.

Este trabalho apresenta a descrição do processo de elaboração de um sistema para estacionamento de veículos em linguagem C, como pré-requisito para a disciplina “Projeto Integrado Multidisciplinar IV” (PIM IV) do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unip Interativa.  Inicialmente, foi adotado um modelo de ciclo de software do tipo evolutivo espiral, considerado adequado para orientar o grupo de trabalho na elaboração deste sistema, dadas as condições inerentes a um projeto desta natureza, incluindo as especificações propostas como requisitos e o grupo de trabalho, constituído por alunos com diferentes graus de conhecimento e localizados em diferentes estados do Brasil. Este trabalho discute a escolha deste processo de desenvolvimento de software dentre as alternativas disponíveis, bem como o uso da linguagem de programação C, utilizada. Além disso, descreve-se a criação e o funcionamento do sistema produzido.


2. A linguagem de programação C.

A linguagem C foi desenvolvida pela equipe de Ken Thompson (com projeto de Dennis Ritchie) do Bell labs para o primeiro sistema Unix, tendo sua primeira versão sido apresentada em 1972 (Pinho, 2014). Muitos conceitos importantes para sua criação vieram das linguagens BCPL e B, que não apresentavam tipos de variáveis (Kernighan & Ritchie, 1989).  

A linguagem C pode ser considerada de “relativo baixo nível” e, relação à maioria das linguagens atuais, já que trabalha com os mesmos tipos de objetos e operadores aritméticos e lógicos implementados pelas próprias máquinas atuais. Como trabalha com tipos de dados e estruturas de controle suportados de forma nativa pela maioria dos computadores e não depende de arquiteturas específicas, a linguagem C pode ser utilizada para produzir programas que podem ser portados para hardwares diferentes e que podem, com poucas alterações no código fonte, ser compilados em sistemas operacionais diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com