TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Software uni. 2

Por:   •  27/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 9

Planejamento de software:

Cada vez mais, estamos vivendo em um mundo competitivo, em que organizações vêm buscando melhorar seus processos, aumentando a produtividade e minimizando seus custos.

  1. Cronograma:

Um cronograma de software serve para descrever o ciclo de desenvolvimento de software para um projeto específico, organizando as etapas de um projeto dividindo cada um deles em tarefas ou atividades a serem realizadas.

O cronograma pode ser considerado uma linha no tempo que indica quando as atividades vão começar e terminar.

 O gerente de projeto deve controlar e realizar a autorização das sequencias das atividades.

Para determinar prazos adequados, é preciso que as atividades que irão produzir o projeto sejam bem definidas, identificando os eventos que irão identificar os processos que já foram realizados.

  1. Prazos:

O prazo de entrega de um software é obtido através da soma do tempo de cada atividade apontada no cronograma, a definição de tempo de cada atividade deve ser estimada com a equipe da atividade. Um exemplo que pode levar a um atraso no projeto é quando um tempo de uma atividade é estimada de forma incorreta, problemas assim poderá comprometer os prazos previstos no cronograma.

Os requisitos, prazos e custos forma os vértices de um triângulo crítico. Quando há aumento de requisitos, acontece o aumento de prazo ou custos e muitas vezes de ambos.

Reduzir requisitos pode levar a redução de custos e prazos, mas não é uma regra.

  1. Custos

A estimativa de recursos faz parte da segunda tarefa do planejamento de um software.

Recursos humanos: este inicia com o recrutamento de postos organizacionais a partir da habilidade exigida para o desenvolvimento do projeto.

Recursos de hardware: Durante o processo de planejamento de software, podemos considerar três categorias de hardware, sendo elas:

  Hardware de desenvolvimento: Computador e todos os periféricos que serão utilizados durante o desenvolvimento do software;

  Hardware de produção: Onde o software será executado.

  Demais elementos de hardware do sistema que está sendo projetado: São os recursos para o desenvolvimento do software, sendo cada elemento especificado pelo planejador.

Recursos de software: Assim como o hardware, o software é utilizado como recurso de auxílio no desenvolvimento. Nos dias atuais os engenheiros utilizam um conjunto de ferramentas, conhecidas como Computer-Aided software Engineering (CASE). Principais ferramentas da tecnologia CASE:

 Ferramentas de planejamento de sistemas de informação: Ajuda desenvolvedores a crias sistemas de informação que compartilha os dados a quem precisa da informação;

 Ferramentas de apoio: Controlam e gerenciam toda a informação criada à medida que o software é desenvolvido;

 Ferramenta de gerenciamento de projetos:  Gera estimativas de esforços, custos e duração do projeto, ajudando na divisão de tarefas, planejamento de atividades e no monitoramento de base contínua;

 Ferramenta de análise de projeto: Ajuda o engenheiro de software a criar modelos do sistema que será construído, bem como avaliar sua qualidade;

 Ferramentas de programação: São as ferramentas CASE de fato utilizads no desenvolvimento do software, por exemplo, editores, compiladores, etc;

 Ferramentas de integração e testes: Oferecem apoio aos testes de software.

 

 Algumas estimativas são levantadas para que se consiga uma estimativa de custo confiável, sendo elas:

1    Atrasar as estimativas ao ponto tardio do desenvolvimento;

  1. usar técnicas de decomposição simples para gerar estimativas de custo e esforços;
  2. desenvolver modelos empíricos para medir custo e esforço;
  3. adquirir ferramentas de estimativas automatizadas.

2. Métricas de software

2.1 definição de métricas: A medição é o ato de realizar uma medida, a qual fornece um parâmetro quantitativo, seja para a capacidade ou tamanho, de um atributo de um processo ou produto.

Para realizar a medição, são utilizadas algumas métricas. Métricas significado: Para Pressman é uma medida quantitativa do grau com que o software ou produto tem algum atributo, ou seja, é uma medição de um atributo de uma determinada entidade (produto, processo, recursos).

Exemplos de métricas de software:

Tempo, em dias, para realizar o desenvolvimento do sistema;

Custo, em reais, para a realização da tarefa;

Grau de satisfação do cliente com o produto.

Métrica eficaz: Deve ser de fácil compreensão e o custo computacional não pode ser extremamente complexo, deve caracterizar, de forma clara, os atributos que representa.

As métricas podem ser classificadas da seguinte forma:

Diretas: são medidas na forma de atributos observáveis. São geralmente determinadas por contagem, exemplos, custo, esforço, número de linha de código, páginas, diagramas;

Indiretas: São medidas que podem ser obtidas de outras métricas. Geralmente, utiliza-se fórmulas, exemplo: Complexidade, confiabilidade, eficiência, facilidade de manutenção;

Orientadas a tamanho:  São medidas diretas do tamanho dos artefatos do software associados ao processo por meio do qual o software é desenvolvido. Exemplo: Número de linhas de código, de defeitos em uma especificação de requisitos, de páginas de documentação;

De produtividade: Concentram-se na saída/resultado do processo de engenharia de software. Exemplo: horas necessárias para desenvolver parte do sistema;

De qualidade: Oferecem uma indicação de quanto o software se adapta às exigências do cliente. Defeitos por artefato.

Orientadas por função: Relacionadas a funcionalidades gerais do produto entregue ao numero de cadastros entregues ao cliente.

Adicionalmente as métricas utilizam indicadores, que são métricas que proveem informações sobre o processo de software dentro de um projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com