TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE SOFTWARE: SUA INFLUENCIA PARA DESENVOLVIMENTO COM QUALIDADE

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 9

PLANEJAMENTO DE SOFTWARE: SUA INFLUENCIA PARA DESENVOLVIMENTO COM QUALIDADE

SOFTWARE PLANNING: ITS IMPORTANCE FOR DEVELOPMENT WITH QUALITY

Alcimar Macione Ribeiro REIS¹, Gabriela de Souza OLIVEIRA², Iasmin Keles COSTA³, Leonardo Perdigão Alves BONUTTI4, Natany de Paula Ribeiro SAMPAIO5, Tatiana Paula Rocha de SOUSA6, Charles Ferreira GONÇALVES7

Faculdade de Minas – FAMINAS – BH

Emails:amreis001@oi.com.br¹;gabriela_soliveira@hotmail.com²;iasmimkeles14@gmail.com³;

leonardo.bonutti@gmail.com4;natanydepaula@hotmail.com5;tatip974@hotmail.com6;

charlesfg@gmail.com7

Resumo

Desenvolver softwares de qualidade, que atendem as expectativas do cliente, atendendo prazo, esforço e custos estabelecidos tem sido um grande desafio. Isto devido a falta de planejamento e porque os clientes estão solicitando  softwares cada vez mais complexos. Este artigo tem como objetivo apontar que softwares com um bom planejamento e com envolvimento de profissionais altamente especializados geram softwares com qualidade. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi feita através de acervo bibliográfico e possui caráter bibliográfico. Através deste estudo foi percebido que muitas vezes projetos acabam não sendo finalizados, fracassados, pois não atendem as expectativas geradas com a implantação, por gerar dificuldades na sua utilização para os usuários. E que isto poderia ser evitado se no inicio da criação de softwares houvesse um Planejamento de Software.

Palavras-chave:

Planejamento de Softwares, Processo de Desenvolvimento de Softwares, Qualidade de Software.

1 - Introdução

Entende-se por planejamento a fase do “o que fazer” para construir softwares. Nesta fase o escopo do software é estabelecido, os riscos são analisados, os custos e o tempo são estimados e são definidas tarefas e a programação de trabalho.  Inicialmente o analista de software tenta identificar quais informações tem de se processadas, qual função e desempenho são desejados, quais interfaces devem ser estabelecidas, quais restrições de projeto existem e quais critérios de validação são exigidos para se definir um sistema bem sucedido. As exigências fundamentais do sistema são identificadas.  

Muitas vezes projetos acabam não sendo finalizados, são fracassados, pois não atendem as expectativas geradas com a implantação, recursos financeiros escassos, não sendo tolerável o desperdício de tempo e dinheiro. “A falta de adoção de métodos, ferramentas e procedimentos no desenvolvimento de software e a difícil relação de entendimento entre o usuário e o desenvolvedor” (PRESSMAN, 2002, p.5) são os possíveis causadores destes fracassos.

Tendo em vista o cenário atual do desenvolvimento de softwares é apresentada a seguinte questão problema: Ate que ponto a falta de planejamento e da analise de riscos pode interferir na qualidade um software?

Este artigo tem por objetivo geral analisar o planejamento de software e sua influencia no processo de desenvolvimento de software. No artigo, alguns pontos serão abordados de forma específica: 1) Estudo sobre o conceito de planejamento  e qualidade de software; 2) Identificação de praticas relacionadas ao planejamento de software com qualidade e os resultados benéficos no desenvolvimento de software;

A organização deste trabalho se dará da seguinte forma: a primeira parte trata do estudo do conceito de planejamento, demonstrando causas de atividades que não contribuem com um desenvolvimento de software bem elaborado; em seguida, na seção 2, serão apresentados métodos que evitam erros de planejamento prejudicando o desenvolvimento do sistema.

2 - Abordagem Conceitual Sobre Planejamento de Software e Qualidade de Software

Com a expansão\crescimento da área de desenvolvimento de sistemas os desafios aumentam e com isto as organizações desenvolvedoras de softwares e desenvolvedores, buscam aumentar a produtividade e ao mesmo tempo desenvolver softwares com qualidade, com um custo baixo, investindo cada vez mais em processos e métodos de desenvolvimento de Softwares e recursos para que seja capaz de otimizar os softwares e atender as exigências do mercado.

Descrever Qualidade de Software não é tão fácil. Uma forma simples de explica-la seria um conjunto de quesitos, características e recursos que um sistema deve possuir e que irão variar de acordo com as solicitações dos clientes.

Para Pressman (2011) a Qualidade de Software pode ser definida como: “A conformidade a requisitos funcionais e de desempenho explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento claramente documentados e a características implícitas que são esperadas de todo software profissionalmente desenvolvido”.

Qualidade tornou-se algo que obrigatoriamente deve fazer parte do sistema desenvolvido não sendo aceitável a entrega de produtos com baixo nível de qualidade. O baixo nível pode ser identificado pelos usuários através de fatores que podem ser internos ou externos como  facilidade de utilização que relaciona-se também com a interface do software, integridade, robustez, velocidade de uso ,compatibilidade dentre outros.  Segundo Sommerville (2008), o software não é um produto manufaturado, mas projetado. Seu desenvolvimento é um processo criativo e não mecânico tornando-o significativamente influenciado por habilidades, experiências individuais e fatores externos que afetam diretamente na sua qualidade.

Não podemos obter qualidade sem planejamento. O Planejamento é um processo continuo e dinâmico, utilizado como ferramenta de gerenciamento, onde há um conjunto de ações coordenadas e integradas, possibilitando avaliação da situação real de algum projeto, auxiliando na tomada de decisões antecipando problemas e preparando soluções. O planejamento é antes de tudo uma ação que só termina na realização da satisfação da necessidade dos clientes. O Planejamento de Software deve ser criado no inicio do projeto.

3  Planejamento para se alcançar a qualidade

No cenário contemporâneo, qualidade é uma característica fundamental no desenvolvimento de qualquer software, e esta deve ser reconhecida pelos usuários. Para assegurar o desenvolvimento de um software com qualidade deve-se passar por vários processos na fase de planejamento, dentre eles: previsão de custos e prazos, métodos, técnicas, modelos e ferramentas adequadas (CHERMONT 2001, p.3). Assegurar a qualidade não é uma tarefa simples. Podemos perceber na figura 1.0, no desenvolvimento de softwares há mais falhas do que entrega de softwares bem sucedidos. Pouco mais de 30% dos softwares chegaram a ser finalizados com sucesso (THE STANDISH GROUP, 2011):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (265.7 Kb)   docx (60.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com