TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software: Metodologia de Elaboração e Implementação do Planejamento Estratégico nas Empresas

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 3

- Fazer resumo do capitulo: máximo uma página.

Metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas

O autor afirma que através da metodologia que ele apresenta no capitulo as organizações buscam conhecer e melhorar os pontos fortes internos, conhecer e eliminar seus pontos fracos internos, conhecer e usufruir de oportunidades externas, conhecer e evitar ameaças externas e ter um efetivo plano de trabalho. Ele também enfatiza que o planejamento estratégico possui três dimensões operacionais: delineamento, elaboração e implementação.

Quanto a metodologia para o desenvolvimento do planejamento estratégico, existem duas possibilidades: Definir onde se quer chegar e como a empresa está para chegar na situação desejada ou definir como esse esta e estabelecer onde se quer chegar.

Seguindo outros autores, foram definidas fases básicas para a elaboração e implementação do planejamento estratégico: Diagnóstico estratégico (definição de visão, valores, analise externa e analise externa), Missão da empresa (missão, propósitos, cenários postura estratégica, macro estratégicas e macro politicas) , Instrumentos prescritivos e quantitativos (Objetivos, desafios, metas, estratégias, politicas, diretrizes, projetos, programas e planos de ação e Controle e avaliação (estabelecimento e análise de indicadores de desempenho, avaliar eficiência e eficácia, custos x benefícios.

É sempre necessário que seja analisada a realidade de cada empresa, do seu modelo de gestão, dos seus negócios, produtos e serviços, bem como dos fatores do seu ambiente, para que a decisão a respeito da melhor metodologia de planejamento estratégico seja realmente a mais acertada.

- Responder questões para debate: 3 e 5, perguntas e respostas.

   3. Debater as conceituações das diversas partes e itens da metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas.

Fase I: Na fase do diagnóstico estratégico, se determina em qual forma está ou onde se está. Esta fase é elaborada por pessoas representativas das mesmas informações, que derivam a uma análise interna e externa.

Fase II: Onde deve-se estabelecer a missão ou razão de ser da empresa, ou seja, a decisão de onde a organização quer ir ou atuar.

Fase III: Essa fase aponta o que deve ser realizado pela empresa para que se direcione a abrangência das intenções estabelecidas na missão, conforme o modo estratégico, levando em conta as macro políticas e macro estratégias.

Fase IV: Verifica-se o comportamento da empresa de acordo com a situação almejada. De acordo com o controle, ele pode ser definido como a ação precisa para garantir o cumprimento dos objetivos, desafios, metas e projetos que foram estabelecidos.

   5. Identificar as partes da metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico para as quais você se sente mais competente para trabalhar. Justifique a resposta.

Gostaria de trabalhar na fase dois da metodologia, auxiliando na definição da missão e postura estratégica da empresa, definindo seu posicionamento diante do seu ambiente. Propiciando assim a empresa um diagnóstico através de seus pontos fortes e fracos e definindo uma postura estratégica.

- Fazer breve comentário sobre o estudo de caso: O estabelecimento de alternativas para a metodologia de planejamento estratégico na Comercial, Importadora e Exportadora Meridional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com