TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento estratégico de sistemas de informação

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Antes dos sistemas ERP, as empresas passavam por grandes problemas para ter controle sobre, por exemplo, dos seus processos de trabalho, muitas sobre o seu estoque que não poderia se atualizado em tempo real, informações duplicadas entre outros.
Mas nos anos 90 surgem os sistemas ERP que tinha como objetivo resolver estes problemas. Os sistemas ERP tiveram e tem um grande sucesso por causa das pressões competitivas do mercado, que as obrigavam a reduzir de custos e diferenciar seus produtos e serviços, forçando-as assim a reverem seus processos e maneiras de trabalhar. E segundo Porter e. (Ler slide)

1. Planejamento estratégico de sistemas de informação

planejamento estratégico é uma importante ferramenta de gestão utilizada hoje em dia por analistas de sistema e também administradores de empresas, com o objetivo de  traçar um plano de ação claro e resumido para a utilização dos recursos de informática de acordo com a missão da empresa. E nesse momento atual de competitividade e globalização: eles precisam definir uma estratégia de posicionamento no mercado e a utilização da TI é um valioso recurso para a definição e manutenção desse posicionamento. E para realizar um planejamento estratégico existem muitas metodologias para se chegar a um resultado eficaz.

 A metodologia que a gente utilizou neste trabalho foi a metodologia do autor Antonio Carlos Tonini que tem o conceito de múltiplos filtros, múltiplos filtros pelo fato de que nesta metodologia a empresa vai avaliando os fornecedores e algumas alternativas são abandonadas no decorrer, a empresa filtra de acordo com o que ela necessita.

Procedimentos iniciais

2.1.2. Designação de um grupo de responsabilidade

Que é uma das partes mais delicadas do projeto porque a empresa vai avaliar quem vai avaliar os fornecedores, e é importe que todos os setores da empresa participem, então o ideal é que seja uma pessoa de cada setor que tenha mais conhecimento da área. E a pessoas do grupo vão ter sempre o mesmo direitos, deveres e o voto deles terão o mesmo peso.

2.1.3. Levantamento das necessidades e sistemática

O grupo faz o levantamento dos processos da empresa que o sistema deve atender e quanto mais detalhado esse levantamento mais condições a empresa terá de escolher o sistema erp que mais atenda as suas necessidades. E com este levantamento, cria-se uma lista das funcionalidades que o sistema deve abrangi e seu grau de importância.

2.1.4. Determinação dos indicadores de desempenho

A implementação de um sistema em uma empresa deve representar ganhos e esses ganhos devem ser medidos, avaliados para que a empresa possa verificar se realmente a aquisição do sistema foi benéfica ou não. Então, é recomendável que se estabeleça indicadores de desempenho de seus processos

2.1.5. Determinação dos demais quesitos a serem avaliados

deve ser preparada uma lista para avaliar outro pontos como usabilidade, tecnologia, clientes, fabricante e comercialização do sistema.

2.1.6. Determinação de um sistema de pontuação

Nesta etapa o grupo responsável em analisar os sistemas deve estabelecer a forma de como o sistema será avaliado e estabelecer a pontuação para isso.

3. Processos de seleção

O processo de seleção é dividido em 3 etapas:

3.1. Seleção prévia
Onde a empresa procura os sistemas erp que mais se aproximam das suas necessidades e características

3.2. Seleção de fornecedores

A empresa avalia os fornecedores tanto em tempo de resposta, disponibilidade, reputação.

3.3. Seleção de produtos

Onde a empresa avalia o valor a ser paga pelo sistema. Ele está aqui em baixo, mas é necessário que a empresa estabeleça antecipadamente o valor disponível para o sistema.

4. Avaliação Funcional

Depois que é definido um conjunto de sistemas ERP a serem avaliados, inicia-se avaliação funcional.

4.1. Analise do material de divulgação

A analise do material de divulgação pode servir até como uma complementação da lista de necessidades sistêmicas elaborada internamente na empresa. Ele será muito importante quanto à apresentação do produto pelo fornecedor.

4.2. Análise das funcionalidades

Nesta etapa os fornecedores dos softwares vão demonstrar ao grupo de responsabilidade como são feitos os procedimentos que a empresa solicita no sistema.

5. Avaliação Tecnológica e de mercado

 5.1. Avaliação Tecnológica

A empresa vai avaliar quais os requisitos básicos para se rodar o sistema, o hardware mínimo e o sistema operacional básico, para que o sistema erp rode.

5.2. Avaliação dos clientes

A empresa vai avaliar a satisfação e insatisfação dos clientes que fazem parte do portfólio dos fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com