TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico, os Sistemas de Informação e a Gestão de TI

Por:   •  7/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 10

Lista de Exercícios

Referente aos tópicos EMPRESAS e FUNÇÕES EMPRESARIAIS do livro base

  1. O Planejamento Estratégico, os Sistemas de Informação e a Gestão de TI constituem os pilares para uma empresa manter sua perenidade e competitividade. Explique como cada um desses aspectos pode contribuir para o sucesso empresarial.

  1. Dentre todos os objetivos principais de uma empresa, gerar lucro é um objetivo que não soava muito bem há algum tempo atrás. Por que esse objetivo deve ser aceito com naturalidade e qual o motivo dele não ter sido aceito com naturalidade anteriormente?
  1. Cite um exemplo onde percebamos a influência da cultura, filosofia e das políticas empresariais. Distinga no exemplo cada um desses aspectos.
  1. Marque a segunda coluna de acordo com a primeira:

(a) Crescimento Funcional

(    ) Tecnologias, sociedade, inflação, etc.

(b) Filosofia

(    ) Infra-estrutura da empresa, recursos humanos disponíveis, etc.

(c) Meio Ambiente Interno

(    ) Aumento do número de funcionários.

(d) Crescimento Vertical

(    ) Aumento do número de setores ou funções.

(e) Crescimento Horizontal

(    ) Intenção de ampliar a compreensão de uma realidade.

(f ) Cultura

(    ) Comportamentos e crenças comuns a um grupo.

(g) Meio Ambiente Externo

(    ) Subdivisão dos setores.

(h) Readaptação

(    ) Necessário para satisfazer ao cliente interno e externo.

  1. Segundo o texto, “as formas jurídicas, classificações, tipos de empresa, de negócios e respectivos fatores de produção influenciam as questões de Planejamento Estratégico, Sistemas de Informação e Gestão de TI das empresas.”(p.43). Exemplifique.

  1. As funções empresariais podem ser consideradas departamentos ou setores de uma empresa? Justifique.
  1. A Tecnologia da Informação pode ser considerada uma função empresarial? Justifique.
  1. Todas as empresas, para que possam funcionar plenamente, necessitam ser e estar envolvidas com o meio ambiente interno e o externo. Uma forma de analisar o meio ambiente interno e externo da empresa, é a análise SWOT. Faça uma análise SWOT da empresa onde você trabalha ou de uma que você conheça bem.

Lista de Exercícios 02

Referente ao tópico SISTEMAS EMPRESARIAIS ABERTOS E FECHADOS

  1. Quais as vantagens da empresa em ser administrada como um sistema aberto?

  1. Cite um exemplo de uma dificuldade por qual uma empresa pode passar e superar com mais facilidade se ela estiver sendo administrada como um sistema aberto. Nesse exemplo, como a empresa se comportaria se fosse um sistema fechado?
  1. O texto explica que diversas anomalias podem acontecer na empresa, caso ela se comporte como um sistema fechado, tais como gestão e administração rudimentar e baixa produtividade e qualidade dos serviços e produtos. Explique como o fato do sistema empresarial estar fechado pode acarretar nessas consequências.
  1. O CPD, o DP e o Almoxarifado são exemplos de sistemas fechados que representam formas antigas de administração. Quais os novos setores que substituíram esses e quais as diferenças entre os novos setores e seus antecessores?
  1. Existem diversas vantagens quando a empresa é administrada como um sistema aberto, tais como a produtividade e qualidade nos serviços e produtos e gestão participativa. Explique como o fato do sistema empresarial estar aberto pode favorecer tais aspectos.
  1. Considerando o sistema empresa, classifique os elementos abaixo em (E) Ecossistema ou (B) Subsistema:

(     ) DTI

(     ) Cliente externo

(     ) Sindicatos

(     ) Depto. Vendas

(     ) RH

(     ) Concorrentes

(     ) Leis constitucionais

(     ) Cliente interno

(     ) Depto. Compras

(     ) Variação do Dólar

  1. Uma empresa pode ter diversos subsistemas empresariais, que podem ser classificados em primários, secundários e de apoio. Segundo o texto, a empresa os subsistemas devem adaptar-se à empresa, e não o contrário. Por que?

  1. Diferencie subsistemas primários, secundários e de apoio.
  1. Marque (A) para Gestão Autoritária, (D) para Gestão Democrática, (P) para Gestão Participativa e (S) para Gestão Situacional:

(    ) Verônica é uma experiente vendedora da loja de roupas PSI. O cliente pode optar por comprar a vista com 5% de desconto ou em 30 dias. Quando um comprador faz uma compra com valor muito elevado, é comum pedir descontos maiores ou melhores prazos de pagamento. Nesse caso, Verônica não está autorizada a realizar tais descontos, de modo que precisa chamar o seu supervisor para que ele leve a solicitação para o proprietário da loja para este último oferecer melhores condições.

(    ) A Empresa DELTA estava à beira da falência. Contratado para tentar salvar a empresa, o consultor Mr. Graave centralizou todas as decisões da empresa e ordenou que não seria feito mais nenhum tipo pagamento por determinado tempo.

(    ) Verônica é uma experiente vendedora da loja de roupas PSI. O cliente pode optar por comprar a vista com 5% de desconto ou em 30 dias. Quando um comprador faz uma compra com valor muito elevado, é comum pedir descontos maiores ou melhores prazos de pagamento. Nesse caso, Verônica não está autorizada a realizar tais descontos, de modo que precisa chamar seu supervisor de vendas que costuma oferecer melhores condições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com