TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar Análise e Desenvolvimento de Sistema

Por:   •  2/11/2020  •  Artigo  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 6

IESO

Projeto Integrado Multidisciplinar

Análise e Desenvolvimento de Sistema

COMBATE CONTRA O COVID-19

Instituto de Ensino Superior de Olinda

2021

IESO

Projeto Integrado Multidisciplinar

Análise e Desenvolvimento de Sistema

COMBATE CONTRA O COVID-19

Nome dos alunos: Renato Fontes, RIchardson

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistema

RA: 37060002917

Semestre:2020/1

Instituto de Ensino Superior de Olinda

Dedicatória

                

Dedicamos esse trabalho aos alunos que ajudaram que esse trabalho fosse concluído e a Professora Sylvia que nos ajudou a concluir.                        

Sumário

Introdução        5

Desenvolvimento        6

 Software        9

Conclusão        8

INTRODUÇÃO

           Nos dias atuais, praticamente todos os países do mundo estão passando por uma crise sanitária grave. Quando uma doença se alastra desta maneira, a classificamos como uma pandemia. Ao longo dos anos algumas doenças causadas por vírus se disseminam como as grupes suínas, aviárias e

espanhola. Hoje, o covid-19, doença proveniente do Coronavírus, é uma doença que em seus casos mais graves pode causa problemas respiratórios podendo levar o indivíduo ao óbito e em outros casos passa apenas de uma infecção assintomática onde não põem em risco a vida do indivíduo, mais também de grande relevância pois o mesmo pode transmitir para outras pessoas que pode ter um comportamento diferente se tornado uma situação grave. O novo agente do Corona teve sua descoberta em 31 de dezembro de 2019, após registros de casos na China. (Ministério da saúde,2020). Os principais sintomas da covid-19 são: Tosse, Febre, Coriza, Dor de garganta e Dificuldade para respirar. Pode ser analisado que os sintomas apresentados pelo covido-19, tem uma grande semelhança com os sintomas da Gripe, dificultado o diagnóstico clínico da doença.

           O uso da tecnologia para o combate do COVID-19 vem ajudando o órgão de saúde a monitorar e mapear o avanço e contágio da doença, auxiliando na tomada de decisão dos órgãos competentes. Nesse momento Desenvolvedores se unem para desenvolver softwares capazes de auxiliar a população nessa guerra contra o covid-19. Software onde em a função de colher dados de determinada localidade e orientando a população sobre os cuidados necessários mediante ao COVID-19.

         Com base nos problemas causados pelo CoronaVírus, este artigo discute alguns pontos para melhora a vida da população mediante a esta pandemia e auxiliar no seu dia a dia e prevenindo de possível contaminação mediante a exposição em lugares com maior índice de contaminação. Assim foi proposto um software, com objetivo de repassar informações ao usuário referente a sua localidade, forma de prevenção e monitoramento médico.  

CORONAPING

  A principal forma de combate e prevenção contra a covid-19 é manter a higiene pessoal, lavando com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou com álcool em gel 70% e entre outras formas de higiene. Outra forma seria mantendo o distanciamento social evitando abraços e beijos e apertos de mãos e mantendo uma distância mínima de 2 metros de um indivíduo que esteja tossindo ou espirrando e também evitando está em locais aglomerados e localidades que onde possuem um alto índice de contaminação. Pensando nestas circunstâncias nossa equipe desenvolveu um software que notifique o usuário alertando possíveis áreas de risco, fornecendo informações necessárias para tomada de decisão do usuário.

  O software em questão foi batizado como Corona Ping, é uma aplicação voltada a notificação de possíveis areias de risco e dando as informações necessárias sobre determinada localidade ao usuário. Uma das formas que podemos obter dados necessários referente ao número de contaminados na localidade seria pelo próprio usuário que vai estar notificando se o mesmo ou pessoas de sua família e ciclo social que residam na mesma localidade contrairão o covid-19, esses dados entrarão no banco de dados onde vão se transforma em informação para outros usuários e assim criando um efeito cascata.  Uma outra forma seria com base nos dados disponibilizados pelos Órgãos competentes de cada localidade. A partir do momento que o usuário obtém informação no software o cuidado será redobrado pois o mesmo irá saber que se encontra em uma área de risco e também aquele usuário que não está em uma área de risco vai se prevenir para que sua região não se torna uma área com grandes números de casos.

   O software por sua vez também terá seu lado educativo dando as determinadas orientações ao usuário sobre os sintomas que configura uma possível contração do vírus e formas de prevenção e notificando o usuário ao uso da máscara e higienização das mãos ao identificar que o mesmo se encontra distante do seu local de origem.  

O Corona Ping também fornecerá atendimento online funcionando como triagem, acompanhando o andamento e progressão da doença, por meio de um algoritmo que possa fazer uma análise clínica com os relatos do dia a dia do paciente e os sintomas apresentados classificando o risco do usuário e sendo necessário, a aplicação, vai efetuar o direcionamento do usuário a um atendimento com um profissional de saúde de sua localidade em que  esse atendimento pode ser realizado por meio de ligação ou chat. Desta forma fará com que evite superlotação nos hospitais e diminuindo a chance do usuário a uma possível contração do COVID-19. Segundo a Faculdade de medicina da UFMG (UNIVERSIADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, 2020), os hospitais, apresentam mais chances de transmissão do covid-19 do que outros locais como os transportes públicos, bancos e lotéricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com