TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Protocolo IPV6

Por:   •  19/11/2017  •  Artigo  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

Protocolo IPV6

IPV6 Protocol

Willian Farias Vaz

Faciplac – Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central

willianfarias197@gmail.com

Hélder Line Oliveira

Faciplac – Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central

helder.oliveira@faciplac.edu.br

Resumo

O artigo visa uma abertura ao conhecimento do IPV6, modelo de comunicação de dados em pacotes usado no protocolo TCP/IP. Este modelo surgiu com a necessidade de expandir a disponibilidade de endereços IP para os dispositivos se conectarem a internet, tendo em vista que o modelo IPV4 já é considerado quase que insuficiente para atender todos os dispositivos do mundo, o que no futuro ocasionaria em problemas de redundância de IPS implicando negativamente na experiência dos usuários com a internet.

Palavras chave: IPV4. IPV6. TCP/IP.

  1. Abstract
    The article aims at opening to the knowledge of IPV6, model of data communication in packets used without TCP / IP protocol. This model arises with the need to expand the availability of IP addresses for devices to connect to an internet, given the IPV4 model is already considered almost insufficient to meet all the devices in the world, which is no longer for occasions in IPS redundancy problems implying negatively the experience of users with an internet.
  2. Key words: IPV4. IPV6. TCP/IP.

Histórico

O IP (Internet Protocol) é responsável por dar um endereço numérico a cada dispositivo conetado a rede permitindo que as informações achem o caminho até seu destino. Para que a haja comunicação entre os dispositivos é necessário um endereço único para cada um deles  Desde 1983 a internet usa o IPV4, entretanto devido a popularização da internet em todo o mundo, o número de computadores, notebooks, smartphones conectados a internet a cada década tem um crescimento exorbitante o que implica na quantidade de endereços livres para conectar novos dispositivos. Com a necessidade de ampliar as alternativas de endereços IP  foi criado o IPV6.

Figura 1 – ano de esgotamento do ipv4 em cada continente[pic 2]

Fonte – unimep

Para entender melhor o IPV6 é necessário conhecer o IPV4. A estrutura do IPV4 tem o seguinte formato: x.x.x.x, onde x é um número que pode ir de 0 a 255, por exemplo: 127.63.122.224.

O IP exclusivo de um computador para que seja possível conectar-se a internet depende da entidade chamada IANA/ICANN, ela é responsável por distribuir frações de IP para todo o mundo, essas frações são posteriormente administradas por entidades regionais e repassadas para os provedores.

O formato IPV4 possui uma sequência de 32 bits, separados em 4 grupos de 8 bits cada, o que permite a criação de 4.294.967.296 endereços, o que apesar de parecer o numero vasto de possibildades, já é considerada insuficiente para o número de dispositivos no mundo. Esse problema se deve a falta de planejamento, tendo em vista a internet não foi planejada para ser tão grande, e sim um sistema de comunicação para todos os centros de pesquisa

Endereçamento IPV6

Vários anos foram necessários para o desenvolvimento do IPV6, devido a uma série de  requisitos que necessitam ser analisados para que não ocorram problemas. A principal diferença entre o IPV6 e o IPV4, como ressaltado anteriormente é a quantidade de bits. o IPV4 possui 32, enquanto o IPV6 possui 128 que se  dividem em 16 grupos de 4 bits cada, o que torna trilhões de vezes maior a quantidade de IPS disponíveis.

 Entretanto seria cansativo digitar um endereço IPV6 quando necessário. A solução para isso é organizar sua estrutura em até quatro caracteres separados por “:” e utilizando o Sistema  Hexadecimal. Um exemplo de endereço IPV6 seria: FEDC:2D9D:DC28:7654:3210:FC57:D4C8:1FFF

Apesar de ainda parecer um pouco complexo, ainda é mais viável que a mesma estrutura do IPV4. Entretanto uma forma de abreviar um endereço IPV6 é ocultando os zeros localizados a esquerda de cada sequência, por exemplo: o endereço 805B:2D9D:DC28:0000:0000:0000:D4C8:1FFF após ser abreviado se tornaria 805B:2D9D:DC28:0:0:0:D4C8:1FFF, apesar das modificações os computadores interpretariam a mudanças sem ocasionar em problemas.

“Quando entrar em uma página com o endereço no formato 2012:0dbe:11a3:08f3:c3c9:8a2e:0370:6043, não se assuste, pois esse é o novo formato do IP, organizado em 8 grupos de números de 4 dígitos no padrão hexadecimal, já que por algum tempo veremos ambos padrões, IPv4 e IPv6, funcionando juntos na internet.” (CanalTech)

Tipos de endereço

Um endereço IPV6 pode pertencer a cada umas das categorias: unicast, multicast, e anycast. Esssa categoria serve para otimizar a distribuição de endereços permitindo um rápido acesso.

Unicast: Defini que um pacote enviado a um endereço seja entregue somente a ele.

Multicast: Os pacotes podem ser entregues a todos os endereços que pertencem a um determinado grupo.

Anycast: o pacote de dados é entregue a interface do grupo que estiver mais próximo.

Datagrama

Em um protocolo de internet os cabeçalhos são necessários para armazenar informações inerentes para comunicação de sistemas. No IPV6 houveram mudanças comparado a sua versão anterior, o tamanho de bytes foi a principal delas, que passou para 40 bytes, o dobro do IPV4.

       

                                                            Figura 2 – Cabeçalho padrão do IPV6[pic 3]

Fonte – infowester

Identificação dos campos:

Version: Identifica se o protocolo é IPV6 ou IPV4

Traffic Class: Indica a qual classe de pacotes o dado pertence e define sua prioridade

Flow label: indicam pacotes que pertencem ou não ao mesmo flluxo da dados

Payload length: denomina o tamanho do pacote baseado nos bytes

Next header: identifica qual o próximo cabeçalho que segue o atual (um cabeçalho de extensão, por exemplo) ou o protocolo da próxima camada;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (244 Kb)   docx (268.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com