TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que São as Fintechs?

Por:   •  23/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.734 Palavras (11 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 11

As fintechs, empresas que combinam tecnologia e finanças, revolucionaram os mercados financeiros nos últimos anos. Com soluções inovadoras e ágeis, essas startups têm conquistado cada vez mais espaços e mudado a forma como as pessoas lidam com o dinheiro. Desde o surgimento das primeiras fintechs, o setor cresceu exponencialmente, com novas empresas surgindo oferecendo produtos e serviços antes exclusivos das grandes instituições financeiras. Neste trabalho iremos abordar sobre o surgimento das fintechs, suas definições, suas principais características, vantagens, desafios e oportunidades, bem como o futuro delas no mercado financeiro.

O que são as Fintechs?

A palavra fintech é uma abreviação para "financial technology" (tecnologia financeira em português), que se refere a startups ou empresas que usam inovações tecnológicas para fornecer serviços financeiros de maneira mais eficiente e acessível. Essas empresas diferenciam-se das empresas tradicionais do setor pela utilização de tecnologia como sua principal ferramenta.

As fintechs buscam inovar no mercado com baixo custo e especificidade em finanças, e utilizam tecnologias como inteligência artificial (IA), big data, automação de processos robóticos (RPA) e blockchain para melhorar a eficiência e personalização dos serviços financeiros. A IA é usada em chatbots de suporte, análise de dados para detecção de fraudes e para criar modelos de crédito mais precisos. O big data permite que as fintechs conheçam as preferências dos consumidores, padrões de gastos e comportamentos de investimento, possibilitando assim a oferta de serviços personalizados. A automação de processos robóticos (RPA) é utilizada para automatizar tarefas repetitivas, aumentando a eficiência e reduzindo custos, especialmente em tarefas como verificação de documentos, gerenciamento de transações e prevenção de fraudes. A tecnologia blockchain é usada para segurança das transações e informações sensíveis, criptografando cada transação e reduzindo significativamente a probabilidade de ataques cibernéticos.

________________

A História das Fintechs

A história da Fintech pode ser dividida em três fases distintas. A primeira fase ocorreu entre 1886 e 1967. Durante esse período, foi estabelecida a estrutura necessária para a realização de serviços financeiros globalizados, sendo possível realizar a primeira transferência eletrônica utilizando o telégrafo e código Morse.

A segunda fase, aconteceu entre 1967 e 2008. Nesse período, ocorreu a digitalização das finanças, com a adoção de processos eletrônicos e virtuais para substituir os processos físicos e em espécie. Surgiu a primeira bolsa de valores digital do mundo, a NASDAQ, e o protocolo de comunicação entre instituições financeiras, facilitando o grande volume de transações internacionais. Em 1998, foi lançada e considerada a primeira fintech do mundo, a PayPal, que possibilitou pagamentos rápidos e internacionais por meio de uma carteira digital. A segunda fase encerrou-se com a crise financeira em 2008, que provocou uma grande inovação para a próxima fase.

A fase três iniciou-se em 2008 e segue até os dias atuais. Nessa fase, a confiança nas empresas e bancos tradicionais foi abalada, resultando em mudanças na regulamentação do mercado financeiro e abrindo novas possibilidades. Surgiu o Bitcoin em 2009, juntamente com outras criptomoedas, criadas com a tecnologia blockchain. Nesse período, os smartphones tornaram-se o principal meio de acesso aos serviços financeiros, o que gerou uma onda de novos produtos e serviços oferecidos por fintechs, afinal os clientes passaram a acessar esses serviços através de seus dispositivos móveis. Essa fase cresceu tão bem que os bancos estabelecidos começaram a se comportar como startups.

Serviços Oferecidos pelas Fintechs

As fintechs oferecem uma ampla gama de serviços financeiros inovadores que estão revolucionando o setor financeiro. A seguir é apresentado os principais serviços disponibilizados por fintechs:

* Empréstimos online com taxas mais baixas: a fintech está mudando o mercado de empréstimos, oferecendo empréstimos pessoais e empresariais a taxas mais baixas do que os bancos tradicionais. As fintechs costumam usar a tecnologia para automatizar o processo de empréstimo, reduzir custos e oferecer empréstimos a taxas mais competitivas. Além disso, as empresas fintech geralmente oferecem um processo de inscrição mais fácil e rápido sem visitar uma agência bancária. Os usuários podem solicitar um empréstimo online, preencher um formulário simples e ter o dinheiro depositado em sua conta em questão de segundos. Isso torna o processo de solicitação de empréstimo mais conveniente e eficiente para muitos.

* Controle financeiro mais inteligente: Fintech oferece soluções de gestão financeira personalizadas e mais eficientes, permitindo que os usuários controlem melhor suas finanças. Essas soluções incluem aplicativos de orçamento, ferramentas de análise de gastos e recomendações personalizadas para ajudar os usuários a economizar dinheiro e melhorar suas finanças pessoais. As empresas Fintech também estão usando tecnologias como inteligência artificial e aprendizado de máquina para fornecer insights personalizados e automatizar tarefas financeiras para facilitar o gerenciamento de suas finanças.

* Plataformas de investimento personalizadas: as fintechs estão mudando o mercado de investimentos ao fornecer plataformas de investimento online mais acessíveis e personalizadas. Em vez de escolher entre portfólios de investimentos predefinidos, os usuários podem escolher investimentos com base em seus interesses e objetivos financeiros. A Fintech também oferece plataformas mais transparentes e acessíveis, permitindo que mais pessoas invistam em ações, títulos, fundos imobiliários e outras opções de investimento.

* Serviços de câmbio mais eficientes: Fintech oferece soluções de câmbio mais eficientes do que as soluções bancárias tradicionais. Eles usam a tecnologia para oferecer taxas de câmbio mais competitivas e um processo de câmbio mais rápido e conveniente. Algumas fintechs oferecem cartões de débito e crédito que permitem aos usuários pagar em moedas estrangeiras sem taxas de conversão, tornando as viagens internacionais mais convenientes e econômicas. As Fintechs também fornecem soluções de remessa internacional mais convenientes e transparentes, permitindo que as pessoas enviem dinheiro para qualquer lugar do mundo sem visitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com