TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo de No Silver Bullet

Por:   •  25/8/2015  •  Dissertação  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 2

No Silver Bullet

O texto fala sobre o Fred Brooks - que é um engenheiro de software e cientista da computação americano conhecido por seu livro The Mythical Man-Month .  Ele escreveu, em comemoração ao aniversário deste mesmo livro em 1995, um artigo intitulado “No Silver Bullet” (Não Existe Bala de Prata) .O livro fala basicamente sobre causas de atrasos em projetos de software e o artigo tem até hoje servido como referência no estudo da Engenharia de Software.

Teve uma Conferência OOPSLA no ano de 2007 que vários programadores estavam lá para discutir que quem lida todos os dias com desenvolvimento de sistemas, sabe que não é fácil construir e manter um software de qualidade, dentro dos requisitos levantados, com baixo custo e dentro do prazo estabelecido. E ainda hoje boa parte dos projetos não atinge os objetivos esperados por falta de conhecimento sobre como superar essas barreiras.

Fred classifica as tarefas relacionadas ao desenvolvimento de software como acidentais e essenciais,as tarefas essenciais estão relacionadas ao processo mental de criação do software e aos problemas a serem resolvidos. As dificuldades que surgem  vem da nossa própria dificuldade em compreender problemas difíceis.

As tarefas "acidentais "estão relacionadas à implementação de linguagens de programação, hardware, ambiente de desenvolvimento e outros aspectos  que poderiam ser dominados mais facilmente.

Eles discutirão também as quatro barreiras da modelagem de software

Complexidade: Aumentar o  software não significa simplesmente aumentar o número de linhas de código. É preciso todo um estudo de maneira ordenada para reduzir problemas futuros.

Conformidade: Onde o  software deve se adaptar  ao modo de trabalho e não o modo de trabalho se adaptar ao software.

Flexibilidade: O software deve ser possível de se modelar e de fácil entendimento para mudanças futuras.

Intangibilidade: O  software não é palpável. Isto dificulta não só a modelagem mas também a comunicação entre os membros da equipe. Eles deveriam fazer igual a planta de prédios explicam como ele será antes mesmo de sair do papel.

Todos concordaram que grande parte das barreiras acidentais foram superadas nas últimas décadas mas a maior parte das falhas nos projetos está ligada às tarefas  essenciais. As pessoas que trabalho com isso não são bem vistas, devido a isso não muitas não conseguem  ter uma boa comunicação com os negociantes e acabam fazendo o projeto como eles acham que deveriam ser feitos, e na verdade quando postos em pratica não era aquilo que era esperado.

Em outras palavras, ainda não existe "bala de prata" para matar o "lobisomem",Desenvolver software sempre será difícil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com