TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE APOIO ADMINISTRATIVO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

Por:   •  14/2/2022  •  Artigo  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 9

   SISTEMA DE APOIO ADMINISTRATIVO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

                                                                                               Luingui Rodrigues de Oliveira*

                                                                                               Natan Nunes Oliveira**

RESUMO

Um dos maiores problemas encontrados por gestores de bibliotecas escolares é a falta de integração com as ações de ensino. Isso ocorre porque os bibliotecários precisam realizar tarefas, o que acaba aumentando a sobrecarga de trabalho diário e impossibilidade de cooperar com os educadores escolares. Para isto foi desenvolvido um software de gestão bibliotecário com cadastros de livros e alunos que auxilia nas tarefas burocráticas, O bibliotecário terá mais tempo dedicado à sua função docente. Com isso, a instituição de ensino passa a contar com uma biblioteca bem estruturada.

ABSTRACT

One of the biggest problems encountered by school library managers is the lack of integration with teaching actions. This is because librarians need to perform tasks, which ends up increasing the daily work overload and impossibility of cooperating with school educators. For this, a librarian management software was developed with registers of books and students that helps with bureaucratic tasks. The librarian will have more time dedicated to his teaching function. With this, the educational institution now has a well-structured library.

* Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas(ADS) da Faculdade Cidade de Coromandel.

999160092 Luingui004@gmail.com.

** Titulação. Filiação institucional (atuação profissional). Endereço postal, telefone e email.

1 INTRODUÇÃO

Sem surpresa, a leitura é um processo básico para qualquer pessoa. Por exemplo, é por meio disso que as pessoas podem aprimorar seu vocabulário, simplificar o raciocínio, a explicação e a comunicação, adquirir informações, adquirir novos conhecimentos e se atualizar, para a maioria das pessoas que consideram a leitura um hábito, a leitura também é uma prática relacionada ao lazer. Pode liberar imaginação e criatividade e proporcionar relaxamento.  (SOPHIA ,2018).

Considerando apenas esses benefícios, não é difícil tirar conclusões sobre a necessidade de estimular tais atividades, para que o hábito da leitura comece o mais cedo possível e dure por toda a vida. Esta é uma responsabilidade compartilhada – pelos  pais, escolas e educadores, bem como instituições públicas e a sociedade como um todo.

Oferecer boas bibliotecas - em todos os níveis, como escolas, cultura e até empresas - é uma das principais medidas dessa luta. Portanto, para obter sucesso nessa área é necessária uma boa gestão de biblioteca. 

O uso de software de gestão para bibliotecas escolares é de grande importância, isto porque existem muitas informações a serem armazenadas e manipuladas e a dificuldade de fazê-lo manualmente. Portanto, o uso de software de gestão pode levar a precisão e agilidade, e os resultados obtidos são de grande valor para qualquer  pessoa ou organização.

De acordo com Barbêdo e Turrioni (2003), a implementação de sistemas de gestão possibilita às instituições estarem bem estruturadas e se tornarem mais eficientes para melhoria da qualidade, atingindo, estendendo os benefícios à sociedade. Com um software, os empréstimos podem ser feitos não somente aos alunos da instituição, mas também para os membros da comunidade que desejam desfrutar da biblioteca

O Objetivo deste trabalho é Desenvolver um  programa de computador que auxilia no gerenciamento de bibliotecas escolares.

O sistema de gerenciamento da biblioteca é projetado para controlar e organizar toda a biblioteca

 Esta organização envolve a entrada e saída de livros, e controle para promover a gestão da biblioteca tornando-a mais ágil e eficiente, trazendo diversos benefícios para si e seus leitores.

A justificativa para a implantação de um sistema de gestão de biblioteca é que além de controlar os usuários e emitir relatórios para melhor gestão, é necessário controlar e administrar todo o acervo pertencente à instituição, reduzindo o tempo de execução dos serviços.

2 METODOLOGIA

        

Inicialmente, houve levantamento de requisitos do sistema, foi realizado um estudo e foram feitas anotações no decorrer de seus trabalhos diários. Isso, tendo base que a empresa não utiliza nenhum software que auxilia na gestão da biblioteca e pequenos problemas foram encontrados como por exemplo:

Desorganização da biblioteca , Falha nos processos de empréstimo, reserva e renovação.

Neste trabalho foi utilizado a metodologia Xp (Extreme programming) o método scrum, e o modelo iterativo e incremental.

De acordo com Isabella Tebet(2021) Na busca pela eficácia nos projetos e pela eficiência dentro das equipes, foi idealizado na década de 90, um método de desenvolver softwares, o Extreme Programming, mais conhecido como XP, em português Programação Extrema.

O XP é uma metodologia ágil para equipes que desenvolvem software baseado em requisitos vagos e que se modificam rapidamente ao invés de se entregar tudo o que o cliente possa querer em alguma data no futuro, esse método possibilita a entrega do projeto, no caso o software, no momento em que o cliente precisa, com sistemas que sejam de melhor qualidade Para determinado período de tempo, além da redução de custos e transtornos causados às pessoas envolvidas no projeto.

Segundo Robson Camargo (2018) O desenvolvimento Iterativo e Incremental é um modelo de processo de desenvolvimento de software.

No modelo de processo de software incremental tem-se a ideia de se desenvolver uma implementação inicial, apresentá-la ao usuário e evoluir o software ao longo do tempo de acordo com o feedback do usuário.

Cada incremento representa um subconjunto completo de funcionalidades. O incremento pode ser pequeno ou grande, e pode variar de uma simples tela de login a um conjunto altamente flexível de telas de gerenciamento de dados. (CAMARGO, 2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (329.2 Kb)   docx (250.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com