TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Basicas - Melhorias Para A Biblioteca Escolar

Artigos Científicos: Competencias Basicas - Melhorias Para A Biblioteca Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 5

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

FORMAÇÃO PELA ESCOLA

COMPETENCIAS BÁSICAS: ATIVIDADE FINAL

NIVIA MARIA DE BRITO DE OLIVEIRA

REGINA APARECIDA MUNHOZ

SIMONE CRISTINA AZENHA

MELHORIAS PARA A BIBLIOTECA ESCOLAR PARA CAPACIDADE DE ATENDER MELHOR OS ALUNOS.

ASTORGA

2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

FORMAÇÃO PELA ESCOLA

COMPETENCIAS BÁSICAS: ATIVIDADE FINAL

1. INTRODUÇÃO

As políticas são denominadas públicas, pois devem atingir toda a população. Elas definem o que fazer como fazer e quais recursos utilizar, tendo o governo a responsabilidade de garantir que essas políticas beneficiem efetivamente todas as camadas da sociedade.

Dessa forma, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem o papel de prover recursos e executar ações para o desenvolvimento da educação, visando garantir educação de qualidade com acesso garantido a todo cidadão.

Diante da problemática escolhida, o FNDE que foi criado pela lei nº 5.537, de 21 de abril de 1968, modificado pelo Decreto-lei n 872, de 15 de novembro de 1069. Sua missão é: “Prestar assistência técnica e financeira e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos”. A instituição tem como valores: compromisso com a educação, ética e sua transparência, inclusão social, responsabilidade ambiental, inovação e empreendedorismo.

O FNDE após firmar parceria com as secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios precisa de uma boa atuação dos agentes educacionais envolvidos na execução, no monitoramento, na prestação de contas e no controle social dos programas gerenciados pelo FNDE e para que sejam eficazes conta com o FPE- formação pela Escola.

Em nosso município contamos com os seguintes programas como:

• PDDE (SIGPC) – Programa Dinheiro Direto na Escola;

• PNATE (SIGPC) – Programa Nacional de apoio ao transporte escolar; principalmente o transporte em área rural, para que os alunos possam ter acesso e permanência na escola;

• PNAE (SIGPC) – programa Nacional de Alimentação Escolar que garante a alimentação escolar de todos os alunos da educação básica matriculados em escolas publicas, filantrópicas e comunitarias conveniadas:

• PLI (Programa do livro) / PNDL – Programa Nacional do livro Didático;

• PLI Programa do livro) / PNBE – Programa Nacional Biblioteca da Escola.

2. ANÁLISE DOS DADOS

MELHORIAS PARA A BIBLIOTECA ESCOLAR PARA CAPACIDADE DE ATENDER MELHOR OS ALUNOS.

Nos dias atuais, a educação deseja que o aluno desenvolva a capacidade e habito de leitura desde o processo de alfabetização. Acreditamos que aos poucos, gradativamente o aluno desenvolva a autonomia leitora e que é dessa maneira que efetiva-se o letramento necessário para o resto de sua existência.

Sendo assim, toda a instituição incluindo todos os funcionários sem exceção, devem apresentar e demonstrar o gosto pela leitura e será dessa maneira que a comunidade escolar, principalmente os pais dos alunos saberão que a escola que seus filhos frequentam apresenta um diferencial. “O hábito da leitura”.

Sabemos que as escolas municipais e CEMEIS não possuem uma biblioteca nos padrões adequados e principalmente ao que se diz respeito de mobília apropriada para o uso da biblioteca pelos alunos (mesas e cadeiras adequadas, de acordo também com a faixa etária de nossos leitores).

Surge aqui o nosso problema, pois mesmo tendo materiais e livros que incentivem e estimulem a leitura, necessitamos de acomodação para os educandos independentemente da faixa etária.

De acordo com nossas pesquisas e levantamento, encontramos em sites seguros, moveis de vários tipos de materiais, com conforto e principalmente pensando na segurança que atenderiam satisfatoriamente a necessidade dos educandos e sanando a nossa preocupação na questão dessa melhoria, fazendo a aquisição dos mesmos, não em grande escala, mas que pudesse atender de uma melhor maneira a todos que dela necessitam.

3. PROPOSTA DE SOLUÇÃO

Quando detectamos o problema de nossa escola (Escola Municipal Antenor Balarotti) e CEMEI João Paulo II, surgiu um possível caminho para solucionar o problema levantado.

E foi através do Curso de Competências Básicas, que vimos o verdadeiro papel do FNDE, que é fazer do cidadão expectador, um cidadão que também possa ser um fiscal, um agente fiscalizador, pois esse é o papel na sociedade. Foi também através do curso que pudemos achar um ponto de partida, que com certeza, poderá concretizar a nossa expectativa, a verba do PDDE (SIGPC) – Programa Dinheiro Direto na Escola: O recurso é depositado uma vez por ano diretamente na conta da escola, criada especialmente para isso e de acordo com o número de alunos.

Nossa escola, recebeu no ano de 2013 um valor de aproximadamente R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) e o CEMEI João Paulo II o valor aproximado de R$ 5.000,00 (Cinco mil reais). Todavia, sabemos que tanto em uma escola como num CEMEI há muitas necessidades, porém extrapola a verba enviada pelo PDDE, sendo inviáveis outros tipos de projetos.

Como já citamos anteriormente, com o levantamento e pesquisas em sites, vimos que é viável e pode ser real e legalizada a compra do que sugerimos, ou seja, mesas e cadeiras para a biblioteca,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com