TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biblioteca Escolar

Por:   •  14/5/2014  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 7

BIBLIOTECA ESCOLAR: uma biblioteca ativa, uma oportunidade em criar

1. INTRODUÇÃO

O projeto Biblioteca Ativa, pelo próprio nome, tem o propósito de ativar a biblioteca, bem como cativar sua clientela, de forma natural, através da dinamização de seu ambiente. O projeto Biblioteca Ativa compõe-se de vários sub-projetos de natureza diversificada, com propósito pedagógico de desenvolvimento de ações específicas, direcionadas a um público alvo, que cativado, atraído para este ambiente dinâmico, passa a ver e a interagir com um mundo de informação de forma crítica e ativa. A partir de ações aparentemente isoladas, com características próprias, mas sinérgicas para o desempenho da função de nossa biblioteca no contexto escolar, buscamos atingir este propósito.

2. HISTÓRICO

A biblioteca da Escola Classe 66 de Ceilândia localiza-se no Setor Habitacional Sol Nascente na Avenida Córrego das Corujas. Mas devido à falta de funcionários da escola a biblioteca permaneceu por muito tempo fechada. Sendo assim os alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental e a própria comunidade não tinham acesso ao acervo de livros da biblioteca.

Devido a essa situação e sabendo que a leitura é um fator principal para a melhoria da leitura e da escrita a direção da E.C. 66 decidiu montar uma parceria com a ADSSN (Associação Despertar Sabedoria no Sol Nascente) para que fosse possível manter as portas abertas da biblioteca para os alunos e comunidade do Sol Nascente.

Missão difícil pela complexidade de sua clientela e por ser um projeto que vai ser iniciado. Os trabalhos que serão desenvolvidos são avaliados positivamente pelo corpo docente da escola, no qual irão agendar momentos na Biblioteca, pelos alunos, que participarão ativamente em seus espaços, acolhendo principalmente alunos com dificuldades na leitura e na escrita. A biblioteca em sí, luta pela quebra de paradigmas e pelas conquistas políticas dentro do contexto de nossa realidade educacional, cultural e social.

3. PERFIS

3.1 Da clientela

Professores e estudantes de 1º à e 5º ano, e a comunidade. A faixa etária está entre 6 e 50 anos. A maioria é de classe baixa, com alto nível de vulnerabilidade o que indica, devido ao capital cultural próprio dessa classe, pequenas condições para um aprendizado de qualidade. E a família deve participar incisivamente no cotidiano escolar, para que a qualidade do ensino seja melhorado.

Temos ainda uma expressiva presença de outros alunos das escolas da comunidade.

3.2 Da Biblioteca

No momento a Biblioteca passa por uma fase de melhorias física, humana e tecnológica. Possui uma equipe formada por pedagogos, monitores e assistentes, muita desses, pedagogos, coesos e com apoio instrumental.

4. COMO OBJETIVAR UMA BIBLIOTECA PARTICIPATIVA E CATIVANTE

Quando assistimos a um campeonato de Fórmula 1 ou a uma copa do mundo, é fácil identificar quem ganha, quem é o vencedor, medalhas, troféus, pontos, são várias as formas para definir visualmente quem superou os obstáculos. Há um começo, meio e fim, há segundos lugares, vice-campeões. Mas, no dia a dia, não é bem assim. Os parâmetros se tornam escassos e não há um segundo lugar, nem sempre há, pelo menos, uma segunda chance.

Ocupar um espaço mal utilizado pelos professores, mal compreendido pelos alunos e, na maioria das vezes, sem verba para um mínimo de manutenção, é uma verdadeira maratona de conquistas. O único lugar no pódio que interessa, somente é alcançado com a satisfação de sua clientela.

O atendimento a esta clientela, mesmo que sem a satisfação imediata de suas necessidades informacionais, tem de ser feito de forma hábil, fazer o marketing do setor e proporcionar uma imagem positiva para biblioteca e a ideia para o aluno de que, ela lhe será sempre útil e ele sempre poderá retornar para esse centro de informação e prazeres literários.

Essa faixa de idade, de uma clientela pré-adolescente e adolescente e adulta, fase rica no processo cognitivo, enriquecido e alimentado pelo universo que a leitura pode proporcionar, exige um mundo de novidades e de mistérios a serem desvendados. Essa condição extrapola a vida fácil do mundo virtual e os controles de condomínios fechados, que privam o aluno desse contato com o reino criativo interno de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com