TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO BIOMÉTRICA

Por:   •  8/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  9.396 Palavras (38 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE PAULISTA

GUILHERME AUGUSTO LIMA DAS NEVES N440333

MATHEUS HENRIQUE OLIVEIRA FERREIRA N460571

SIAB – SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO BIOMÉTRICA

        

        

        

SÃO PAULO

2021


GUILHERME AUGUSTO LIMA DAS NEVES N440333

MATHEUS HENRIQUE OLIVEIRA FERREIRA N460571

 

SIAB – SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO BIOMÉTRICA

Trabalho da disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas para o sexto semestre do curso de Ciência da Computação sob orientação do Professor Rafael Espírito Santo, apresentado à Universidade Paulista – UNIP - campus Anchieta.

        SÃO PAULO        

2021


ÍNDICE

1        INTRODUÇÃO        5

2        FUNDAMENTOS DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS BIOMÉTRICAS        7

2.1 Conceito de Biometria        7

3        PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA APLICAÇÃO        11

3.1        Definição das aplicações e linguagens a serem utilizadas        11

3.1        Módulo 2 – Interface do Projeto        12

3.2        Testes de aplicação        13

3.3        Cronograma Básico de Projeto        13

4        PROJETO        15

4.1 Arquitetura básica do sistema        15

4.2 Especificação de linguagens e ferramentas e sua interação        16

4.3 Divisão das ferramentas nos módulos        17

5        RELATÓRIO COM AS LINHAS DE CÓDIGO DO PROGRAMA        18

REFERÊNCIAS        38

ANEXO A: FICHA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS        40

ANEXO B: FICHA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS        41


OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo, explanar e demonstrar a criação de uma ferramenta que proporcione boa performance, de comunicação e principalmente que proporcione a segurança dos dados através de controle de acesso biométrico às informações sensíveis da base de dados do ministério do meio ambiente. Através de um projeto básico de fundamentação teórica e de desenvolvimento de software com base na modularização das funções de software e seguindo as boas práticas de engenharia de software.

Conforme o trabalho é desenvolvido, o grupo busca o aprofundamento nos conhecimentos sobre conceitos biométricos e como eles podem ser utilizados juntamente com a segurança da informação para melhoria nos processos de comunicação e análise de dados governamentais sensíveis como o Ministério do meio Ambiente, contexto que será utilizado neste trabalho. Ao passo em que trabalhamos para aprimorar os conhecimentos adquiridos nos conteúdos interdisciplinares de processamento de imagemm e visão computacional, banco de dados, linguagens de programação orientada a objeto e outras, emuladores, entre diversos outros.

O objetivo central da aplicação é prover de forma mais simplificada e direta, em manter um rígido controle sobre os níveis de permissão de acesso aos dados de investigações de crimes ambientais envolvendo agrotóxicos. Seu foco é utilizar a aquisição de imagemns e seus arquivos resultantes presentes no banco de dados conectado à rede, para programação das respectivas e adequadas permissões.

  1.  INTRODUÇÃO

O intenso desenvolvimento e ampliação do agronegócio trouxe inúmeros benefícios, tanto no âmbito social como econômico, oferecendo, por exemplo, geração de empregos e renda, bem como auxílio na alimentação da população. Contudo, o crescimento da prática da agricultura não ocorreu integralmente com a organização e fiscalização adequadas, abrindo brechas para acontecimentos contra produtivos, inadequados e prejudiciais, permitindo, inclusive, danos à saúde pública.

Além dos humanos, existem muitos outros seres atraídos pelos alimentos cultivados na agricultura, como insetos, roedores, bactérias e fungos, porém a presença destes fatores nas plantações pode significar perda total ou parcial da qualidade do alimento além da transmissão de inúmeras doenças. A solução deste impasse se daria pelo combate aos seres não-humanos que infestam plantações, atacando-os com pesadas cargas de produtos químicos capazes exterminá-los e, consequentemente, atingem o alimento plantado.

O uso de agrotóxicos é um método muito prático de preservação das safras, sendo ao mesmo tempo nocivo à saúde do alimento, todos os seres envolvidos e o meio ambiente, e isto considerando apenas produtos legalmente aceitos. Justamente devido ao seu alto potencial de destruição de material biológico e poluição da natureza, os agrotóxicos possuem um rígido controle para sua utilização, ou pelo menos deveriam ter.

Diversos estudos apontam que só no Brasil, por exemplo, 14 tipos diferentes de agrotóxicos proibidos são utilizados. Outras pesquisam também evidenciam os efeitos diretos na população, como infecção do leite materno e muitas mães que consumiram alimentos cultivados com agrotóxicos proibidos e os próprios agricultores que desenvolveram doenças que afetam a sanidade mental. No meio ambiente, estes químicos possuem um devastador poder de poluição, em rios, lençóis freáticos, principalmente. As consequências de aceitar facilidade, praticidade e baixo custo de produtos ilegais são muito altas, especialmente no Brasil, que está envolvido em diversas polêmicas por aceitar tais produtos proibidos em tantos países de primeiro mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)   pdf (247.5 Kb)   docx (144.6 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com