TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Integrado de Matrículas para Cursos Livres

Por:   •  10/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.892 Palavras (16 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

Projeto Integrado Multidisciplinar VI

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

MEU NOME

Projeto SIMCL:

Sistema Integrado de Matrículas para Cursos Livres

Suzano

2019

MEU NOME

Projeto SIMCL:

Sistema Integrado de Matrículas para Cursos Livres

Projeto apresentado à Universidade Paulista como requisito avaliativo dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas Análise de Sistemas Orientada a Objetos, Banco de Dados e Gestão Estratégica de Recursos Humanos, durante o primeiro semestre de 2019 do curso de Análise e Desenvolvimento de sistemas.

PROFESSOR ANDRÉ LUIZ

Suzano

2019

RESUMO

Esse projeto tem como objetivo propor uma solução tecnológica para matrícula de alunos em cursos livres de uma determinada rede de ensino. Essas tecnologias podem ter um caráter mais complexo quanto a sua implementação, além de riscos de retrabalho e aumento de custos operacionais caso a modelagem em seu projeto não siga paradigmas conceituados de nosso atual mercado.

Nesse projeto utilizaremos a UML (Unified Modeling Language), que nada mais é uma linguagem de modelagem muito utilizada em projetos de software. Dentre as diversas ferramentas disponíveis nesta linguagem, iremos abordar especialmente para este projeto os diagramas de casos de uso e de classes, dentre outros recursos práticos e conceituais. Não obstante, iremos realizar uma interseção a modelagem de bancos de dados com o modelo de entidade-relacionamento (MER).

Palavras-Chave: UML; Tecnologia; Sistema de Matrículas; Software; Diagramas; Modelagem; Banco de Dados;

ABSTRACT

This project aims to propose a technological solution for the enrollment of students in free courses of a given educational network. These technologies can be more complex in their implementation, besides the risks of rework and increase of operational costs if the modeling in your project does not follow the paradigms of our current market.

In this project we will use the Unified Modeling Language (UML), which is nothing more than a modeling language widely used in software projects. Among the various tools available in this language, we will especially address the use case diagrams and the classes diagrams, among other practical and conceptual resources. Nevertheless, we will perform an intersection of modeling databases with the entity-relationship model (MER).

Keywords: UML; Technology; Enrollments System; Software; Diagrams; Modeling; Database;

        

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        10

1        Casos de Uso        11

1.1   Requisitos não-funcionais        13

1.2   Regras de negócio        13

1.3   Descrição dos Casos de Uso        14

1.4   Diagrama de classes        22

1.5   Modelo Entidade Relacionamento (MER)        23

CONCLUSÃO        24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        25

INTRODUÇÃO

        A proposta deste trabalho é apresentar uma possível solução para um sistema de matrículas de alunos, realizando o levantamento de requisitos e gerando um protótipo de um projeto de engenharia de software, utilizando-se apenas de recursos gráficos e de caráter processual. Para tal, utilizaremos a linguagem UML e alguns de seus recursos, além de alguns conceitos de modelagem básicos de bancos de dados, como o MER (modelo entidade-relacionamento)

        O cenário é uma instituição de ensino que irá promover cursos livres para seus alunos e que contratou uma empresa (no caso, nós) para projetar um sistema de matrículas que obedeça a alguns critérios específicos, abordados mais à frente. Essas regras serão nosso insumo para a produção de nossos diagramas e para a nossa modelagem final.

        

  1. Casos de Uso

Utilizando conceitos de UML, com base no cenário proposto, pudemos identificar inicialmente alguns papeis essenciais para o correto funcionamento de um sistema de matrículas.  Dentre esses papéis, destacam-se:

Atores

  • Aluno
  • Atendente
  • Financeiro

Casos de Uso

  • Cadastrar Aluno
  • Cadastrar Curso
  • Cadastrar Curso de Arte
  • Cadastrar Curso de Informática
  • Cadastrar Matrícula
  • Cancelar Matrícula
  • Consultar Aluno
  • Consultar Curso
  • Consultar Matrícula
  • Estornar Financeiro
  • Gerar Financeiro
  • Validar Cancelamento
  • Validar Matrícula

Na representação abaixo podemos ver com mais clareza seus respectivos relacionamentos:

[pic 1]

  1. Requisitos não-funcionais

Os requisitos não funcionais são aqueles que não estão diretamente associados ao processo do modelo, mas que afetam o sistema parcial ou integralmente. Abaixo seguem alguns exemplos para o corrente projeto:

Requisitos Não Funcionais

Identificação

Nome

Descrição

RNF_01

Disponibilidade do servidor

A disponibilidade do servidor de hospedagem e das interfaces que interligam o atual sistema aos demais é de suma importância. 

RNF_02

Disponibilidade da interface de integração

A disponibilidade da interface de integração garante que o sistema de matrículas seja responsivo aos dados pré-existentes de alunos e funcionários.

RNF_03

Usabilidade Compreensível

A fácil compreensão de usabilidade garante a maximização da utilidade do sistema diante do usuário. 

RNF_04

Desempenho de rede

 Garantir um desempenho mínimo de rede gera consequências significativas no desempenho da aplicação, no que diz respeito a manipulação de bancos de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (514.1 Kb)   docx (251.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com