TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Personalizado

Por:   •  2/6/2017  •  Resenha  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

1 Consultoria em informática – Focando no desenvolvimento de sistemas1

OLIVEIRA, Rafael Sampaio2

        A implantação de um sistema para uma organização é sempre muito complicado, independente da sua área os gestores nunca estão satisfeitos com seus sistemas. Porque existe uma dificuldade muito grande não na compra de um sistema, mais como aquele sistema vai adequar-se a sua maneira de trabalho, se vai atender as suas necessidades ou o sistema tem tantas opções que nem vão servir para nada, e assim complicando sua forma de trabalhar, que conseqüentemente quem vai sofrer é a sua organização com perca de tempo, insatisfação do seu cliente e outros objetivos não alcançados.

        Hoje em dia a maioria do trabalho de uma organização é realizado pelo sistema, então se não temos um sistema rápido, eficaz, simples e que nele contenha só o necessário para o nosso trabalho; estamos só perdendo de produzir mais.

        Então se existisse uma empresa que desenvolvesse sistemas a partir das nossas necessidades acabaria com toda essa insatisfação e melhoraria o funcionamento da organização.

        Este artigo tem por finalidade falar sobre a dificuldade de conseguir um serviço especializado para desenvolvimento do sistema certo para sua organização, e a conscientização da importância de uma personalização do sistema para melhoria das informações e processos da empresa.

2 Desenvolvimento de um sistema - Personalizado

        

        O que ocorre na insatisfação do cliente quando adquire um sistema é que as empresas especializadas no desenvolvimento fazem um sistema único para aquele determinado tipo de seguimento e coloca para vender, então existe determinadas empresas que a maneira de trabalho e a necessidade, são diferentes do modo com que o sistema trabalha. Outra coisa muito comum em algumas empresas de desenvolvimento de sistemas é o de dar ao sistema funcionalidade extra não levantada nos requisitos iniciais. Essa prática não é recomendada, pois, pode gerar confusões e problemas. Alguns analistas e programadores gostam de agir como “Mãe Diná” imaginando ou prevendo aquilo que o cliente desejaria no sistema. Termina o sistema cheio de opções e complicando ainda mais a sua funcionalidade.

        Para isso a necessidade de uma consultoria voltada só para o desenvolvimento de sistemas personalizados, que entenda todo o procedimento da organização e que desenvolva um sistema em cima das necessidades da empresa.

        Um sistema bem desenvolvido é um fator muito importante para o andamento dos processos da empresa, relatórios mais precisos, rápidos e de simples acesso, de acordo com MEIRELESS (2004, p. 419) “A informação pode ser considerada tanto fator de produção como recurso para o processo produtivo, do ponto de vista macro e microeconômico respectivamente. Correspondendo, a definição tradicional de TI seria: TI é o conjunto de recursos não-humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação de informação, e à maneira pela qual esses recursos são organizados em um sistema capaz de desempenhar um conjunto de tarefas”.

        Existe gestores que não dão muita importância com o tipo de sistema que vai ser implantado, e muitas vezes o fator decisivo na escolha é o preço, o que é um grave erro, um sistema personalizado que sempre é amarrado a uma consultoria, o preço é mais alto, mais em um sistema não se pode levar em conta o valor, mais sim os benefícios futuros e o melhor funcionamento da empresa, pois é nele que vai ser controlado todo o processo, a finalização da informação precisa, auxiliando na tomada de decisões e criando vantagens competitivas.

        

2.1 Projeto, Implementação, Manutenção e Revisão de sistemas

        Esse é um processo básico do início de uma consultoria até a finalização do procedimento para o desenvolvimento de um sistema personalizado: 1º Análise, 2º Desenvolvimento, 3º Testes de aceitação,  Implantação, Manutenção.  O propósito da manutenção é verificar e modificar o sistema de acordo com a conclusão dos processos anteriores. Estas fases são contínuas até porque o processo organizacional de uma empresa, nunca para precisando então a manutenção ser sempre realizada.

        Por isso é sempre bom quando for preciso adquirir um sistema, localizar uma empresa ou representante que esteja próximo a sua, ou de fácil acesso. Um diferencial na parte de manutenção do sistema seria a assistência remota, que dispensa a presença do programador, no caso de manutenções emergentes, facilitando tanto a vida da empresa contratada quanto a da contratante.  

        Quando o sistema está pronto a empresa sofre diversas modificações, uma delas quem sofre são os usuários que vão interagir com o sistema, com isso, poderia existir um diferencial no treinamento do pessoal que iriam interagir com o sistema, nesse ponto existiria funcionários da empresa contratada que passaria um determinado tempo observando e orientando todo o trabalho dos usuários; esse tempo é de acordo com a complexidade do sistema. O que é uma questão muito complicada quando a empresa está passando por esse processo de informatização, e que vejo indispensável essa assistência do desenvolvedor com o usuário final, até que eles se adaptem aos novos procedimentos e ao sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com