TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Tráfego

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 9

Dissertação

        O projeto trata-se sobre o auxilio para pilotos privados e pequenos controladores de tráfego aéreo no que se diz respeito ao balanceamento(peso) da aeronave e, quando solicitado, calculará a distância percorrida pela aeronave entre os aeroportos citados. Com isso, será possível calcular também o custo gasto em combustível pela aeronave, a qual deverá ter combustível suficiente para percorrer todo o trajeto.

        A ideia de desenvolver o projeto, baseia-se em que, para todo voo, é necessário realizar vários check lists, entre estes, o de peso e balanceamento da aeronave, em que será levado em conta o peso dos tripulantes na aeronave, peso do combustível em todos os tanques, peso nos bagageiros(quando existir) e o próprio peso da aeronave em questão. Para cada item, deverá ter um limite; este limite não pode exceder os mínimos para a decolagem, pois ao ultrapassar os mínimos, ocorrerá um erro no código.

        Cada avião tem um tipo de fixa específica para ser calculada e analisada para saber se a aeronave decola ou não. Vamos citar cada tipo de aeronave e suas características mediante a sua fixa de peso e balanceamento.

        Cessna 152

[pic 1]

        No tipo Cessna 152, existem 5 tipos para serem levados em conta:

  • O primeiro tipo é o próprio pesa da aeronave, a qual já existe um peso fixo para ela, no nosso caso, 534kgf;
  • O segundo tipo será o peso de combustível total na aeronave. Cada litro de combustível será multiplicado por 0,72, resultando assim no seu peso em kgf;
  • O terceiro tipo serão os assento(piloto e passageiro) o qual não há um limite definido, mas quando feito o peso total(soma de todos os 5 tipos), a aeronave não poderá exceder 757kgf;
  • O quarto e o quinto tipo se relacionam com o primeiro bagageiro e o segundo do avião, nesta ordem. No Cessna, existe 2 bagageiros, sendo o primeiro logo atrás do banco do piloto a passageiro, enquanto o segundo está logo atrás do primeiro bagageiro. O primeiro bagageiro suporta no máximo 54,4kgf, enquanto o segundo, suporta 18,1kgf. Exceder esses limites pode acarretar em danos estruturais a aeronave e fazer com que a mesma não decole, pois sua traseira estará muito pesada.

A soma destes resultará no peso de decolagem da aeronave, ao qual não poderá exceder 757kgf. Caso venha a exceder este valor, será considerado como aeronave muito pesada, em que a mesma não deverá decolar devido seu peso muito elevado.

Após analisar os 5 tipos a serem considerados pelo Cessna 152, vamos utilizar 5 novos tipos para calcular o que chamamos de momento. O momento da aeronave é utilizado para achar o ponto CG(centro de gravidade) dentro da aeronave. O ponto CG nunca poderá estar(considerando o Cessna 152) abaixo de 0,787 e nem superior a 0,926.

Para achar o CG, utilizaremos a partir dos 5 tipos já encontrados, para multiplicar por valores já pré-estabelecidos para chegar ao valor do momento:

  • Para o primeiro tipo, vamos utilizar do valor já determinado da própria aeronave. No caso, vamos multiplicar 535(peso da aeronave estabelecida) por 0,828, o que resultará em um momento de 442;
  • Para o segundo tipo, vamos utilizar dos tanques de combustíveis com o peso já atribuído. Para isso, vamos multiplicar o peso total do combustível com 1,07 e então chegaremos ao momento do combustível;
  • Para o terceiro tipo, vamos utilizar dos assentos já atribuídos e multiplicar por 0,99 para então chegar ao momento de ambos os assentos;
  • Para o quarto e quinto tipo, vamos utilizar do peso do bagageiro já atribuído e multiplica-lo. Para o primeiro bagageiro, vamos multiplicar por 1,63 e o segundo bagageiro vamos multiplicar por 2,13, resultando no momento do bagageiro. O Cessna 152 é uma aeronave de pequeno porte e não indicada para carregar objetos que tenham peso. Por isso, é comum que o peso apenas seja armazenado no primeiro bagageiro e nem ultrapasse os 15kgf, sendo muitas vezes o peso no bagageiro de 0kgf.

Após realizada a soma destes, chegaremos no valor de momento da aeronave. Este valor deve ser dividido pelo valor da somatória dos primeiros 5 tipos(lembrando que o valor destes 5 tipos não pode ultrapassar 757kgf). Após a divisão, um número será atribuído e agora utilizaremos dois valores encontrados: O valor da somatória dos primeiros 5 tipos e o valor do momento dividido por essa somatória. Nesta ordem, o primeiro valor tem que estar entre 534 e 757, enquanto o segundo valor tem que estar entre 0,787 e 0,926. Caso a aeronave esteja entre essas medidas, a aeronave estará liberada para voo.

Paulistinha

[pic 2]

        Para o Paulistinha, utilizamos o modelo Paulistinha HRE, ao qual existem 6 tipos para serem levados em conta:

  • O primeiro tipo é o próprio pesa da aeronave, a qual já existe um peso fixo para ela, no nosso caso, 430kgf;
  • O segundo e o terceiro tipo será o peso de combustível da aeronave. No Paulistinha são utilizados 2 tanques de combustíveis sendo o primeiro o tanque inferior e o segundo o tanque superior, nesta respectiva ordem. Cada litro de combustível será multiplicado por 0,72 em ambos os tanques, resultando assim no seu peso em kgf;
  • O quarto e o quinto tipo serão os assento(piloto e passageiro), sendo o assento dianteiro e traseiro, nesta ordem, o qual não há um limite definido, mas quando feito o peso total(soma de todos os 6 tipos), a aeronave não poderá exceder 660kgf;
  • O sexto tipo se relacionam com o bagageiro do avião. No Paulistinha, o bagageiro se encontra atrás do banco traseiro. Sendo o bagageiro suportando no máximo 30kgf. Exceder esses limites pode acarretar em danos estruturais a aeronave e fazer com que a mesma não decole, pois sua traseira estará muito pesada.

A soma destes resultará no peso de decolagem da aeronave, ao qual não poderá exceder 660kgf. Caso venha a exceder este valor, será considerado como aeronave muito pesada, em que a mesma não deverá decolar devido seu peso muito elevado.

Após analisar os 6 tipos a serem considerados pelo Paulistinha HRE, vamos utilizar 6 novos tipos para calcular o que chamamos de momento. O momento da aeronave é utilizado para achar o ponto CG(centro de gravidade) dentro da aeronave. O ponto CG nunca poderá estar(considerando o Paulistinha HRE) abaixo de 0,253 e nem superior a 0,523.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (255.3 Kb)   docx (174.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com