TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sistema de tratamento de esgoto

Por:   •  21/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Ciências Agrárias

Curso de Engenharia Ambiental

GET 046 – Sistemas de esgotamento sanitário e de tratamento de águas residuárias

Profª.  Ana Luiza Ferreira C. Maragno

[pic 2]

Relatório técnico do sistema de tratamento de esgoto (ETE) de Uberlândia – MG

[pic 3]

Alunos:  Gustavo Antunes

Hiuly Freitas

                                                                 

Uberlândia, MG

Abril/2015

  1. Introdução

Esgoto, efluente ou águas servidas são todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios e que necessitam de tratamento adequado para que sejam removidas as impurezas e assim possam ser devolvidos à natureza sem causar danos ambientais e à saúde humana.

Geralmente a própria natureza possui a capacidade de decompor a matéria orgânica presente nos rios, lagos e no mar. No entanto, no caso dos efluentes essa matéria é em grande quantidade exigindo um tratamento mais eficaz em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que, basicamente, reproduz a ação da natureza de maneira mais rápida.

É importante destacar que o tratamento dos efluentes pode variar muito dependendo do tipo de efluente tratado e da classificação do corpo de água que irá receber esse efluente, de acordo com a Resolução CONAMA 20/86.

Este relatório técnico tem como principal objetivo detalhar as principais fases da remoção desses resíduos a partir da visita feita na ETE do município de Uberlândia – MG, que foi realizada no dia 15 de abril de 2015. Inicialmente, foi ministrada uma palestra sobre as unidades e estações de tratamento e as medidas preventivas pra realização da visita de forma adequada e segura, pelo funcionário responsável pala operação do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (DMAE).

  1. Tratamento de esgoso no município de Uberlândia – MG

O sistema de tratamento do esgoto da cidade de Uberlândia é feito em três fases de tratamento (preliminar, secundário e final) para melhores resultados com intuito de redução na poluição.

Nesta primeira etapa, o esgoto que chega à estação passa por grades grossas, grades finas mecanizadas, desarenadores mecanizados e medidor de vazão, que ocasiona a remoção de sólidos grosseiros e areia que chegam a estação juntamente com o esgoto afluente. Atualmente são removidos, aproximadamente, duas toneladas de subprodutos deste setor por dia para a vazão média atual de 1000l/s.

A remoção inicial de materiais grosseiros é de fundamental importância para a proteção de equipamentos, bombas e tubulações hidráulicas, além de facilitar a remoção da carga orgânica ao longo das fases de tratamento.

Em seguida, o efluente doméstico segue por um medidor de vazão tipo Calha Parshall.

O decantador primário participa desta fase promove a redução da velocidade de escoamento do esgoto permitindo a sedimentação dos sólidos cuja densidade é maior do que os outros.

[pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

Figura 6. Vazão instantânea medida pelo Medidor de vazão Parshall.

[pic 14]

  1. Tratamento secundário

Na segunda fase do tratamento, os Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente (RAFA), agem reduzindo a carga orgânica contida nos esgotos, transformando-a em lodo digerido e biogás. Cada Reator possui volume de 5.400 metros cúbicos com eficiência de projeto de 70% de remoção de carga orgânica. Atualmente, oito reatores constituídos de aço com revestimento epóxi estão instalados na estação, com plano final para quatorze.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (887.4 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com