TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Serviços em Clouding

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Trabalho de Pesquisa

Trabalho da disciplina Serviços em Clouding

São Paulo – Ensino à distância

2019


Estudo de caso

Neste estudo, iremos abordar a solução atual de uma empresa que utiliza gestão on premise e uma nova solução de serviços utilizando Cloud Servers. Serão apresentadas as principais diferenças entre os modelos, suas vantagens e desvantagens entre a adoção de aplicativos on premises, alojados nos servidores físicos da empresa, e aquelas que usam cloud servers.

Principais diferenças

Servidores on premises, são computadores físicos que ficam alojados na própria empresa e exigem uma sala climatizada com controle de temperatura por ar-condicionado, que tem como objetivo evitar superaquecimento. Requerem a utilização de nobreak para evitar possíveis quedas no fornecimento de energia assim como picos repentinos de energia. Além disso, exigem uma rigorosa rotina de backup e armazenamento de backup para prevenir possíveis falhas ou danos no dispositivo. A utilização desse tipo de tecnologia requer uma avaliação criteriosa sobre o hardware a ser comprado, assim como periféricos para suportar o processamento e execução das aplicações nele contida.

Já no modelo de servidores em nuvem ou cloud servers, toda infraestrutura, manutenção e recursos periféricos, são contratados como um serviço e ficam de responsabilidade do provedor. Com isso o departamento de TI da empresa, pode concentrar suas atividades em outras demandas.

Aspectos estruturais

No cenário atual, a empresa utilizando o modelo on premises, que exigiu um grande aporte inicial na compra do hardware, no pagamento de licenças como a do sistema operacional e nos dispositivos periféricos. Além disso, existe um grande custo para manter o espaço físico, que ocupa uma sala inteira e necessita de climatização e monitoramento constante.

Já na solução de cloud server proposta, não há a necessidade de espaço físico para armazenamento do hardware, oferece a possibilidade de aumento de recursos de memória, processamento, disco e banda quando necessário, sem necessidade de manutenção física por parte da equipe de TI para isso.

Aspectos Operacionais

Atualmente, a empresa necessita de uma equipe capacitada para instalar, prestar a manutenção correta e para rotinas de backup e armazenamento. Ainda, existem as rotinas de suporte que envolvem horas de trabalho e atualização de softwares, antivírus e sistema operacional. Geralmente o suporte ao servidor acontece somente no horário comercial e caso necessário, profissionais devem ser alocados fora do horário para atividades extra expediente.

No modelo cloud server, as atualizações são constantes e disponibilizadas pela contratada, com a opção de ser realizada pela própria prestadora de serviço ou por gerenciamento da empresa contratante. Também existe uma garantia de alta estabilidade e disponibilidade, com recursos realocados de forma automática em casos de downtime. O suporte ao servidor é oferecido 365x24x7.

Aspectos Financeiros

Os servidores atuais da empresa, exigem atualizações e manutenções constantes, consomem horas de trabalho e energia, mesmo quando a demanda de aplicações em processamento é menor. O upgrade de hardware costuma ter um preço elevado e em alguns casos, é necessário adquirir um novo equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com