TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Cloud

Por:   •  12/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

O que é Cloud Computing e como funciona? - Definição e Visão Geral

A computação em nuvem, desde disquetes até CDs para unidades flash USB, a salvação e compartilhamento de arquivos passou por uma evolução significativa nas últimas décadas. Os dispositivos para compartilhar arquivos estão se tornando menores e possuem maiores capacidades, cada vez mais destinados a servir um estilo de vida on-the-go.

Hoje você não precisa mais salvar todos os seus documentos em um determinado dispositivo. Em vez disso, você pode acessar seus arquivos de qualquer terminal a qualquer momento, graças à "computação em nuvem".

O que é Cloud Computing?

A "nuvem" sempre foi uma metáfora para a Internet; na verdade, os símbolos da nuvem são freqüentemente usados ​​para retratar a internet em diagramas. Como um espaço virtual que conecta usuários de todo o mundo, a Internet é como uma nuvem, compartilhando informações através de redes de satélite.

Compartilhando e armazenando dados

A computação em nuvem, por sua vez, refere-se ao compartilhamento de recursos, software e informações através de uma rede, neste caso, a Internet. A informação é armazenada em servidores físicos mantidos e controlados por um provedor de computação em nuvem, como a Apple no que diz respeito ao iCloud. Como usuário, você acessa suas informações armazenadas na nuvem através da Internet.

Ao usar o armazenamento em nuvem, você não precisa armazenar as informações em seu próprio disco rígido. Em vez disso, você pode acessá-lo a partir de qualquer local e baixá-lo para qualquer dispositivo que você escolha, incluindo laptops, tablets ou smartphones. Além disso, você também pode editar arquivos, como documentos do Word ou apresentações em PowerPoint, simultaneamente com outros usuários, facilitando o trabalho do escritório.

Existem diferentes tipos de serviços de computação em nuvem disponíveis para atender às diferentes necessidades. Enquanto alguns atendem a usuários individuais que desejam armazenar fotos, documentos e vídeos, outros são destinados a empresas que precisam de extensas plataformas para desenvolver aplicativos de TI, por exemplo.

Dependendo de suas necessidades, os preços variam. Como usuário individual, você pode obter uma quantidade inicial de armazenamento de graça, como 5 GB com o iCloud. Se você precisar de armazenamento adicional, você terá que pagar uma taxa. As tarifas geralmente são definidas em taxas mensais ou anuais, dependendo dos serviços que você está usando.

Vantagens

  • Acesso mundial. A computação em nuvem aumenta a mobilidade, pois você pode acessar seus documentos a partir de qualquer dispositivo em qualquer parte do mundo. Para as empresas, isso significa que os funcionários podem trabalhar em casa ou em viagens de negócios, sem ter que carregar documentos. Isso aumenta a produtividade e permite uma troca de informações mais rápida. Os funcionários também podem trabalhar no mesmo documento sem ter que estar no mesmo lugar.

  • Mais armazenamento. No passado, a memória estava limitada pelo dispositivo específico em questão. Se você esgotou a memória, você precisaria de uma unidade USB para fazer backup de seu dispositivo atual. A computação em nuvem fornece armazenamento aumentado, então você não terá que se preocupar em ficar sem espaço no seu disco rígido.
  • Configuração fácil. Você pode configurar um serviço de computação em nuvem em questão de minutos. Ajustar suas configurações individuais, como escolher uma senha ou selecionar quais dispositivos você deseja se conectar à rede, é igualmente simples. Depois disso, você pode começar imediatamente a usar os recursos, o software ou as informações em questão.
  • Atualizações automáticas. O provedor de computação em nuvem é responsável por garantir que as atualizações estejam disponíveis - basta fazer o download deles. Isso economiza tempo e, além disso, você não precisa ser um especialista para atualizar seu dispositivo; o provedor de computação em nuvem irá notificá-lo automaticamente e fornecer instruções.
  • Custo reduzido. A computação em nuvem geralmente é barata. O software já está instalado on-line, então você não precisará instalá-lo sozinho. Existem inúmeras aplicações de computação em nuvem disponíveis gratuitamente, como o Dropbox, e o aumento do tamanho e memória do armazenamento é acessível. Se você precisa pagar por um serviço de computação em nuvem, é pago gradualmente de forma mensal ou anual. Ao escolher um plano que não possui contrato, você pode encerrar o uso dos serviços a qualquer momento; portanto, você só paga pelos serviços quando precisa deles.

Desvantagens

  • Segurança. Ao usar um serviço de computação em nuvem, você está essencialmente entregando seus dados a terceiros. O fato de que a entidade, assim como usuários de todo o mundo, estão acessando o mesmo servidor pode causar um problema de segurança. As empresas que lidam com informações confidenciais podem estar particularmente preocupadas com o uso da computação em nuvem, pois os dados podem ser prejudicados por vírus e outros malwares. Dito isto, alguns servidores como o Google Cloud Connect vêm com filtragem de spam personalizável, criptografia de e-mail e aplicação de SSL para acesso seguro HTTPS, entre outras medidas de segurança.
  • Privacidade. A computação em nuvem vem com o risco de que usuários não autorizados possam acessar suas informações. Para proteger contra isso, os serviços de computação em nuvem oferecem proteção por senha e operam em servidores seguros com tecnologia de criptografia de dados.

  • Perda de controle. As entidades de computação em nuvem controlam os usuários. Isso inclui não só o quanto você tem que pagar para usar o serviço, mas também quais informações você pode armazenar, onde você pode acessá-lo e muitos outros fatores. Você depende do provedor para atualizações e backups. Se, por algum motivo, o servidor deixar de operar, corre o risco de perder toda a sua informação.
  • Internet Reliance. Embora o acesso à Internet seja cada vez mais difundido, não está disponível em todos os lugares ainda. Se a área em que você estiver não tenha acesso à Internet, você não poderá abrir nenhum dos documentos que você armazenou na nuvem.

Serviços populares de computação em nuvem

iCloud. O iCloud da Apple permite que você armazene música, documentos, fotos e outros arquivos via Wi-Fi. Você pode então acessá-los de todos os seus dispositivos. Quando você se inscreve no iCloud, você recebe automaticamente 5 GB de armazenamento gratuito. Se você precisar de armazenamento adicional, as taxas são as seguintes: US $ 20 por ano para 10GB, $ 40 por ano por 20GB e US $ 100 por ano por 50GB. Todos os outros aplicativos da Apple (calendário, correio e mais) estão integrados para funcionar perfeitamente com o iCloud.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com