TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Serviços em Clouding

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

SERVIÇOS EM CLOUDING

A empresa SICOBE, desenvolveu um sistema de controle de produção e forneceu para um órgão do governo. Com isso, a empresa tive que abrir filiais em todas as regiões do país e terá que fornecer treinamento e suporte para seus funcionários. O sistema inclui um banco de dados central para consolidação dos dados gerados e uma área de armazenamento de documentos e normas internas.

Para esta simulação o modelo de serviço recomendado e IaaS (Infraestructure as a Service), neste modelo o provedor do serviço irá fornecer os serviços relacionados a parte física, como servidores e rede. neste modelo de serviço o SICOBE ficaria responsável pela segurança da informação backup pelo armazenamento dos dados e pelo ambiente de desenvolvimento.

Outro aspecto importante deste modelo é a habilidade, onde empresa pode redimensionar rapidamente sua capacidade de processamento e armazenamento.

O modelo de implantação da nuvem para este projeto foi o de nuvem privada, devido às suas características de segurança e privacidade. Onde o acesso às informações pode ser controlado e não só isso, como também a quais informações cada perfil de usuário terá acesso.

O modelo de serviço e de implantação foram escolhidos devido à sensibilidade das informações que serão armazenadas no servidor. O modelo de serviço da liberdade para a empresa desenvolver sua própria aplicação.

Os dados referentes ao sistema de controle de produção deverão ser espelhados, O que irá compreender duas cópias do banco de dados em dois servidores diferentes onde somente uma das cópias estará disponível para consulta.

a outra cópia receberá as atualizações de dados realizados pelo sistema tudo esse processo envolve a aplicação de log de transações de cada inserção, atualização ou exclusão efetuada no banco de dados.

Com isso, caso a cópia que está disponível para consulta pelos clientes apresente alguma falha de comunicação, a outra cópia assumir imediatamente o seu lugar, sem usuário perca o acesso aos dados.

Também será necessário fazer o backup dos dados deste banco de dados, com a finalidade de fazer uma cópia de segurança. Deverá ser implementado planos para restauração dos arquivos de backup, em caso de falha. testes de restauração deverão ser feitos regularmente para que o sistema de backup e restauração possa garantir a integridade dos arquivos guardados e que os procedimentos e restauração dos dados estejam atualizados para um possível caso de falha.

Outra medida de segurança, é o acesso dos dados somente via VPN. Pois o acesso poderá se dar de qualquer lugar, com acesso à internet ponto com isso é possível aumentar a segurança de acesso aos dados e de uma possível infecção dos servidores com algum vírus ou malware.

Os dados gerados para as demandas internas, como normas de manutenção apostilas e outros documentos de treinamento, normas de utilização dos equipamentos e etc., não necessitaram de espelhamento já que a perda de acesso por alguns não influenciará no trabalho diário dos colaboradores.

Neste banco de dados será necessário fazer o backup dos documentos para que os mesmos não se percam. Para acessar essa área da rede não será necessário o uso de VPN bastando o login e senha da nuvem privada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (29.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com