TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Arquitetura

Por:   •  20/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DE APOIO A DECISÃO – SAD

1) Descrição da situação problema da empresa, onde fique claro a necessidade do SAD. Deve ser uma situação, onde apenas o SAD resolva o problema. Não pode ser uma situação genérica e nem de cunho operacional ou que um Sistema de Informações gerenciais resolva.

PROBLEMA

A empresa XJD recebeu uma notificação da Receita Federal informando que ela está ameaçada de denúncia por fraude em Notas Fiscais emitidas aos clientes nos últimos 10 anos.  Isto, por que nas NF’s estão sendo declarados valores superfaturados de produtos que são fornecidos a clientes por meio de contratos.  A empresa XJD foi convidada a uma audiência na receita para apresentar sua defesa e tem como prazo 10 dias para se preparar, iniciando um dia após o recebimento da notificação.

2) Descrever como o SAD resolve o problema descrito, pontualmente. E por que apenas o SAD resolve tal problema.

SOLUÇÃO

Quando pensamos no uso de um SAD para uma solução do problema proposto, precisamos entender que o SAD nos permite fazer uso de várias técnicas para obter o resultado esperado.   Não há fórmula pronta, para cada caso/projeto há uma solução distinta.

No caso proposto, precisaremos recorrer ao SAD mediante "Inteligência de Negócio" ( BI ) munidos de Métricas corretas para obtenção das respostas necessárias que ajudarão a responder o caso de fraude. Para resolver o problema em questão, a empresa XJD terá que recorrer ao SAD para analisar os últimos 10 anos de existência.

Durante esse tempo a empresa teve um faturamento que ultrapassou os 90 Milhões de reais em milhares de notas fiscais emitidas.

Nesta análise deverá ser levantado:

• Todas as Notas Fiscais Emitidas e Recebidas;

• Todas as transações feitas envolvendo as NF's;

• Todos os usuários envolvidos com essas NF's ( inclusive seus setores para chegar nos líderes / gestores de área);

• Comparativo dos valores de compra (do fornecedor) e de Revenda (Repasse ao cliente);

• Comparativo com os valores Recebidos (fluxo de caixa) durante o tempo exposto e os emitidos nas NF's.

Com o SAD sendo utilizado corretamente, podemos combinar dados (através de processos ETL) e gerar informações que podem responder às acusações feitas pela receita.

Isto dá uma ideia clara de que apenas o SAD poderá ajudar à empresa XJD sair desta situação, por que, se fosse ter que recorrer a um ERP analisando dado a dado com certeza a XJD não conseguiria obter os resultados esperados por seus gestores e nem teria tempo para isso já que a RECEITA FEDERAL deu um prazo de apenas 10 dias para defesa.

Com métricas bem traçadas somado a:

• Profissionais que conheçam muito bem do negócio e também sejam bons técnicos ( inclusive que saibam trabalhar sob pressão);

• DWs bem desenvolvidos, com dados já tratados para serem consumidos o SAD poderá entregar todas as informações necessárias a empresa XJD.

3) Prosseguir descrevendo as vantagens de desvantagens da solução SAD aplicada ao problema.

VANTAGENS

1 - Rapidez na análise.  Com o SAD nós conseguimos analisar em um tempo muito menor uma grande massa de dados que uma pessoa comum jamais conseguiria analisar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com