TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso das Redes Wireless: Análise Teórica

Por:   •  27/10/2015  •  Artigo  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 10

O uso das redes Wireless: Análise Teórica

Alisson Moreira dos Santos

alissonwilh@live.com

Bruno Motta Oliveira Maia

brunocar21@outlook.com

Flávia Karoliny Raiol de Oliveira

flaviakaroliny01@gmail.com

Yuri Ferreira Correa

yuricorrea@msn.com

Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um relatório expondo conhecimentos adquiridos sobre tecnologias de Comunicação de dados sem fio, apresentando informações sobre as redes locais sem fio, em particular as redes locais que atendem o padrão IEEE 802.11. Desde a conceituação Redes sem Fio (wireless), que são constituídas de equipamentos que são interligados por meio de dispositivos sem a necessidade de utilização de cabos; à abordagem do padrão e tipos de redes 802.11, que podem ser classificas de acordo com a distância de alcance do seu sinal em: WPAN, WLAN, WMAN, WWMAN; até a topologia das redes, compostas basicamente por: BSS (Basic Service Set), STA (Wireless LAN Stations), AP (Access point) DS (Distribution System), Ad-hoc mode – Independent Basic Service Set (IBSS), Infrastructured mode – Infrastructured Basic Service Set (BSS); finalizando com um breve discurso sobre as considerações finais do trabalho, onde são discutidos sobre a importância, vantagens e desvantagens deste tipo de comunicação e transmissão de dados.

Palavra-chave: Comunicação, Wireless

  1. Introdução

Os avanços nas áreas de comunicação possibilitaram o surgimento de várias tecnologias, que desde então procuram atender a real necessidade de seus usuários, buscando sempre a melhor qualidade possível. Nos últimos anos a comunicação sem fio ganhou um grande espaço nas tecnologias de transmissão de dados.

O crescimento das redes sem fio em conjunto com a informática tem como objetivo atender necessidades, tais como: serviços celulares, redes sem fio, transmissões de dados via satélite, etc. Por meio de ferramentas que facilitem a troca de informações para que ocorra de forma rápida e prática.

Wireless são redes que não utilizam fios para transmissão de dados e sim somente o ar, realizando isto através de raios infravermelho, rádio, micro-ondas ou laser.

Essa inovação foi possível através de investimento de empresas e instituições no aspecto de aplicar a transmissão sem fio em redes de computadores.

 O fator principal era a baixa taxa de transferência de dados que a tecnologia oferecia inicialmente, que era em torno de Kbps. A partir da elevação dessa taxa de transferência de dados que atingiu Mbps, a rede sem fio passou a ser vista como uma tecnologia viável recebendo mais investimentos para a construção de equipamentos que viabilizassem a comunicação sem fio entre computadores.

O foco das redes de computadores sem fio (Wireless), atualmente, está inserido no contexto das redes locais de computadores (Wireless Local Area Network – WLAN), não só em soluções proprietárias como no padrão do IEEE. Inicialmente foram postos em prática alguns padrões proprietários, por meio de empresas como CISCO, IBM, Telecom e 3COM. Hoje em dia essas e outras empresas baseiam seus produtos a partir do padrão IEEE, levando em consideração as inúmeras e plausíveis vantagens que o padrão aberto proporciona; Baixo custo, demanda intensa de mercado, interoperabilidade, entre outras.

Mesmo com a intensa elevação da taxa de transferência de dados que passou de algumas poucas dezenas de kilobite por segundo para 2Mbps, as WLANs  não atendiam efetivamente a necessidade de banda das empresas. Diante disso, o IEEE investiu no melhoramento do padrão 802.11, que foi denominado de 802.11b, possuindo a mesma arquitetura e tecnologia, porém com taxa de transferência de dados maiores, entre 5 e 1 Mbps, incitando as áreas científicas e industriais a padronizarem e produzirem produtos para essas redes.

Nota-se que a adoção da tecnologia sem fio vem crescendo intensamente, e que muitas soluções WLAN já estão ou foram inseridas em empresas e outras instituições do mundo inteiro. Isso sugere que a rede de computador sem fio é uma realidade essencial, visto que desta forma os pontos que necessitam de mobilidade são conectados à rede através do Wireless e as estações fixas são ligadas â rede via cabo.

No decorrer do texto, serão apresentadas informações que abordam as redes locais sem fio que atendem o padrão IEEE 802.11, expondo basicamente sua arquitetura e o funcionamento do protocolo de acesso ao meio usado nessas redes sem fio. 

  1. Referencial Teórico

2.1 Redes sem Fio (wireless)

A rede local sem fio padronizada pela norma IEEE 802.11, conhecida como Wireless LAN (WLAN), mais popularmente pelo nome de Wi-Fi, abreviação de “wireless fidelity” (fidelidade sem fios), com sua marca registrada pela à Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA) (TELECO, 2008).

As redes sem fio ou wireless, são constituídas de equipamentos que são interligados por meio de dispositivos sem a necessidade de utilização de cabos; utilizando frequência de rádio, infravermelho ou outro meio onde o tráfego de informações pode acontecer. Sendo cada vez mais empregadas em razão de sua excelente mobilidade, pois em determinados ambientes a melhor opção a ser escolhido devido há limitações físicas existentes é a rede sem fio.

Os dois grandes pilares da tecnologia de redes sem fio são representados pela praticidade. Pois há menores custos de operação e implantação, proporcionando maior facilidade em sua operação e menos tempo em sua implantação.

 Redes sem fio são consideradas extensões de redes cabeadas, e é preciso que isso ocorra de maneira eficaz através da padronização. Por isso há uma perfeita integração com redes cabeadas convencionais ao possibilitar conectividade entre as redes sem alterar a infraestrutura já implementada. (OLIVEIRA, 2012).

2.2. O padrão 802.11

O padrão IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers) 802.11 faz parte da família IEEE 802, que é formada por padrões aplicados à construção de redes locais (LANs) e redes metropolitanas (MANs). Por exemplo, os padrões IEEE 802.3 (Ethernet) e IEEE 802.5 (Token Ring) assim como uma série de padrões mais recentes como o IEEE 802.15.1 (Bluetooth) ou IEEE 802.16 (WiMax) (WALKE et al., 2006; STALLINGS, 2002].

Em 1997, o IEEE adotou o primeiro padrão de transmissão de dados digitais sem fio, conhecida como IEEE 802.11 e com taxa de dados de 2 Mbps típicos (IEEE 802 LAN/MAN Standards Committee, 1999). O alvo da norma IEEE 802.11 era principalmente a de promover a compatibilidade entre os produtos W-LANS oferecidos pelo mercado (802.3 (Ethernet) (Metcalfe e Boggs, 1976) cuja iniciativa, alcançou à aprovação da norma IEEE 802.11 em junho de 1997 (IEEE802 LAN / MAN Standards Committee, 1999). Desde então, os dois padrões IEEE foram aprovados para estender a taxa de dados das W-LANs, melhorando as especificações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com