TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança em redes wireless

Por:   •  17/6/2015  •  Monografia  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 8

MBA em Gestão de Projetos

Anhanguera / CEAD

Modulo C.

Haroldo Simões

Cristiano Rafael Beirigo Grilo

RA: 2298536005

DESAFIO PROFISSIONAL MODULO C.


Introdução

        Este desafio profissional do modulo C, do curso de MBA em Gestão de Projetos, na Faculdade Anhanguera, no ano de 2015. Ele trata de varias promessas de campanha do vereador eleito João da Silva, refere se a substituição do modelo de iluminação dos postes nas vias publicas de um bairro. Atualmente a iluminação é feita por lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mercúrio, que consomem muita energia, geram calor e afeta o fator de potencia da concessionaria de energia, por lâmpadas de led´s que consomem até cinco vezes menos energia.

        Atualmente essa implementação tem um custo muito alto, devido ao alto preço das lâmpadas de led, o que a um curto prazo se torna inviável esse investimento, mas considerando o cenário atual do setor elétrico, a necessidade de reduzir gastos com eletricidades, o Vereador João da Silva, prometeu substituir a iluminação publica do seu bairro, para diminuir o consumo de eletricidade da cidade, posteriormente ampliar esse projeto para outros bairros.

        Devido ao alto custo das lâmpadas de led, vamos estudar para viabilizar a aprovação do projeto, comparando o preço das lâmpadas, mão de obra para manutenção, vida útil da lâmpada, e os gastos de energia anual entre as lâmpadas.

“Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um término definidos. O Término é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos ou quando o projeto é encerrado por que os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade do projeto deixar de existir.”, um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). São Paulo, Editora Saraiva, 2013.

  1. Metodologia utilizada

Esse projeto iniciou-se com a necessidade da redução de energia elétrica em nosso país, e a sua melhor utilização, tendo como base a promessa de um vereador, e vários estudos realizados por min sobre a viabilidade do uso de lâmpadas de led ao invés das convencionais fluorescentes, de vapor de mercúrio e de sódio.

Para concluir o projeto com sucesso, tenho como referência as disciplinas de Ferramenta de Software para Gestão de Projetos, Gestão de Custos, Gestão de Aquisições e Contratações, o Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). São Paulo, Editora Saraiva, 2013 e artigos publicados na internet.

Para o desenvolvimento do trabalho, foi utilizado um computador com o sistema operacional Windows 7, com os softwares MS Project 2010, Microsoft Word 2012 e o navegador de internet Google Chrome. Também foi utilizado um computador com o sistema operacional Linux Mint 16 Petra, utilizado os softwares LibreOffice e o navegador de internet Google Chrome.

  1. Plano do projeto

O plano do projeto é a documentação completa de um planejamento do projeto, seus acompanhamentos, avaliações, ele é criado em cima do escopo do projeto, e serve com referencia para a execução do projeto. O modelo de planejamento de projetos orientado pelo escopo é composto por:

Plano de Projeto = Escopo + Plano de Ação + Plano de Controle e Avaliação.

  1. Planejamento do escopo do projeto

Numa visão geral do planejamento do escopo de um projeto, temos que seguir uma sequência, de acordo com o Guia PMBOK, seria primeiramente Planejar o Gerenciamento do Escopo, Coletar os Requisitos, Definir o Escopo, Criar a Estrutura analítica do Projeto (EAP), Validar o Escopo, e por ultimo controlar o escopo.

  1. Escopo

Escopo é o objetivo que se pretende atingir, quando definimos o escopo de um projeto, estamos definindo o nosso resultado do nosso projeto, não como agente deve fazer, mas para se atingir o resultado é necessário agregar outros processos, que esta no Plano de Projeto.

  1. Ferramentas e Software para Gerenciamento de Projetos.

Atualmente, temos várias ferramentas que podem nos auxiliar no gerenciamento de projetos, considero dois como os principais, o MS PROJECT, da Microsoft que tem sua licença paga, e o OpenProj que é OpenSource que pode ser baixado e instalado gratuitamente sem licença.

Com essas ferramentas de software, fica mais fácil acompanhar o projeto, verificar o andamento das etapas, das tarefas, gerenciar recursos, emitir relatórios sobre os custos, recursos necessários, cronograma, mas nesse inicio iremos abortar apenas as funcionalidades mais utilizadas, como definir as tarefas de um projeto, suas dependências, os recursos utilizados, data de inicio, data estipulada para o fim das tarefas e do projeto, custo parcial e total dos recursos.

  1. MS PROJECT

No software MS Project 2010, iremos definir primeiramente o nosso modelo de calendário, qual será a carga horaria semanal de trabalhos, se vai de segunda a sexta, qual o horário de trabalho, depois vamos abrir uma nova tarefa, com data de inicio, descrição da tarefa, e suas sub-tarefas se for o caso. Definido as tarefas temos         que acrescentar os recursos, que podem ser serviços, pessoas, materiais, cursos, e vamos definir de acordo com o planejado o tempo de cada tarefa. Iremos personalizar o modo gráfico de Gantt, e as dependências das tarefas, se uma tarefa se inicia após a outra, ou juntas.

[pic 2]

Figura 1-Grafico de Gantt

        A figura acima mostra o gráfico de Gantt do nosso projeto, ele está dividido em 4 tarefas, levantamento de materiais, compras, montagem e finalização do projeto, a primeira linha preta na horizontal indica o tempo total do projeto, as outras indica a duração de cada tarefa. Os nomes indicam os recursos designados, e a precessões de cada tarefa, por exemplo, a montagem só pode ser iniciada após passar pela segurança do trabalho.

  1. Gestão de Custos

O Gerenciamento de custos de  um projeto  possui três processos, Estimativas de Custos, Orçamentação e Controle de Custos. Esses processos se interagem, primeiramente devemos fazer a Estimativa de Custo     do nosso Projeto, verificar a viabilidade, definir a EAP. A EAP é a expressão da língua portuguesa para WBS (work breakdown structure). De acordo com o PMI (PMI,2008:116), ela representa uma “decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executada pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas, sendo que cada nível descendente da EAP representa uma definição gradualmente mais detalhada da definição do trabalho do projeto”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (349 Kb)   docx (108.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com