TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso do software WinPlot

Trabalho acadêmico: O uso do software WinPlot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.672 Palavras (11 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Verifica-se que esta invasão da tecnologia eletrônica e da informação, aliada a necessidade de se respeitar às diferenças requer da educação uma nova visão; o professor deve estar conectado, no seu cotidiano, com todos os recursos oferecidos pelo sistema de computação e com a certeza de que somos sujeitos sociais, históricos, culturais e por isso somos diferentes e dignos de respeito; assim poderemos resgatar nos educandos o prazer em aprender e conseqüentemente nosso próprio prazer em intermediar essa aprendizagem.

Tendo por objetivo geral: Apresentar a importância de novas tecnologias no ensino aprendizagem da Matemática. E Específicos: Descrever alguns recursos dos softwares na matemática; Refletir sobre o ensino aprendizagem de funções com o Winplot; Apresentar o funcionamento do software Winplot.

Com a utilização do Winplot, além da construção de gráficos de funções de 1º e 2º graus, serão explorados os coeficientes angular e linear de ambas as funções, além de trabalhadas as raízes ou zeros das funções e a sua marcação nos gráficos construídos bem como a visualização do domínio de uma função em um gráfico e como restringi-lo utilizando o software em questão. Além dos conteúdos acima citados, ver-se-iam como tornar a função periódica utilizando o gráfico construído bem como a construção de gráficos animados.

Somente o professor de Matemática é quem poderá tornar o computador um novo ambiente, facilitador da aprendizagem, permitindo ao aluno compreender que no contexto digital mudam as formas de pensar e aprender. Porém, para isso é preciso que haja escolha de software adequado e que o professor tenha um profundo conhecimento do conteúdo que trabalhará e do software escolhido para adoção. O professor deve interagir com o aluno, questionando seus resultados, ajudando-o a interpretar seu raciocínio lógico e com os erros cometidos aproveitar para explorar ainda mais os conceitos fazendo com que o aluno adquira novos conhecimentos.

Este trabalho foi executado mediante uma pesquisa bibliográfico, pois o levantamento bibliográfico apresenta um vasto acervo sobre a temática delineada e mostra-se ser necessário ter conhecimento para se realizar um projeto de pesquisa, pois ela nos orienta e aperfeiçoa nos processos de investigação cientifica para uma para uma pomada de decisão pautada no grau de confiabilidade das informações fornecidas.

Para Lakatos (2001), a pesquisa bibliográfica, abrange toda a bibliografia já tornada pública em relação ao tema estudado, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografia, teses, material cartográfico, etc. Abrange, ainda, os meios de comunicações orais (rádio, gravações em fitas magnéticas) e audiovisuais (filmes e televisão).

Para o desenvolvimento da prática pedagógica, busca-se elaborar seqüencias que explorem a atividade cognitiva da conversão, já que essa atividade é importante para a aprendizagem da matemática e deve ser potencializada pelo professor. Cabe destacar que o uso do software Winplot agilizou as conversões no registro algébrico para o gráfico e vice-versa, bem como proporciona aos alunos darem significado as variáveis visuais pertinentes do registro gráfico, ou seja, pontos de intersecção com os eixos, inclinação, concavidade, pontos de máximos e mínimos.

AS NOVAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

De acordo com Niskier (1999), como a utilização da tecnologia na educação não nos deve encantar a ponto de torná-la um elemento não construtivo e antidemocrático, pelo contrário, deve ser um elemento de crescimento individual e coletivo para uma sociedade mais justa e igualitária, propiciando ao aluno atuar, refletir e responder ao aprendizado de forma consciente e colaborativa, não mais sendo um sujeito passivo e mero receptor de informação, mas participando de forma ativa de seu aprendizado.

Segundo Lévy (1993.p.10):

Uma coisa é certa: vivemos hoje em uma destas épocas limítrofes na qual toda a antiga ordem das representações e dos saberes oscila para dar lugar a imaginários, modos de conhecimento e estilos de regulação sociais ainda pouco estabilizados. (...) “uma nova relação com o cosmos, um novo estilo de humanidade é inventado”.

Segundo Castells (2000), toda essa transformação é conseqüência do impacto das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) na formação da economia global e no processo de mudança cultural. O autor enfatiza que essas tecnologias estão gerando mais uma revolução, assim como as fontes de energia foram geradoras da revolução industrial.

Ainda de acordo com Castells(2000, p.50):

A tecnologia da informação é para esta revolução o que as novas fontes de energia foram para as Revoluções Industriais sucessivas, do motor a vapor à eletricidade (...) visto que a geração e distribuição de energia foram o elemento principal na base da sociedade industrial.

Segundo Almeida (1998, p.78)

A palavra tecnologia significa basicamente a forma ou método para fazer algo. Tecnologia é uma palavra que evoluiu da junção de duas outras palavras gregas, 'techne', que significava arte ou habilidade e 'logos' que significava discurso ou também pensamento. Esta última palavra grega também significava conhecimento. Então podemos dizer que tecnologia poderia originalmente significar 'conhecimento da arte'. Por outras palavras, saber a arte de fazer algo ou saber como fazer. Vendo bem o significado original, poderemos deduzir que o conhecimento a que nos referimos se trata de conhecimento passível de ser transmitido. E transmitido de qualquer forma, incluindo na forma escrita ou por outros meios.

A palavra tecnologia significa mais do que mero hardware ou ferramenta. Tecnologia significa a lógica, compreensão ou ciência do uso de ferramentas particulares. Portanto, sons são a ferramenta da linguagem (a tecnologia: a lógica, compreensão ou ciência dos sons para construir palavras e significados) (BORBA,2003).

Essa visualização gráfica pode ajudar até mesmo a entender determinados conteúdos como o estudo das derivadas, por exemplo. Portanto, atrelado à visualização gráfica de determinados problemas e/ou conteúdos, a utilização de um computador pode se tornar uma ferramenta útil, já que a maioria dos softwares possui recursos gráficos e de animações. A utilização de recursos áudios-visuais no ambiente escolar é uma forma de facilitar a construção do conhecimento tanto no ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com