TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O wimax acesso a dispositivos conectados

Por:   •  1/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 3

WiMAX.: Redes sem fio a qual utiliza como padrões IEEE 802.16, 802.16a, 802.16d e 802.16e

Vantagens

Alcance.

O wimax é um acesso a dispositivos conectados a tecnologia de rede sem fio oferece rede à grade distancia que variam 50 km de distancia em níveis inferiores de modulação. BPSK e QPSK, em teoria na pratica atinge áreas de menor aproximadamente de pelo menos 30 km.

Capacidade.

Tem a capacidade de tornar favorável banda e acesso de 70 Mbps em canais com banda de 20 MHz.

Segurança.

Suportam protocolos AES (Advanced Encryption Stardt) e 3DS (Triple data encryption standart) em interface de áreas ERB e CPE. Suporta Vlan (Virtual área local network) com objetivo de proteger dados de vários usuários.

Custo beneficio.

Baixo não utiliza estruturas de instalação com cabos, devido a isso apresenta menor custo quanto à rede via cabo.

Mobilidade.

Versão 802. 16e com suporte a Handoffs entre as células para usuários transferir á velocidade ate 160 KM/h.

Faixas de frequência Wimax:

Padrão 802. 16 original, publicado em abril de 2002. Ficou determinado utilização das faixas de frequências de 10 e 66 GHz em aplicações de ponto a ponto com visada direta, Já em 2003 foi aprovado uma nova versão 802.16a que prevê utilização das faixas de frequências entre 2 e 11 GHz em aplicações ponto-multiponto.

Vantagem das faixas de frequências 2 e 11 GHz

Os ERB (Estação Rádio Base) podem operar em condições de ausência de visada direta. Facilitando a transmissão e tornando mais viável e possível em locais urbanos. Outra vantagem foi que os padrões 802.16-2004 e 802.16e foram mundialmente regulamentadas para operar em faixas de frequência de 2 e 11 GHz.

Faixa de frequências licenciada de 2,5 GHz

A faixa de 2,5 Ghz conhecida como banda BRS (broadband radio services) tem sido utilizada em serviços wimax nos EUA, Canada, Mexico, Brasil e alguns da Ásia. Permite serviços fixo e moveis em operações FDD (frquency division duplex) e TDD (time division duplex) e comparada a outras faixas de frequências, apresenta maior alcance.

Faixa de frequências licenciada de 3,5 GHz

A faixa de 3,5 Ghz foi uma das primeiras ser alocada em serviços de banda larga sem fio em vários países do mundo. Com exceção dos EUA onde é utilizado pelo governo federal e tbm utilizado apenas para acessos fixos e nômades. Em alguns países permite apenas operações FDD em outros permitem ambas as operações FDD e TDD.

Faixa de frequências Não-licenciada de 5,8 GHz

Faixa de frequência de 5,8 GHz se tornou uma atrativa em ser utilizada livremente. Vista como opção de implementação em tecnologia Wimax em zonas rurais e baixa densidade de populações. Apenas para acesso fixo, a alta frequência junto com baixa potência de transmissão permitida dificilmente permitirá que a faixa de 5,8 Ghz seja utilizada para fornecer acesso móvel. No Brasil essa faixa é tem um limite de potência na transmissão limitada em 1 W de acordo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com