TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ELEMENTOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  11.718 Palavras (47 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 47

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

CAROLINA SANCHES RA: D049JI5 – CC3Q THIPHANY DE PAULA MAXIMO RA: D026HJ9 – CC3P

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – JAVA ORIENTADO AO OBJETO


CAROLINA SANCHES RA: D049JI5 – CC1Q THIPHANY DE PAULA MAXIMO RA: D026HJ9 – CC1P

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – JAVA ORIENTADO AO OBJETO

Atividade Pratica Supervisionada, apresentada a Universidade Paulista, com um dos pré- requisitos para a obtenção da conclusão do semestre em Ciência da Computação, Sob a orientação do professor Marcelo Castro.


SUMÁRIO

OBJETIVO        5

INTRODUÇÃO        6

ELEMENTOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO        8

Elementos        8

Classes        8

Métodos        10

Herança        11

Encapsulamento        11

Polimorfismo        11

Abstração        12

Interface        12

Coesão e acoplamento        12

MODELAGEM E RELACIONAMENTO        13

Associações        13

Associações Normais        13

Duas classes se relacionando por associação normal        14

Associação Recursiva        14

Associação Ternária        14

Exemplo de uma associação ternária        15

Agregação        15

Generalizações        15

Generalização Normal        15

Exemplo de uma generalização normal        16

Generalização Restrita        16

DISSERTAÇÃO        17

Interdisciplinaridade        21

Organização do grupo        22

TEMA ESCOLHIDO PARA DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA        24

Coleta Seletiva        24

Reciclagem        24

Como surgiu a reciclagem        25

Lixo Comum Papel        26

Plástico        26

Vidro        27

Metal        28

Sustentabilidade        29

PROJETO DE ESTRUTURA DO PROGRAMA        30

RELATÓRIO COM AS LINHAS DE CÓDIGO DAS PÁGINAS DO PROGRAMA        33

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA EM FUNCIONAMENTO EM UM COMPUTADOR        75

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        78


OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo relatar as etapas de criação de um programa em base de Orientação ao objeto na linguagem Java, com o tema Reciclagem, onde o grupo incluí uma quantidade significativa de informação sobre o tema abordado, assim como os métodos utilizados para o desenvolvimento do programa.


INTRODUÇÃO

Java é uma linguagem de programação interpreta orientada a objeto, desenvolvida na década de 1990 por uma equipe de programadores liderada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems, esta linguagem foi desenvolvida para solucionar problemas frequentes da época como por exemplo gerenciamento de memória, organização, ponteiros, falta de bibliotecas, custos financeiros, e alteração de código quando surgisse mudanças no sistema operacional. Diferentes de linguagens convencionais, o Java é copilado por um bytecode que é interpretado por uma máquina virtual (JVM – Java Virtual Machine).

Devido ao desenvolvimento de software ser considerado extremamente amplo, existem diversas linguagens de programação, que seguem diferentes paradigmas, sendo que um desses paradigmas é a Orientação a Objetos, também considerado o mais difundido entre todos, pois isso acontece porque se trata de um padrão que tem evoluído constantemente, principalmente em questões voltadas para segurança e reaproveitamento de código, o que é muito importante no desenvolvimento de qualquer aplicação moderna, podendo assim economizar tempo do programador. A Programação Orientada a Objetos (POO) diz respeito a um padrão de desenvolvimento que é seguido por muitas linguagens, como por exemplo a linguagem Java, sendo que a POO diversas vantagens em sua utilização, que também serão vistas e explicadas.

A programação orientada a objetos traz a ideia de uma representação de cada elemento em termos de um objeto, ou classe. Esse tipo de representação procura aproximar o sistema que está sendo criado ao que é observado no mundo real, e um objeto contém características e ações, assim como vemos na realidade. Esse tipo de representação traz algumas vantagens importantes para os desenvolvedores e também para o usuário da aplicação, sendo elas a: reutilização de código, onde se torna um dos principais requisitos para o desenvolvimento de software atual, pois devido à grande complexidade dos sistemas atuais, sem a reutilização o tempo de programação e desenvolvimento se tornariam cada vez maiores, além de diminuir o tempo de desenvolvimento a reutilização também permite a diminuição na quantidade de linha de comando. Além dessa vantagem a linguagem orientada ao objeto traz consigo algo muito aproximado da vida real, facilitando assim o entendimento da mesma, ou seja, se uma equipe desenvolve um projeto juntos, com a orientação ao objeto o entendimento e independência individual se torna algo relativamente mais fácil. Outra vantagem


importante é na criação de biblioteca, já que o POO traz consigo uma biblioteca de classes que torna a apresentação e compreensão mais claras e facilita a reutilização. Porém a linguagem orientada ao objeto possui uma grande desvantagem quando comparada a linguagem estruturada, pois a execução de uma aplicação orientada ao objeto se torna mais lenta, devido a complexidade do modelo, criando assim muitos desvios quando comparados a linguagem C, por exemplo. Mas mediante as grandes vantagens a linguagem orientada ao objeto se torna a mais recomendada em termos de desenvolvimento moderno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (103.9 Kb)   pdf (610.3 Kb)   docx (292 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com