TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  26/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  4.087 Visualizações

Página 1 de 2

Produza um texto apresentando:

a) As características das organizações atuais que se aproximam das três escolas base da ciência da administração: escola de administração científica, escola de administração clássica e escola de administração humanística.

b) As características das organizações atuais que se afastam das três escolas base da ciência da administração: escola de administração científica, escola de administração clássica e escola de administração humanística.

A sociedade de hoje passa por um acelerado processo de mudança, onde as pessoas são desafiadas diariamente a encontrar novas formas de conhecimento e a adquirir novas habilidades em todas as áreas de conhecimento, vive-se hoje na chamada sociedade do conhecimento. Assim, as organizações conseguiram absorver características consideradas como benéficas das escolas base da ciência da administração.

Em relação às características que aproximam as empresas atuais da teoria científica da administração destaca-se o planejamento e a busca por reduzir os desperdícios, aumentando a produtividade do colaborador por meio da cooperação entre colaboradores, o trabalho em equipe. Já como característica que afasta as atuais empresas dessa escola destaca-se a desvalorização do capital intelectual, com o trabalhador sendo mecanizado, a preocupação estava em fazê-lo produzir mais com menos recursos e maiores margens de lucro, o impacto que isso traria para o ser humano não era considerado.

Quanto à escola de administração clássica, verifica-se como características que aproximam as empresas atuais dessa escola também a busca pela maximização da produtividade, todavia, com maior foco na atuação dos gestores, com estes tomando as decisões e repassando para que seus subordinados cumpram. É possível verificar como legado dessa escola essa relação estrutura entre gestor e equipe em busca de um resultado, mantendo as características do planejamento verificadas na escola científica. Como características que se afastam dessa escola, ainda se identifica a questão da mecanização do trabalhador, visto que apesar da evolução da administração na época, o homem ainda era tido como uma simples parte do processo, assim como um maquinário qualquer.

Por fim, na escola humanística verifica-se como característica que aproxima as organizações atuais a humanização e a democratização da Administração, passando a entender que a produtividade do colaborador é diretamente proporcional a sua motivação. Já como características que se afasta dessa escola, verifica-se nas atuais empresas a consideração do planejamento em busca de reduzir desperdícios e aumentar a produtividade, ou seja, afastam-se da escola humanística porque esta não trazia uma preocupação com o empirismo deixando os resultados falhos.

Nesse sentido, as escolas da administração parecem ter sido complementares, corrigindo as falhas e complementando-se ao longo do tempo para que as organizações conseguissem melhores resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com