TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMA OPERACIONAIS

Por:   •  30/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Com base na sua experiência atual e no que você entende por sistemas operacionais, argumente sobre as funções e características dos sistemas operacionais, bem como suas vantagens e desvantagens entre eles.

Sistemas operacionais (SO) são uma das bases que estruturam a computação como a conhecemos hoje, facilitando a interação do usuário com os sistemas computacionais ao não exigir um alto grau de conhecimento técnico para sua manipulação.

Um SO tem como função primordial atender as demandas dos usuários de maneira intuitiva e rápida, estabelecendo facilidades para que estes possam executar suas tarefas de maneira eficaz e eficiente. Para isso ele age como um verdadeiro maestro em uma orquestra gerenciando e organizando as requisições feitas pelo usuário em relação aos processos internos, recursos existentes, etc, agindo também como um intermediário entre os diversos aplicativos existentes e o usuário.

Os sistemas operacionais podem ser classificados de acordo com três características principais: o tipo de interface (textual ou gráfica); o tipo de distribuição (software proprietário ou livre); e quanto ao tipo de gerenciamento de memória (física e virtual ou somente física).

Sua estruturação básica compreende os seguintes componentes:

A) núcleo (kernel), que contém os comandos primordiais para o funcionamento de um SO;

B) drivers, os quais permitem a comunicação externa de um SO;

C) programas utilitários, que são executores de comando; e

D) códigos de comando, que contém comandos para a inicialização do SO.

Os principais sistemas operacionais da atualidade são:

1)Windows - é um sistema do tipo proprietário e o principal sistema operacional das plataformas do tipo Desktop, tendo como grande diferencial a enorme compatibilidade com outras aplicações além de possuir comandos simples para interação com o usuário. Duas características do Windows são destacadas como pontos negativos: a frequente identificação de vulnerabilidades no código do SO, o que pode deixar o computador exposto a ataques maliciosos; e necessidade de hardware cada vez mais robusto para que o sistema operacional tenha um desempenho aceitável.

2) Linux - é um sistema do tipo livre, considerado robusto e seguro. Possui grande plasticidade para ser adaptado a diferentes tipos de uso (doméstico, corporativo, técnico). É considerado um sistema mais “leve”, por exigir uma quantidade menor de memória para ser utilizado e pela agilidade na execução dos processos. A principal desvantagem em relação ao Windows é a relativa baixa compatibilidade de aplicações com esta plataforma.

3) MacOS - é um sistema do tipo proprietário, considerado extremamente estável e seguro com design e visual gráfico muito amigáveis, sendo seu uso indicado para áreas como edição de vídeos e designer gráfico. Tem como principal desvantagem a incompatibilidade com muitos aplicativos e o uso restritos em computadores da Apple.

4) Android - é o principal sistema operacional de plataformas móveis, classificado como de distribuição livre. É um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com