TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS OPERACIONAIS E A SEGURANÇA

Por:   •  2/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.808 Palavras (24 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 24

SISTEMAS OPERACIONAIS E A SEGURANÇA

INTRODUÇÃO

A cada dia que passa, as pessoas de modo geral passam a dar mais valor para a questão da segurança em todos os aspectos, mas para os usuários de computadores e sistemas informatizados, a segurança computacional torna-se atrativa diante das ameaças a esses sistemas.

Vivemos num mundo moderno, no qual os processadores controlam as máquinas de modo a torná-las um pouco mais inteligentes.

Hardware e processadores

Processadores são circuitos integrados capazes de realizar operações de processamento de dados e são considerados por muitos como sendo o cérebro do computador.

Esses processadores podem ser ligados em redes de modo a fornecer aos usuários as informações, possibilidades de monitoração e controle a distância nos diversos sistemas que existem na sociedade.

Mas se os processadores são dispositivos tipo

hardware , então como eles funcionam em termos lógicos, ou seja, em termos de software ? Que mecanismos de segurança podem estar relacionados com estes dispositivos?

2

Unidade I

Softwares e a segurança dos sistemas computacionais

Ocorre que processadores são componentes de

hardware

e que, para funcionar, necessitam do

software , que é considerado por muitos como sendo o combustível ou a alma do computador.

Na realidade, a segurança, normalmente, é implementada por meio de software .

Mas que tipos de software existem nos computadores?

Uma classificação mais simplista, mas aplicável no momento, considera os softwares como sendo básicos, aplicativos e aplicações.

Softwares básicos incluem os sistemas operacionais e softwares de comunicação, enquanto aplicativos e aplicações estão relacionados com os sistemas.

Em relação ao

software básico denominado “sistema operacional”, talvez esse seja um dos mais importantes, pois em cima dos mesmos vão rodar os outros softwares , como é o caso dos jogos, dos aplicativos de editores de textos, aplicativos de banco de dados, aplicativos de planilha eletrônica, aplicativos de apresentação, aplicativos de e-mail etc.

Já com relação a aplicações, dependendo do tipo de negócio, estas podem ser aplicações de entretenimento, aplicações de vendas, aplicações contábeis, aplicações para área de saúde etc.

Os sistemas operacionais

Sistemas operacionais podem ser encontrados em telefones celulares, automóveis, aeronaves, embarcações, computadores pessoais, sistemas robóticos, computadores

5

10

15

20

25

3

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

de grande porte ( mainframes ), e, na maioria dos sistemas operacionais, o usuário do sistema requisita ao computador que o mesmo realize uma ação, por exemplo, mostrar alguma coisa na tela, ou carregar algum software , ou imprimir algum documento. No caso, o sistema operacional gerencia o software e o hardware para produzir o resultado esperado (Deitel; Choffnes, 2005, p. 5).

Nos sistemas operacionais, começa a segurança dos computadores. Um exemplo prático é relacionado com a atualização desses sistemas: à medida que se baixam atualizações dos mesmos e se implementam essas atualizações nos computadores, diminui-se os riscos em relação a vírus e ameaças, pois os fabricantes tentam eliminar as falhas encontradas ou pontos vulneráveis em cada atualização de modo a tornar o sistema operacional mais seguro em relação às ameaças anteriores.

Ocorre que a cada dia surgem novos vírus e novas possibilidades de ameaça, de modo que o trabalho dos projetistas desses sistemas operacionais é constante, e quando a quantidade de modificações ou atualizações é muito grande, talvez, seja um indicativo de que é necessário se criar outra versão mais nova de sistema operacional, pois o sistema anterior chegou ao seu limite de possibilidade de atualização.

Caro(a) aluno(a), o presente material didático foi dividido em quatro unidades, que vão abordar respectivamente:

1. Os sistemas operacionais e a segurança;

2. Fundamentos de segurança computacional;

3. Gerenciamento da segurança de TI;

4. Desafios de segurança éticos e sociais de TI.

5

10

15

20

25

30

4

Unidade I

Vamos trabalhar, nesta unidade 1, Os sistemas operacionais e a segurança , os seguintes itens:

1.1. Conceitos básicos;

1.2. Evolução dos sistemas operacionais;

1.3. Estrutura e funções dos sistemas operacionais;

1.4. Gerenciamento de processos;

1.5. Gerência de memória;

1.6. Gerência de dispositivos;

1.7. Sistemas de arquivos.

Não deixe acumular a matéria. O segredo é ler diariamente. Anote num caderno os itens ou coisas que você descobriu, para conversar e discutir com os outros. Anote suas dúvidas e leve-as para os colegas e para o professor. Interaja de modo correto, ético e positivo.

Ajude os colegas, participe, aprenda e, desta forma, você terá sucesso na vida, nos estudos e no trabalho.

Bons estudos. Vamos começar então com os conceitos básicos.

1.1 Conceitos básicos

Sistema operacional pode ser entendido como sendo uma máquina estendida ou virtual que esconde a complexidade dos comandos de programação necessários para gerenciar as tarefas em computadores ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com