TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Crimes digitais e dos processos de investigação

Por:   •  21/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA 4

Acerca dos crimes digitais e dos processos de investigação a eles inerentes - utilizando o conteúdo da disciplina bem como outras bibliografias como referenciais -, responda as seguintes questões:

1 - Cite as quatro principais etapas utilizadas para investigar e combater crimes digitais estudadas na disciplina e descreva suas principais características. (10 a 20 linhas) (3 pontos)

O processo básico de investigação e combate aos crimes digitais passa, no mínimo por quatro etapas seguindo inclusive o que presa a legislação brasileira no que tange a perícia criminal, são elas:

a coleta de dados: etapa a qual tem por objetivo extrair informações daqueles itens identificados como possíveis evidencias relevantes,

O exame dos dados: etapa do processo de investigação que visa avaliar e extrair informações significantes e substanciais a partir dos dados coletados na etapa anterior (coleta) do processo de investigação. Considerando o volume, estado e recursos utilizados para proteger estas evidencias, muitas vezes o exame e extração das informações a partir destes dados pode nao ser uma atividade simples requerendo inclusive o uso de recursos tecnológicos avançados.

A análise dos dados: nesta etapa, com base nas informações relevantes obtidas na etapa antecessora de extração e exame dos dados e realizado estudo e avaliação destas informações a fim de obter a conclusões.

O Laudo: em tese, a fase final do processo de investigação, consiste na preparação, produção e apresentação do laudo/relatório contendo o resultado do trabalho realizado e sendo elaborado a partir dessas informações, deve conter os procedimentos e ferramentas feito e utilizadas durante o processo além dos resultados conclusivos obtidos.

2 - Quais as principais dificuldades encontradas na apuração dos crimes digitais? (10 a 20 linhas) (3 pontos)

Características que são inerentes ao uso de meios digitais como a internet, como facilidade de anonimato, a transnacionalidade ou ausência de fronteiras, além do uso de mecanismos para dificultar a rastreabilidade como transações feitas em redes como Deep Web e Dark Web ou acessos realizados através de locais públicos e "promíscuos", são alguns dos artifícios utilizados por cibercriminosos que visam dificultar a investigação de crimes digitais. Cabe registra que a existência de legislações ainda incipientes voltadas especificamente para a area de crimes digitais também corrobora com esta dificuldade.

3 - Descreva com suas palavras as duas fases de investigação de crimes cibernéticos abordadas por WENDT e JORGE (2013). (10 a 20 linhas) (3 pontos)

Diferentemente do que é considerado na definição clássica do processo de investigação de crimes cibernéticos onde são concebidas/indicadas quatro etapas, Went e Jorge abordam uma metodologia em duas fases, sendo que a partir da formalização da denúncia inicia-se fase técnica que tem como característica a definição e localização da origem do ataque e/ou ação criminosa, daí a necessidade de manutenção da integridade das provas e o uso de recursos como análise de logs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com