TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Critérios Ergonômicos

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho I – Engenharia da Usabilidade

Acadêmicos:

Brandon Lira

Victor Hugo Gressler Pianezzola

*Condução:

O SAP disponibiliza em todos os campos a função de "matchcode", onde é apresentado uma legenda para representar todos os possíveis estados de determinado campo. Exemplo abaixo da transação J1BNFE, que é um monitor de Notas Fiscais Eletrônicas:

Figura 1 – Selecionando o matchcode na transação J1BNFE

[pic 1]

Figura 2 – Caixa de Descrição do matchcode

[pic 2]

Porém, na tela anterior ao Monitor onde são preenchidos os parâmetros de busca para as notas fiscais, são diversos campos oferecidos para o preenchimento, mas eles não são agrupados e nem é informado quais campos são obrigatórios para poder executar a transação, somente após realizar uma tentativa que os Campos Obrigatórios são destacados dos demais:

[pic 3]

Figura 3 – Tela de preenchimento dos parâmetros

Conforme a figura, podemos ver que não há nenhuma diferença entre os campos N° do Documento e Data de Modificação, apesar do primeiro ser um campo obrigatório e o outro opcional.
Neste caso, poderia ser colocado algum tipo de sinal ou destaque no campo para indicar que é necessário o preenchimento para prosseguir com a transação.

*Carga de Trabalho:

São oferecidas diversas opções de customização de transações, esses layouts podem ser salvos não somente para os usuários, mas podem ser compartilhados entre os setores para que utilizam o layout padrão do setor de acordo com as informações que são relevantes para os mesmo, economizando esforço e tempo para filtrar as informações conforme apresentado abaixo:

[pic 4]

Figura 4 – Opção de selecionar o layout

[pic 5]

Figura 5 – Layouts disponíveis para seleção

Mas na apresentação das telas não é claramente informado em qual etapa do processo em que se encontra atualmente e nem a transação que está sendo executada:

[pic 6]

Figura 6 – Tela inicial da Transação SU01

Como podemos verificar, tirando as poucas informações no canto da tela (Que não relevantes para o usuário) não mostram a etapa ou o nome da transação, que seriam mais relevantes para o usuário do que o ambiente e o servidor.

Para resolver este ponto, poderíamos incluir o nome da transação no título que está acima dos campos, ou até mesmo no canto da tela de modo que tenha mais destaque e oriente o usuário em qual passo ele está.

*Controle Explícito:

Na transação para controle e visualização de informações dos usuários, a tela inicial apresenta todos os possíveis campos que podem ser acessados, assim como as informações principais para facilitar que o usuário perceba a opção selecionada, além de existirem dois modo de visualização dependendo da complexidade dos dados selecionados, conforme figura abaixo:

[pic 7]

Figura 7 – Tela inicial da transação PA20 – Exibir Dados

Neste outro caso podemos observar que as informações não estão exatamente claras e nem é explicado sobre qual opção deve ser escolhida, o que pode facilmente gerar algum erro de escolha do usuário, conforme a figura abaixo:

[pic 8]

Figura 8 – Tela para download do Software WinRAR

Para resolver o caso, poderia ser incluído uma opção de descrição que detalha as funcionalidades e em qual sistema o uso é indicado. Um botão de ajuda ou descrição resolveria o problema.

*Adaptabilidade:

 Para realizar a busca por funcionários, além da forma padrão que seria digitar o ID do mesmo, o campo pode ser expandido para realizar a busca por vários campos (Primeiro nome, Sobrenome...) além de ser possível filtrar grupos de usuários pela data de admissão ou localidade por exemplo e identifica-los com mais facilidade. Na figura abaixo vemos um exemplos dos campos que podem ser preenchidos para a busca:

[pic 9]

Figura 9 – Tela inicial da transação SU01

[pic 10]

Figura 10 – Janela de pesquisa detalhada para filtrar usuário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (811.4 Kb)   docx (994 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com