TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Sistemas de Informação

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Informática

Fundamentos de Sistemas de Informação

Prof. Hermano Perrelli de Moura

Aluno: Pedro Rodolfo Gomes de Souza <prgs@cin.ufpe.br>

atv /classe.: Elabore uma descrição de um Sistema de Informação real, em execução.

[pic 1]

O Sistema de Informação avaliado nesse caso é o “E-Cidadania”, do Senado Federal. É um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), onde os seu objetivo é o estímulo da população brasileira na proposição de projetos de lei para apreciação do Senado. Existem três formas de participação na plataforma, que são:

  • Ideia Legislativa: Uma das principais áreas do site, onde as pessoas podem propor alterações na legislação vigente brasileira ou até mesmo propor novas leis. Caso a ideia receba mais de 20 mil votos, ela será apreciada no Senado Federal pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). - A apreciação não significa aprovação da lei.[pic 2]

  • Evento Interativo: Permite a participação em eventos abertos do Senado Federal, com transmissão ao vivo, espaço para comentários, notícias e etc.

[pic 3]

  • Consulta Pública: Ferramenta para as pessoas opinarem sobre projetos de lei, medidas provisórias entre outras, que já estão sendo apreciadas no Senado.[pic 4]

        A ferramenta pode ser considerada um Sistema de Apoio à Decisão pois é uma ferramenta onde os agentes legisladores brasileiros podem verificar através dos resultados das votações, a opinião da população sobre determinados assuntos, de uma forma mais rápida, prática e não-burocrática, como um referendo e/ou plebiscito.

        Entre maio de 2012 e fevereiro de 2018, mais de 45 milhões de pessoas já haviam acessado o portal, cerca de 16% da população brasileira (De acordo com dados de projeção do IBGE no ano de 2018, com base no Censo de 2010).

        Na categoria de Ideia Legislativa, desde a fundação do portal, mais de 42 mil sugestões foram propostas, das quais, apenas 10 foram transformadas em Projetos de Lei e/ou Projeto de Emenda Constitucional. Nos Eventos Interativos, o que mais possuiu a participação popular, foi um evento que debatia a transparência do Sistema S, contando com mais de 2400 comentários e/ou perguntas. Sobre Consulta Pública, o recorde de participação foi na consulta sobre a PEC 106/2015, que propõe a redução do número de deputados e senadores com mais de 1.700,00 votos.

REFERÊNCIAS

Senado Federal. Portal e-Cidadania - Senado Federal. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2018.

VETTORAZZO, Lucas. Cada vez mais velha, população brasileira chega a 208 milhões. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2018.

UOL (São Paulo). Em duas semanas, consulta sobre "Escola sem Partido" tem maioria contra. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (417.4 Kb)   docx (336.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com