TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de UML

Por:   •  25/10/2022  •  Seminário  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Script UML

UML, que vem de Unified Modeling Language, é uma linguagem unificada que permite modelar e documentar aplicações de software. E também permite visualizar de forma padronizada o projeto ou design de um sistema.

O objetivo da UML é aumentar a produtividade e otimizar as etapas que envolvem o desenvolvimento de um sistema, e assim também vai ser aumentada a qualidade do produto final.

É importante notar que a UML não é um método de desenvolvimento em si, e por isso é independente da plataforma e da linguagem que o software adota.

Em termos de design, a UML oferece um meio de visualização da arquitetura de um sistema por meio de diagramas, que são representações gráficas do modelo de um sistema, e podem incluir classes, atividades, componentes individuais do sistema, a interação desses componentes, interfaces, interação com o mundo externo, entre outras

Existem vários tipos de diagramas, e cada um é usado para modelar o sistema a partir de certo ponto de vista. Eles são divididos em dois tipos: estruturais e comportamentais.

  • Estruturais: fornecem uma estrutura estática por meio de objetos, operações, relações e atributos. Mostram as coisas no sistema modelado. Ou seja, eles mostram diferentes objetos em um sistema.
  • Comportamentais: mostram o comportamento dinâmico por meio de interações entre os objetos e mudanças de seus estados internos, ou seja, eles mostram o que deve acontecer num sistema. E pra isso eles descrevem como os objetos interagem uns com os outros para que o sistema funcione corretamente.

O diagrama de classes é um dos mais utilizados e mais importantes diagramas da UML, já que ele serve como apoio para outros diagramas.

 Eles define as estruturas das classes que são adotadas pelo software e mostra seus atributos e métodos.

Além disso, o diagrama de classes também mostra os tipos de relacionamento entre as classes do sistema, que podem ser de herança, composição, agregação ou associação.

O diagrama de sequência mostra como os objetos e classes do sistema interagem uns com os outros e também as mensagens que são trocadas nessas interações.

Além disso, o diagrama de sequência é interessante porque ele mostra a ordem em que as interações ocorrem, então ele funciona como um fluxo que mostra a sequência dos eventos do processo.

Então os objetos possuem uma linha vertical tracejada que representa uma linha do tempo, ou linha de vida, e os eventos vão sendo representados nela.

Existem vários tipos de setas que representam as interações e as mensagens que são trocadas entre os objetos.

O diagrama de componentes mostra o relacionamento entre os diferentes componentes de um sistema.

Os componentes são módulos de classes que representam sistemas ou subsistemas que são independentes e têm a capacidade de interagir com o restante do sistema. Os componentes se comunicam uns com os outros usando interfaces. E essas interfaces são ligadas através de conectores.

Então na prática o diagrama de componentes serve para agrupar classes com base em um objetivo em comum.

Esse tipo de diagrama é utilizado principalmente quando se trabalha com sistemas mais complexos ou com muitos componentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com