TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos do Sistema em Nuvem

Por:   •  17/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

PRADO, E.; SOUZA, C. A. de. Fundamentos de Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014 - Capítulo 13 - Computação em nuvem

  1. Cite quais são as características básicas da computação em nuvem.

Resposta: Podem-se destacar Três das características básicas da CN, a saber:

Recursos computacionais configuráveis e compartilháveis: pressupõe que os recursos disponibilizados por um provedor podem ser compartilhados por vários consumidores, os quais podem configurá-los de acordo com suas necessidades e/ou interesses particulares;

Acesso oportuno e sob demanda: possibilita aos consumidores dos serviços oferecidos por um provedor o acesso aos recursos disponibilizados nos momentos que melhor lhes convier e nas quantidades que lhes forem mais convenientes;

Provisionamento e liberação com mínimo envolvimento do provedor: significa que os consumidores dos recursos disponibilizados dispõem de certo grau de liberdade para acessá-los, sem a obrigatoriedade de ação ou intervenção integral do provedor.

  1. Quais são os principais benefícios potenciais para adoção da computação em nuvem?

Resposta: Os principais benefícios potênciais para adoção da Computação em nuvem (CN) podem ser dividos em três grupos: De Negócio, Financeiro e Técnico.
Apesar de os benefícios estarem distribuídos nestes grupos, nota-se a predominância dos ditos técnicos. É uma tendência que pode ser verificada nos temas ligados a TI, em decorrência da natureza técnica dessa área. O conhecimento e o tratamento adequados dos benefícios podem conduzir à elaboração de argumentos importantes para justificar a adoção da CN em ambientes de negócios.

  1. Comente alguns aspectos relacionados aos riscos inerentes á computação em nuvem. 

Resposta: Os Riscos Inerentes estão em três níveis distintos: Negócio, Operacional e Estrutural. Analisando estes pode-se extrair informações que nos levam a acreditar que inúmeros ajustes ainda são necessários na prestação deste serviço. Desde as lacunas contratuais, interrupções inesperadas definitivas e ou temporárias ocasionando prejuízos aos clientes, inclusive exposição indevida do Gestor de TI e a falta de privacidade.

Os prejuízos ocasionados pelas falhas na prestação do serviço afetam até mesmo má reputação e a barreira na dificuldade na troca de provedor. Apesar de não ser o foco a exposição dos riscos e barreiras na utilização da CN estes são reais, mas vale ressaltar que ainda se trata de uma nova tecnologia, portanto ainda imatura, mas com grande oportunidade de amadurecimento e a oferta de aprimoramentos e avanços e tendo seus benefícios trabalhados de forma minuciosa pode-se usufruí-lo no mundo dos negócios.

 

  1. O que é Grid Computing (GC)? Comente as diferenças entre a GC e a computação em nuvem.

Resposta: Grid computing (GC) – Tecnologia responsável pelo surgimento da CN; é um estilo de computação distribuída no qual recursos computacionais (em geral processamento e armazenamento) podem ser compartilhados por meio do uso de padrões abertos e com garantias de qualidade de serviço.

Podemos analisar que a principal diferença entre os dois conceitos está no fornecimento de recursos para processar uma determinada carga de trabalho. Enquanto na GC os recursos são fornecidos em sua totalidade (a empresa implanta o data center, que fica disponível por completo), na CN eles são fornecidos sob demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com