TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos Ágeis - Vantagens

Por:   •  28/8/2018  •  Resenha  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 8

Métodos Ágeis - Vantagens

João Pacifico Bezerra Neto

Engenharia de Software – TADS / 2018.2

Os métodos ágeis (do inglês Agile Software Development), como o próprio nome diz, envolve um conjunto de metodologias que serve para acelerar o ritmo dos processos de desenvolvimento de software. Sua origem ocorreu em meados dos anos 1990, o conceito de Agile não demorou a ser difundido entre os especialistas, o que resultou na criação de diferentes modelos que dão suporte à gestão de projetos. A razão pela qual sugiram os métodos ágeis é fazer frente aos modelos tradicionais de desenvolvimento, apontados como lentos e burocráticos, com o objetivo de reduzir o ciclo de desenvolvimento em semanas ou meses — nos modelos “conservadores”, esse ciclo pode durar anos.

No universo do desenvolvimento de software, de acordo com o PMBoK (Project Management Body of Knowledge), “projeto” significa esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Portanto, partindo do princípio de que os projetos têm início e fim definidos, e que eles são planejados e desenvolvidos em etapas, algumas das principais características — além de agilidade — dos métodos ágeis são:

  • processo incremental (quase uma antítese do tradicional modelo de cascata);
  • colaboração do cliente;
  • adaptabilidade (cada projeto está sujeito a passar por várias modificações);
  • simplicidade;
  • feedback constante;
  • equipes pequenas (mas com alto nível técnico) etc.

Estas características fazem com que os métodos Ágeis sejam extremamente vantajosos para os grandes players do mercado de tecnologia, que podem colocar seus produtos em um tempo muito mais curto e maximizando seu time-marketing.

VANTAGENS DOS MÉTODOS ÁGEIS PARA OS CLIENTES

➔ Agilidade

O tempo de entrega do produto é um dos maiores benefícios dos métodos ágeis na perspectiva do cliente. O ciclo extremamente reduzido — em comparação aos outros métodos — é um atrativo que faz toda a diferença. Esse panorama muda completamente quando o desenvolvedor utiliza métodos ágeis, pois o prazo de entrega é consideravelmente reduzido e, de quebra, se baseia em várias entregas, em vez de uma.

➔ Múltiplas entregas

As múltiplas entregas que fazem parte do ciclo ágil permitem que o cliente adquira expectativas de como o software funcionará, muito antes de chegar à versão final. Outro destaque é que a equipe pode desenvolver uma versão do software a ser utilizada pelo cliente, antecipando o desenvolvimento das partes funcionais do programa, assegurando que ele veja um retorno de investimento (ROI, return on investment) quase imediato. Por fim, as eventuais falhas apresentadas pelo software podem ser detectadas pelo cliente e, assim, corrigidas com antecedência pelos desenvolvedores.

➔ Participação no projeto

Além da entrega contínua de versões do software, as metodologias ágeis integram o consumidor ao projeto, de modo que as suas solicitações e feedbacks sejam prontamente assimilados pela equipe. O diferencial dessa intensa participação do cliente está, acima de tudo, na transparência agregada ao ciclo do projeto. Isto é, o cliente fica a par do que está acontecendo, dos recursos que estão sendo desenvolvidos no momento etc. Em adição a isso, o cliente tem a oportunidade de estimar as novas funcionalidades em cada fase do projeto. Portanto, sempre que uma nova fase se iniciar, o cliente terá uma expectativa bastante realista dos recursos que receberá.

➔ Customização do produto

Refere-se a possibilidade de customizar o produto de acordo com as necessidades e preferências porque os métodos ágeis têm alta adaptabilidade. Pela excelência técnica e conhecimento das práticas envolvidas nas metodologias, a equipe estará pronta para atender às solicitações e, então, entregar um produto em conformidade com as novas especificações.

VANTAGENS DOS MÉTODOS ÁGEIS PARA A EQUIPE

➔ Entregas rápidas e frequentes

Esse é um benefício que abrange tanto as perspectivas do cliente quanto da equipe. No caso da empresa, a maior vantagem é ter que gerenciar equipes menores e com profissionais experientes, o que facilita todo o processo. Na prática, as equipes são subdivididas de maneira que cada uma se responsabilize por determinada funcionalidade do produto, ou seja, cada grupo tem suas metas e responsabilidades que, ao fim de cada estágio, se integram às demais partes.

Isso traz vantagens em dois aspectos: o foco e a qualidade final de cada entrega. A primeira delas é porque, simplesmente, os desenvolvedores se concentram numa quantidade limitada de atribuições — inclusive, é o que ajuda a manter o pessoal motivado. Em adição ao foco vem a qualidade do produto porque, com menos atribuições, os desenvolvedores têm mais tempo para aplicarem a excelência técnica no código e no design.

➔ Qualidade do produto

Em métodos tradicionais, o cliente somente é ouvido quando o produto está finalizado, correndo sérios riscos de apontar erros logo na implementação e, também, de contrariar boa parte das suas menores exigências. Os métodos ágeis, por outro lado, consistem nas entregas em escala semanal ou mensal, integrando o cliente ao processo de desenvolvimento — no caso, prestando auxílio por meio de feedbacks. Isso faz notável diferença para a qualidade final do software, visto que todas as falhas e modificações foram realizadas muito antes do último lançamento. Assim, a expectativa do cliente tende a ser atendida com incomparável eficiência.

➔ Previsão de cronograma e custos

Os métodos ágeis têm como parte do processo os Sprints, mas, para facilitar a explicação, vamos nos adiantar sobre o seu conceito. Basicamente, o Sprint nada mais é que uma reunião formada pelos envolvidos no projeto. Em cada Sprint é estabelecido um conjunto de atividades a serem executadas em determinado espaço de tempo (Time Box). Sendo assim, como em cada Sprint é definido o que será feito, é possível prever o tempo que o time levará para entregar o release, bem como planejar um cronograma para otimizar a agilidade e estimar o custo de cada recurso adicionado. Desse modo, a equipe define junto ao cliente quais recursos devem ser priorizados. A partir dos detalhes do Sprint, as duas partes analisam se haverá necessidade de iterações extras e quantas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (180.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com