TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Operacionais

Por:   •  26/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Cidade De São Paulo

Geovanna Pereira dos Santos

20831331

A evolução dos computadores

São Paulo

2019

Primeira Geração (1946-1954)

        A primeira geração de computadores teve a utilização de válvulas que eram um tubo de vidro, similar a uma lâmpada comum daquela época, ou seja, era totalmente fechado e continha eletrodos, que serviam para controlar o fluxo dos elétrons, como eram semelhantes a lâmpadas as válvulas aqueciam e queimavam com frequência. A programação era realizada diretamente na linguagem de máquina, o que dificultava a programação e levava muito tempo. O armazenamento dos dados era realizado em cartões perfurados, que depois passaram a ser feitos em fita magnética.

ENIAC

Electronic Numerical Integrator and Computer (ENIAC - em português: computador integrador numérico eletrônico) desenvolvido a pedido do exército dos EUA para seu laboratório de pesquisa balística, foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. O ENIAC entrou em funcionamento em fevereiro de 1946, mas começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.

        A calculadora efetuava cálculos a parte de teclas que eram pressionadas interagindo com o hardware. A resposta era dada por uma sequência de lâmpadas que eram conectadas com fios, relês e sequência de chaves para que fosse realizado a tarefa executada.

        O ENIC, era tão grande que tinha de ser disposto em U com três painéis sobre rodas, para que os operadores pudessem se mover em torno dele. Foram gastos cerca de $500.000,00 (quinhentos mil) em sua construção. Quando finalizado, os cálculos eram realizados em segundos, enquanto as calculadoras manuais que usavam levavam horas para obter o resultado. Para o programar era necessária uma grande quantidade de pessoas que percorriam as filas de interruptores dando ao ENIAC as instruções necessárias para calcular. Este processamento era muito similar aos processadores de calculadoras atuais.  

        Existia uma equipe de 80 mulheres com a função de realizar os cálculos de equações diferenciadas manualmente para a maquina poder realizar os cálculos que eram realizados por pessoas.  Quando finalmente ficou pronto apenas 6 mulheres foram escolhidas para testa a máquina.

        Após 10 anos de operação o ENIAC ficou economicamente difícil de se manter e foi desmontado. Hoje partes dele estão expostas em museus pelo mundo.

        Em 1955, os primeiros computadores só estavam ao alcance de grandes empresas ou instituições que tinham necessidades de cálculo muito exigentes e que possuíam as condições económicas para tão grande investimento. Com o rápido desenvolvimento dos transístores entre 1952 e 1960, os tubos de vácuo tornaram-se obsoletos e foi este avanço tecnológico que permitiu a criação de máquinas muito mais rápidas, menores e mais baratas. Mas, como passar do tempo os transístores passaram a ser base de electrónica, sendo assim, a construção de circuitos era criada cada vez menor para que pudessem ser mais leves e não depender de tanta energia. Esta miniaturização permitiu que se tivesse a mesma capacidade de cálculo de um ENIAC na palma de uma mão. A diminuição do tamanho fez também diminuir a quantidade de energia necessária e o custo caiu com a produção em série dos novos processadores.

Figura 1.13. ENIAC, representante da primeira geração dos computadores.

[pic 2]

Segunda Geração (1955-1964)

        A segunda geração de computadores foi marcada logo pelo fim do ENIAC que teve a substituição de válvulas para transistor. O transistor revolucionou a história dos computadores em geral, pois eles eram muito menores, não tinham pré-aquecimento, eram mais rápidos e consumiam menos energia. A segunda geração o conceito de Unidade Central de Procedimento (CPU), memória, linguagem de programação e entrada e saída foram desenvolvidos. Outro desenvolvimento importante foi a mudança da linguagem de máquina para a linguagem assembly que possibilita a utilização de mnemônicos para representar as instruções de máquina. Logo após, surgiram as linguagens de alto nível como o Cobol que surgiu o armazenamento em disco completando os sistemas de fita magnética, tornando o computador mais rápido para usuários.

Terceira Geração (1964-1977)

        A terceira geração é marcada pela utilização de microchips feitos de silício, eles eram integrados aos transistores, que tornou os computadores ainda mais menor e mais baratos. O processo de fabricação dos microchips era construído simultaneamente, facilitando a produção nas fabricas.

        Um computador que também marcou a terceira geração foi o IBM’s System/360 que possuía uma arquitetura plugável, ou seja, o usuário poderia substituir as peças que dessem defeitos. IBM separava a criação de hardware do desenvolvimento de sistemas, iniciando o mercado da indústria de softwares. Isto foi possível devido a utilização das linguagens de alto nível nestes computadores. Esse tipo de arquitetura passou a cair no mercado quando concorrentes lançaram um computador mais barato que eram similares a essa arquitetura. No final dessa geração começaram a surgir os computadores pessoais.

Quarta Geração (1977-1991)

        Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo surgimento dos processadores — unidade central de processamento. Os sistemas operacionais como MS-DOS, UNIX, Apple’s Macintosh foram construídos. Linguagens de programação orientadas a objeto como C++ e Smalltalk foram desenvolvidas. Discos rígidos eram utilizados como memória secundária. Impressoras matriciais, e os teclados com os layouts atuais foram criados nesta época.

        A quarta geração tinha computadores reconhecidos pelos surgimentos de unidade central e os sistemas operacionais como MS-DOS, UNIX, Apple’s Macintosh. Foram desenvolvidas linguagens de programação como C++. Os discos rígidos eram utilizados como memoria secundaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (384.5 Kb)   docx (194.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com