TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Operacionais

Por:   •  13/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos de sistemas operacionais

Francisca Raquel Mendes Marreiro

ARQUITETURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS

(Francis Berenger Machado)

1.1 Introdução

O sistema operacional é basicamente um conjunto de rotina executado pelo processador. Seu principal objetivo é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e compartilhamento do seus inúmeros recursos, como processadores, memórias e dispositivos de entradas e saídas. Sem um sistema operacional o usuário para relacionar-se com o computador teria que ter um conhecimento específico do hardware, porém tornaria o trabalho mais lento e difícil, o sistema operacional foi feito no intuito de ajudar na relação entre o computador e o usuário. A diferença entre o sistema operacional e as aplicações convencionais, é a maneira como suas rotinas são executadas em função do tempo. Ao contrário das aplicações que são executadas de forma linear (início,meio e fim), o sistema operacional é executado concorrentemente em função de eventos que possam ocorrer a qualquer momento. Apesar de sistemas operacionais ser o nome mais usado atualmente, existem outros nomes que possuem o mesmo significado, como por exemplo; monitor, executivo, supervisor e ainda controlador.

1.2 Funções básicas

Um sistemas operacional possui várias funções, mas para compreendê-las, é importante saber quais são suas funções básicas. as funções básicas de um sistema operacional é dividida em duas;

Facilidade de acesso aos recursos do sistema

Sistema operacional nesse caso serve de interface entre os usuários e os recursos disponíveis no sistema computacional, tornando essa relação mais eficiente e com menores chances de erros. este conceito criado pelo sistema operacional é denominado máquina virtual e está presente na maioria dos sistemas modernos.

Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida

Em sistemas compartilhados por vários usuários, o sistema operacional é responsável por permitir o acesso concorrente a todos os recursos de forma organizada e protegida, isso também acontece em um computador pessoal, quando necessário fazer várias operações ao mesmo tempo, o sistema operacional é essencial para que não haja conflito em nenticohuma das escritas e leituras, no qual o processador está trabalhando.

1.3 Máquinas de camadas

Um computador é dividido em hardware e software, onde um não “roda” sem o outro, ou seja, tanto o software precisa do hardware, como o mesmo precisa do software. uma operação realizada pelo software pode ser executada pelo hardware, enquanto uma instrução executada pelo hardware pode ser simulada via software, ambos interagem de uma forma única para o usuário. Nos primeiros computadores a programação era realizada em linguagem de máquina, muito mais difícil, pois além de trabalhar mais, tinha que também possuir um conhecimento grande da arquitetura do hardware, com o surgimento do sistema operacional tudo se tornou mais fácil e prático de se resolver ,tornando também mais confiável e eficiente.

SISTEMAS OPERACIONAIS

(Andrew S. Tanenbaum)

1.2 História dos sistemas operacionais

O primeiro computador digital foi rascunhado pelo matemático inglês Charles Babbage. passou a vida inteira tentando criar uma “máquina analítica”, mas não obteve sucesso, pois naquela época a tecnologia era escassa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com