TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Operacionais

Por:   •  25/8/2019  •  Resenha  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 7

1- Explique na déc. de 40 sobre características do ENIAC, refletindo sobre as funcionalidades deste computador sem sistema operacional.

O que é o ENIAC?

Foi considerado o primeiro computador digital do mundo, foi criado em 1940 com a função de direcionar misseis balísticos, ele não possuía um sistema operacional, como ele era programado por linguagem de máquina, então para opera-lo era necessário a intervenção humana na programando através de diversas chaves(cartões), e a cada tarefa ele precisava ser reprogramado, seu processamento era ínfimo comparado aos computadores que temos hoje em dia.

O ENIAC era composto por vários circuitos eletrônicos e valvula então pelo seu porte e componentes a sua manutenção deveria frequente.

Executava uma tafera de cada vez

Década de Em 1946 iniciou construção do ENIAC, considerado o primeiro computador eletrônico e digital. Nesta fase, os computadores não possuíam dispositivos de interface com o usuário, tendo os computadores sendo programados por linguagem de maquina nessa época não existia sistemas operacionais o que dificultava as atividades.

 4.3- Déc. 1950 Surgem os primeiros computadores usando transistor Uso de transistores em substituição às válvulas e da memória magnética.

Os chamados mainframes eram acessados por um terminal distante

● Exigiam que operadores trocassem manualmente as fitas que continham os dados e programas ● Surgia o conceito de execução batch

 O advento dos transistores permitiu aumento da velocidade e confiabilidade no processamento. Já a memória magnética permitiu o acesso mais rápido aos dados, maior capacidade de armazenamento e computadores menores. Até então era utilizado sistema de fitas magnéticas. ♣ Advento do processamento batch – evitava ociosidade do processador. Conjunto de programas era submetido ao computador. ♣ Surge o primeiro SO chamado Monitor por sua simplicidade, desenvolvido em 1953 para computador IBM 701 e reescrito posteriormente para IBM 704. ♣ Surgimento das primeiras linguagens de programação de alto nível, como FORTRAN, ALGOL e COBOL. o Programas deixaram de ter relação direta com o hardware dos computadores, facilitando e agilizando o desenvolvimento e manutenção de programas. ♣ Incorporação de rotinas para controle de E/S. ♣ No final desta década, o desenvolvimento do SO Atlas pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, introduziu o conceito de memória virtual, usado até os dias de hoje, que implementava o esquema de paginação por demanda para transferir informações da memória secundária para a principal.

4.4- Déc. 1960 ♣ Surgimento dos circuitos integrados permitiu a redução de custos, difusão de sistemas computacionais e uso pelas empresas.

Também ocorreu grande aumento no poder de processamento e diminuição no tamanho dos equipamentos.

♣ Inovações em SO alcançados: o Multiprogramação – permitiu que vários programas compartilhassem a memória ao mesmo tempo e, quando um programa realizava uma operação de leitura ou gravação, o processador executava um outro programa. o Aumento de poder do “processamento batch” (graças ao advento de discos rígidos em substituição às fitas) em conjunto com a multiprogramação tornou os Sos mais rápidos e eficientes, pois permitiu carga dos programas na memória mais rápida e alteração na ordem de execução das tarefas (até então era sequencial). Obs.: Daí então, surge o conceito time-sharing (tempo compartilhado) – cada programa pode utilizar o processador por pequenos intervalos de tempo. Benefícios: Possibilitou respostas mais rápidas por parte dos programas e facilitou o desenvolvimento e depuração dos programas por parte dos programadores. Isso também devido ao advento de teclado e terminal de vídeo (dispositivos E/S). o Multiprocessamento – o SO suporta múltiplos processadores.Possibilitou a execução de mais de um programa simultaneamente ou o mesmo programa por mais de um processador. ♣ 1969 – Ken Thompson utilizou um PDP-7 (computador de pequeno porte da DEC – Digital Equipment Corp.) para fazer sua própria versão de SO, a ser conhecido como Unix, que possuiria os conceitos abordados. 4.5- Déc.

1970 ♣ Projetos de miniaturização e barateamento de equipamentos: LSI (Large Scale Integration) e VLSI (Very Large Scale Integration). ♣ 1971 – A Intel produz seu primeiro microprocessador, o Intel 4004, e três anos depois o Intel 8080. ♣ Desenvolvimento de equipamentos com múltiplos processadores, com a introdução de processadores vetoriais e técnicas de paralelismo. ♣ Difusão de redes distribuídas (Wide Área Network - WANs) – permitiu o acesso a outros sistemas de computação, independente de distância geográfica. Então: o Foram desenvolvidos inúmeros protocolos de redes, como DECnet e SNA, proprietários da Digital e IBM respectivamente, e outros de domínio público, como NCP (predecessor do TCP/IP) e o X.25. o Surgem as primeiras redes locais (Local Area Network - LANs) interligando computadores restritos a pequenas áreas. ♣ Conclusão: Os SOs evoluíram no controle do multiprocessamento, paralelismo e integração aos softwares de rede. ♣ Surge em 1971 a linguagem de programação Pascal, pelo professor Niklaus Winth, voltada para ensino de técnicas de programação. ♣ 1975 – Dennis Ritchie desenvolve a linguagem C e, juntamente com Ken Thompson, porta o SO Unix para um computador PDP-11, antes concebido em Assembly. 4.6-

Déc. 1980 ♣ 1981 – IBM entra no mercado de microcomputadores com o IBM PC (Personal Computer), criando a filosofia dos computadores pessoais. O primeiro PC usava o processador Intel 8088 de 16 bits e SO DOS (Disk Operation System) da Microsoft.

♣ Na área dos mini e superminicomputadores ganham destaque os sistemas multiusuário, principalmente os compatíveis com Unix, como por exemplo, o BSDBerkeley Software Distribution, desenvolvido na Universidade de Berkeley na Califórnia, que introduziu inúmeros melhoramentos, merecendo destaque a criação do protocolo de rede TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). ♣ Surgem as Workstations (Estações de Trabalho) – apesar de serem sistemas monousuário, são multitarefas (permitem a execução de diversas tarefas concorrentemente). Destaque para Sun Microsystems (fundada em 1982), que lança as primeiras estações RISC com o SO Sun OS e posteriormente Sun Solaris. ♣ Surgem os primeiros SOs comerciais que oferecem interface gráfica, como o Microsoft Windows e o OS/2. O software de rede passa a estar fortemente relacionado ao SO, e surgem os SOs de rede, com destaque para a Novell Netware e o Microsoft LAN Manager. ♣ Entre 1982 – 1986, foi desenvolvido pelo NCE/UFRJ o SO PLURIX para computador PEGASUS, também construído no NCE. Na década seguinte, o PLURIX é transportado para linha de processadores Intel, originando o TROPIX, SO multiusuário e multitarefa, de filosofia Unix, de distribuição gratuita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (216.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com