TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Operacionais

Por:   •  5/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

1)Quais são as principais funções de um Sistema Operacional?

Resposta: É um software ou conjunto de softwares cuja função é administrar e gerenciar os recursos de um sistema, desde componentes de hardware e sistemas de arquivos a programas de terceiros, estabelecendo a interface entre o computador e o usuário.

2)Para que serve e como funciona o 'Spooling'? Você acha que os computadores pessoais avançados terão o spooling como uma característica padrão no futuro?

Resposta: A técnica de Spooling consiste em colocar jobs em um buffer, uma área da memória ou de um disco onde um dispositivo pode acessá-la quando estiver preparada. ... Com isso, os dados são transferidos do computador para o buffer, liberando-o mais rapidamente. Com o avanço da tecnologia creio que ainda haverá, pois o spooling, basicamente, utiliza o disco como um grande buffer, permitindo que dados sejam lidos e gravados em disco, enquanto outros jobs são processados.

3)Explique o que é uma chamada ao Sistema Operacional.

As chamadas de sistemas são funções (interfaces) usadas pelos aplicativos para solicitar a execução de algum serviço ao kernel do sistema operacional. ... Com as chamadas de sistemas é possível, por exemplo, definir acesso a recursos de baixo nível como alocação de memória, periféricos e arquivos.

4)O que é a Espera Ociosa no contexto de Sistemas Operacionais?

Em engenharia de software, espera ativa, espera ocupada ou espera ociosa é uma técnica em que um processo verifica uma condição repetidamente até que ela seja verdadeira, como esperar o pressionamento da tecla de um teclado ou a espera da liberação de recurso em exclusão mútua.

5)Quais são as diferenças do modo usuário e do modo núcleo em um processador?

O modo de usuário é um modo restrito, que os programas aplicativos estão executando e inicia. Modo Kernel(núcleo) é o modo privilegiado, que o computador entra ao acessar recursos de hardware. Os processos de um computador podem entrar nesses dois modos,

Quando está fazendo uma tarefa como ler e escrever em um arquivo ou pedir para mostrar uma informação na tela, está no modo usuário.

Quando está em interação com o hardware da máquina, como armazenar os bytes diretamente na Memória ou imprimir os pixels no monitor, está no modo Kernel.

Os modos são apenas as etapas do processo de comunicação entre o usuário e hardware.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com