TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Operacionais

Por:   •  3/3/2022  •  Artigo  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Operacional

Júlia Rafaela T. A. Silva

Fatec São José dos Campos

Julia.silva71@fatec.sp.gov.br

1. Introdução

Os sistemas operacionais são elementos essenciais para o funcionamento de praticamente qualquer sistema computacional. O sistema operacional é uma camada de software que opera entre o hardware e os programas aplicativos voltados ao usuário final.

2. O início dos SOs

Em meados da década de 60, os primeiros sistemas operacionais foram desenvolvidos conforme a evolução da tecnologia da época. Um dos primeiros sistemas operacionais que tiveram destaque foi o CTSS, desenvolvido pelo Centro Computacional Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT). A versão do CTSS, disponibilizada para usuários, foi demonstrada no IBM 7090 no MIT em novembro de 1961 e começou a funcionar efetivamente em 1963, onde foi utilizada por pesquisadores de computadores dos Estados Unidos. Todavia, a história do Sistema Operacional que utilizamos hoje, em microcomputadores, está ligada totalmente a história da computação pessoal, em especial, ao que foi considerado o primeiro PC: o Altair 8800.

De volta a década de 60, começou a ser desenvolvido o sistema operacional UNIX, que criou uma abundância de versões e inovações, entre estes, destacam-se: System V e derivados - família BSD, Linux, HP-UX, AIX, e até o Mac OS X. Em 1973, Dennis Ritchie, reescreveu todo o sistema Unix numa linguagem de alto nível, chamada C, desenvolvida por ele mesmo. Em 1983, após mais uma série de alterações, foi distribuído o Unix System IV. Atualmente esse sistema ainda é utilizado no mercado, tornando-se o padrão internacional do Unix.

Na década de 70, começou a surgir os primeiros computadores pessoais, a partir de então houve a necessidade da criação de um sistema operacional de fácil instrumentalização. Então, em 1980, William Gates e seu colega de faculdade, Paul Allen, fundadores da Microsoft, adquiriram o sistema QDOS ("Quick and Dirty Operating System") de Tim Paterson por 50.000 dólares, e o nomearam de DOS (Disk Operating System) e habilitaram o software à IBM. O DOS foi utilizado como base para a tão conhecida família Windows.

A partir dos anos 2000 foram lançados vários sistemas operacionais, dentre eles o MacOS X, lançado em 2001 pela apple, derivada da família UNIX BSD. Em 2005 é lançado o Minix 3. O Minix 3 faz parte do firmware dos processadores Intel mais recentes. Em 2007 é lançado o iPhone e seu sistema operacional iOS, pela apple. Neste mesmo ano é criado o Android um sistema operacional baseado no núcleo Linux para dispositivos móveis. Em 2010 é lançado o Windows Phone. Em 2015 a Microsoft lança o Windows 10.

3. Ilustrações

[pic 1]

Estrutura do sistema Operacional

[pic 2]

Principais sistemas operacionais

4. Conclusões

Os sistemas operacionais são softwares que possibilitam a interatividade do usuário com o conjunto de dispositivos eletrônicos que formam um computador, é o sistema operacional que vistoria, organiza e coordena as ações executadas em dispositivos computacionais. Concluindo-se é um software que controla e monitora a execução de todos os outros programas que residem no computador, incluindo programas de aplicação e outros softwares do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (274.9 Kb)   docx (187.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com