TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Operacionais

Por:   •  15/10/2015  •  Artigo  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo:

Como em qualquer ciência, a tecnologia da informação nem sempre foi o que temos disponível nos dias de hoje. Há algum tempo atrás, trabalhar com informação era uma operação lenta e difícil. Surge então, a necessidade de inverter esta situação e deixar de utilizar o papel.

Neste cenário, surgiu então, uma nova ciência, que mais tarde viria a ser chamada pelos franceses de informática. O nome informática apareceu, pois essa ciência consistia em colher, tratar e transmitir informação de forma automática. Da junção de Informação com Automática surge o termo Informática.

Com o avanço tecnológico, a informática, via assim o seu futuro de maneira promissor. Mas isso só não era bastante, era preciso que essas máquinas fossem acessíveis a todas as pessoas, quer a nível financeiro, quer a nível da aprendizagem e utilização dessas máquinas.

É necessário ter em mente que um computador apenas desempenha tarefas para o qual está programado, não podendo tirar e apresentar soluções e conclusões sozinho. Todos os computadores, para a sua organização e funcionamento, precisam de um sistema.

Com base na premissa de que todo computador precisam de um sistema, abordaremos três sistemas operacionais voltados para usuários finais, o Microsoft Windows, Linux na distribuição Ubuntu e Apple Mac OS.

Palavras-chave: Sistemas Operacionais, Mac OS, Microsoft, Windows, Linux, Ubuntu.

O que é um sistema operacional?

        Um sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário. É comum utilizar-se a abreviatura SO (em português) ou OS (do inglês Operating System).  Tem-se por usuário, todo e qualquer objeto que precise de acesso aos recursos de um computador (seja ele um usuário "real" ou aplicativo).  É o principal programa do sistema, que controla todos os recursos do computador (dispositivos físicos e funções de software). Pode ser definido como um gerenciador dos recursos que compõem o computador (processador, memória, I/O, arquivos, etc). 

        Basicamente, existem 4 tipos de sistemas operacionais. Que são divididos em grupos relacionados com o tipo de aplicativos que suportam e o tipo de computador que controlam. Estas são as categorias mais abrangentes:

  • Sistema operacional de tempo real (RTOS - Real-time operating system). É utilizado para controlar máquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais. Geralmente um RTOS não tem uma interface para o usuário muito simples e não é destinado para o usuário final. A função do RTOS é gerenciar os recursos do computador para que uma operação específica seja sempre executada durante um mesmo período de tempo.

  • Monousuário, monotarefa. O sistema operacional foi criado para que um único usuário possa fazer uma coisa por vez. Temos como exemplo o Palm OS dos computadores Palm.
  • Monousuário, multitarefa. Este tipo de sistema operacional é o mais utilizado em computadores de mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que um único usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo.
  • Multiusuário. Um sistema operacional multiusuário permite que diversos usuários utilizem simultaneamente os recursos do computador. O sistema operacional deve se certificar de que as solicitações de vários usuários estejam balanceadas. Unix, VMS e sistemas operacionais mainframe como o MVS são exemplos de sistemas operacionais multiusuário.

Mac OS: sistema operacional para Pcs

        O Mac OS é o sistema operacional dos computadores da linha Macintosh, da Apple. Uma das primeiras empresas a pensar em computadores pessoais foi a Apple, empresa fundada em 1970 por Steve Jobs. Lançou inicialmente, o computador Apple I, com um sistema operacional próprio chamado de Mac OS(Macintosh Operating System) que era conhecido como System. Posteriormente lançou o Apple II, III, Macintosh e Lisa.

        A cada versão nova dos computadores da linha Macintosh, o sistema System sofria modificações e melhorias. Na década de 90, foi lançado o System 7, um sistema mais avançado que permitia o uso de cores, com a vantagem de ser multitarefa, possuir a linguagem Apple Script, dentre outras características. Após isso, houve a inserção do processador PowerPC, da empresa IBM, e a possibilidade de criação de cópias por outros fabricantes. Apenas, depois da versão 7.6 o nome MAC OS foi considerado.

        Com o aparecimento de problemas que atingiram drasticamente esse sistema operacional, ocasionadas pela diminuição de seu uso e domínio do sistema operacional da Microsoft, a Apple decidiu reescrever todo o código com base no Unix, sendo chamado de MAC OSX.

        Esse sistema, tem como características: qualidade na interface gráfica do computador, com o lançamento do Aqua (interface gráfica que permite a produção de relevos, sombreamentos, reflexos e outros elementos de design), além de comandos diferenciados em suas últimas versões, como permissão de múltiplos toques e uma navegação baseada na intuição do usuário.

Versões do Sistema Operacional Mac OS X

        

        As versões do sistema operacional Mac OS X recebem o nome de felinos, sendo algumas desenvolvidas para funcionar em tablets da Apple, iPhone e iPod Touch e outros dispositivos desenvolvidos pela companhia.

        A seguir alguns exemplos da evolução das versões e nomenclaturas:

Mac OS X versão 10.0 – Cheetah;

Mac OS X versão 10.1 – Puma;

Mac OS X versão 10.2 – Jaguar;

Mac OS X versão 10.3 – Panther;

Mac OS X versão 10.4 – Tiger;

Mac OS X versão 10.5 – Leopard;

Mac OS X versão 10.6 – Snow Leopard;

Mac OS X versão 10.7 – Lion;

Mac OS X versão 10.8 – Montain Lion.

Mac OS X versão 10.9 – Mavericks.

Mac OS X versão 10.10 – Yosemite.

Mac OS X versão 10.11 – El Capitain.

        Hoje, o Mac OS X ocupa um pequeno percentual do mercado, sem qualquer chance de ameaçar a hegemonia dos PC’s, baseados em arquitetura Intel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com