TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Operacionais Mais Usados Atualmente

Por:   •  22/8/2023  •  Seminário  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 4

Boa tarde me chamo Marcelo e agora irei falar sobre os tipos de sistemas operacionais da atualidade e a história por trás de cada um.

-Começando pelos sistemas operacionais da Microsoft: no inicio dos anos 80 a Microsoft desenvolveu o PC-DOS e o MS-DOS que serviam para auxiliar a empresa IBM (Corporação Internacional de Máquinas de Negócios), porem esses dois sistemas operacionais, embora sejam muito eficazes, eles tinham comandos complexos e pouco intuitivos para os usuários da empresa. Foi aí que a Microsoft decidiu criar um sistema totalmente reformulado e mais interativo entre o usuário e o PC, assim em 1985 Bill Gates e sua equipe criaram o Windows 1.0. Existem Diversas versões do Windows como vocês podem ver, porém eu vou falar de algumas como o Win XP que foi lançado em 2001 onde essa sigla XP deriva da palavra “eXPerience”. Ou seja, da experiência positiva que a Microsoft teve com ele em relação ao seu uso pelos computadores pessoais e usuários comuns. Em 2007 a Microsoft lançou o Windows Vista que foi dito pela empresa como o mais seguro de todos... problemas do Windows vista..., e em 2009 foi lançado o win 7 que foi tido como o ``Vista melhorado´´ trazendo muitas melhorias, sendo lançado com versões de 32 e 64 bits para hardwares mais modernos, trazendo mais desempenho. Em 2012 é lançado o Windows 8 que além de melhorias tras muitas funcionalidades para smartphones e tablets, tendo uma interface sensível ao toque apresentado em vez de ícone no menu iniciar ´´placas`´ coloridas. Problemas do Windows 8...

Agora irei falar sobre os SO da Apple, o Mac os x criado em 2001 foi totalmente reformulado para o Mac substituindo a versão antiga do mac os para os macintosh, sendo inteiramente baseado em UNIX ele traz uma interface totalmente nova incluindo elementos luminosos e transparentes, como botões, barras de rolagem, janelas e animação fluida para melhorar a experiência dos usuários. Desde o seu lançamento a Apple foi modificando e melhorando seu sistema ate chegar na sua ultima versão chamada de mac os x mountain lion que traz muitas carcateristicas incorporadas dos dispositivos moveis ( iphones ) trazendo uma enorme satisfação pelos seus usuários, além de facilidade pois trouxe integração com o Icloud permitindo compartilhamento e sincronizaçao em Nuvem, trouxe também aplicativos com função de toque na tela e uso desses apps em tela inteira torando a expericencia mais imersiva. A Apple permite o uso do Windows vista ao lado do mac os x, isso é chamado de dual boot onde ao iniciar o pc, o sistema permite que você escolha qual SO você quer executar. A Apple não permite que PC´s convencionais rodem o Mac OS x, porem existem uma técnica chamada de hackintosh onde se consegue utilizar esse sistema da apple em dispositivos não autorizados por ela.

Agora vou falar sobre os SO da google, mais precisamente sobre o Chrome OS que é um sistema pouco conhecido e usado da google para PC, foi lançado em 2010 sendo inteiramente baseado em Linux tendo como inspiração o Android que é o SO da google para smartphones que aliás também é feito em Linux, o Chrome OS também é inspirado na interface do google Chrome web browser que é o navegador que a imensa maioria utiliza atualmente. O Chrome OS foi projetado para ser usado em dispositivos mais fracos, sendo sua ulitidade somente para acessar serviços baseados na web como redes sociais, email, ferramentas de busca e outros aplicativos online da google, por isso mesmo ele não precisa da instalação de nenhum aplicativo. Existe uma versa de código aberto ( open source ) do Chrome OS chamada de Chromium OS e que por ser de código aberto os desenvolvedores podem customizar da maneira que quiserem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com