TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 1 - Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unip

Por:   •  8/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.313 Palavras (34 Páginas)  •  3.507 Visualizações

Página 1 de 34

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Cursos Superiores de Tecnologia

UM ESTUDO EM TRÊS TEMÁTICAS:

SISTEMAS OPERACIONAIS, DESMATAMENTO

E INTERNET SEGURA

BRASÍLIA

2017


Erisvaldo Costa de Souza

UM ESTUDO EM TRÊS TEMÁTICAS:

SISTEMAS OPERACIONAIS, DESMATAMENTO

E INTERNET SEGURA

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador:

Prof. Me. Antônio Palmeira de Araújo Neto

BRASÍLIA

2017


Um Estudo Em Três Temáticas: Sistemas Operacionais,
Desmatamento E Internet Segura / Erisvaldo Costa de Souza. - 2017.
....38 f.

....Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) apresentado ao curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da
Universidade Paulista, Brasília, 2017.

....Orientador: Prof. Me. Antonio Palmeira de Araújo Neto.

....1. Sistemas Operacionais. 2. Desmatamento. 3. Internet Segura. I. Souza, Erisvaldo. II. Palmeira, Antonio (orientador).

Elaborada de forma automática pelo sistema da UNIP com as informações fornecidas pelo(a) autor(a).


RESUMO

Este trabalho tem por objetivo integrar as disciplinas estudadas no primeiro bimestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Foram utilizados conceitos das disciplinas Fundamentos de Sistemas Operacionais, Desenvolvimento Sustentável, Estatística e Lógica. A proposta consiste em três diferentes temáticas, com estudos sobre os sistemas operacionais mais utilizados em computadores e smartphones; o problema do desmatamento na região do aluno; e a segurança na internet para crianças e adolescentes. Foram levantados dados sobre cada uma das temáticas, com comparativos evidenciados por números, gráficos e diagramas para ilustrar as situações para o estudo. Os temas foram desenvolvidos com base em dados dos últimos anos, de forma que a pesquisa se mantém atualizada para o período de aprendizado das disciplinas.

Palavras-chaves: Sistemas operacionais. Desmatamento. Internet segura.



ABSTRACT

This work aims to integrate the disciplines studied in the first two months of the course Systems Analysis and Development. Concepts of Fundamentals of Operating Systems, Sustainable Development, Statistics and Logic were used. The proposal consists on three different themes, with studies on the most used operating systems in computers and smartphones; the problem of deforestation in the area where the student lives; and internet safety for children and teenagers. Data were collected on each of the themes, with comparisons evidenced by numbers and graphs to illustrate the situations of the study. The themes were developed based on the data from the last years, so that the research remains updated for the period of learning theses disciplines.

Key-words: Operational systems. Deforestation. Secure Internet.


SUMÁRIO

Introdução5

1. Sistemas Operacionais6

1.1. Entendendo os sistemas operacionais6

1.2. Sistemas operacionais para computadores: Windows7

1.3. Sistemas operacionais alternativos para computadores11

1.4. Sistemas operacionais para dispositivos móveis12

2. Desmatamento17

2.1. Desenvolvimento sustentável17

2.2. A questão do desmatamento18

2.3. O desmatamento no Distrito Federal20

3. Internet Segura23

3.1. Perfil dos jovens conectados23

3.2. Legislação sobre a internet25

3.3. Os crimes cibernéticos contra os jovens27

Conclusão31

Referências32


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade integrar as disciplinas do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unip Interativa. Ele está estruturado em três temáticas, de forma a complementar o conteúdo estudado no primeiro bimestre do curso.

O primeiro capítulo se refere aos sistemas operacionais mais utilizados tanto em microcomputadores, quanto em smartphones. São utilizados conceitos da disciplina de Fundamentos de Sistemas Operacionais, com informações sobre as características desses sistemas, além de números e gráficos que evidenciam quais desses sistemas foram os mais utilizados entre 2014 e 2016.

Já o segundo capítulo trata do desmatamento na região do Distrito Federal, local onde o aluno reside. Para essa parte, são utilizados conceitos da disciplina de Desenvolvimento Sustentável, evidenciando a preocupação cada vez mais presente sobre os riscos da degradação ao meio ambiente para a nossa sociedade.

Nessa parte, há levantados dados sobre o uso da terra na região, com números e gráfico. Devido os dados oficiais sobre a região serem do ano de 2013, não é possível mostrar a evolução das perdas de áreas naturais após esse período. Isso porque o projeto de mapeamento de áreas na região é o primeiro que foi oficialmente desenvolvido e ainda não está concluído.

Finalmente o terceiro capítulo se refere à segurança na internet para crianças e adolescentes. Nele são apresentados dados sobre violação de direitos humanos, tendo esse público jovem como foco, com informações sobre alguns tipos de crimes e plataformas utilizadas.

A integração entre as disciplinas propõe a utilização de conceitos de Lógica (argumentações válidas e sofismas), bem como conceitos de Estatística (amostra, frequência, moda, mediana, média), de modo a ampliar a aplicação do conteúdo aprendido no curso. Esses conceitos estão relacionados às pesquisas que encerram cada tema do trabalho, com dados atualizados, demonstrando a importância da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.3 Kb)   pdf (553.9 Kb)   docx (189.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com