TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNIP)

Por:   •  27/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.628 Palavras (19 Páginas)  •  1.675 Visualizações

Página 1 de 19

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE UM TOTEM PARA CENTROS DE CIDADANIA DAS MULHERES

SOCORRO

2020

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE UM TOTEM PARA CENTROS DE CIDADANIA DAS MULHERES

                                         Nome do aluno: Carlos Aparecido                

RA: 1237139                                                

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas        

Semestre: 2º                                                

APARECIDINHA

2020

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo elaborar uma ação de instalação de um totem de atendimento em um Centro de Cidadania das Mulheres na cidade de São Paulo, de forma a modernizar o atendimento do local. Encontra-se, aqui, dois modelos de terminais de autoatendimento já existentes no mercado e utiliza-se desses para definir, em um primeiro momento, os aspectos técnicos de hardware do totem de nosso projeto. A partir disso, trabalha-se com respeito às características de software do dispositivo e, por fim, elabora-se uma estratégia de comunicação, contando com um Press release, para divulgar a ação à comunidade.

        Palavras-chave: autoatendimento, tecnologia, cidadania, sistema, computação


Abstract

The present work’s goal is to elaborate the public action of deploying an automated service totem at a Center for Women Citizenship in the city of São Paulo, in order to modernize the customer service at the place. There have been used, herein, two different models of service totem which already can be found in the market and those have been used to define, at first, the technical hardware aspects of our project’s totem. From that point on, the software characteristics of the device have been analyzed and, finally, a communication plan has been developed, counting with a Press Release to help us spread the news on the action to the community.

        Keywords: self-service, technology, citizenship, system, computing


Sumário

  1. Introdução                                                                        5
  2. Desenvolvimento                                                                7
  1.  Especificações Técnicas                                                8
  2.  Análise da Aplicação                                                14
  3.  Estratégia de Comunicação                                                15
  1. Conclusão                                                                        19
  2. Referências Bibliográficas                                                        21

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico trata da elaboração teórico-prática de uma situação-problema apresentada na disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar II, do primeiro semestre do curso Superior Técnico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na instituição UNIP, polo de Socorro – SP. A disciplina em questão tem como objetivo gerar um fomento contextual à interdisciplinaridade fundamental à formação do aluno e, neste caso específico, busca relacionar as disciplinas Organização de Computadores, Princípios de Sistemas de Informação e Comunicação Aplicada.

O foco da situação-problema em questão é discutir e elaborar, em etapas, o planejamento de um projeto de implantação de um totem de atendimento em um Centro de Cidadania das Mulheres, em parceria com a Prefeitura de São Paulo – SP. Aborda-se, aqui, desde as especificações técnicas de hardware do referido dispositivo eletrônico até a estratégia de comunicação utilizada no projeto, passando-se também pela definição do tipo de aplicação que será utilizado no totem.

Partindo-se de tal foco, entende-se que, para a melhor elaboração possível do presente trabalho, são aqui utilizadas referências tanto dos livros didáticos de cada disciplina, desenvolvidos por professores conteudistas da própria instituição UNIP, quanto de outros importantes autores especializados em cada uma das áreas do conhecimento que tangem o projeto.

Nesta dissertação, para facilitar o entendimento do percurso teórico adotado, é utilizada uma divisão disciplinar de abordagens que se inicia pelas especificações técnicas do totem, parte para uma análise da aplicação usada no dispositivo e, então, chega à estratégia de comunicação empregada no projeto. Dessa forma, ilustra-se um trajeto pelas três disciplinas – Organização de Computadores, Princípios de Sistemas de Informação e Comunicação Aplicada – que configuram a interdisciplinaridade e intertextualidade de onde brota a aplicação prática que propicia a solução do problema em contexto.



2. DESENVOLVIMENTO

        Tendo-se em vista o propósito do projeto – a instalação de um totem de atendimento em um Centro de Cidadania da Mulher –, é preciso, primeiramente, analisar de forma ampla o propósito geral de tais espaços. De forma introdutória, segundo informação encontrada no site da Prefeitura de São Paulo (2019a), os centros:

“são espaços de qualificação e formação em cidadania, nos quais mulheres de diferentes idades, raças e crenças podem se organizar e defender seus direitos sociais, econômicos e culturais, além de propor e participar de ações e projetos que estimulem a implementação de políticas de igualdade com o objetivo de potencializar, por meio do controle social, os serviços públicos existentes para atender às suas necessidades e de sua comunidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (247.4 Kb)   docx (349.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com