TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I GESTÃO DE TI UNIP

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Gestão da Tecnologia da Informação

ONG - INCLUSÃO DIGITAL PARA CRIANÇAS CARENTES

PIM I

ASA NORTE

2015

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Gestão da Tecnologia da Informação

ONG - INCLUSÃO DIGITAL PARA CRIANÇAS CARENTES

PIM I

Marcelo Neves de Sá

RA 1127767

Gestão da Tecnologia da Informação

4º semestre

ASA NORTE

2015

RESUMO

O presente artigo reporta-se a criação de uma ONG com o objetivo de promover a inclusão digital para atender crianças, matriculadas em escolas públicas, de comunidades carentes. Durante um congresso sobre inclusao digital e sustentabilidade, um pequeno empresário resolveu criar um ONG para atender crianças carentes onde o foco principal é a inclusão digital e questões ambientais como descarte correto de resíduos e o consumo consciente.

Após obter o apoio de professores voluntários e um local cedido pela prefeitura, faltavam os computadores e o conhecimento para a criação da ONG.

Passaram-se algumas reuniões com os voluntários onde foram levantadas questões sobre infraestrutura de TI, o pequeno empresário foram levantadas vantagens e desvantagens sobre diversas plataformas computacionais as quais o pequeno empresário necessitava saber qual a melhor plataforma de modo que pudesse ser utilizada por um longo período e que otimizasse os gastos para sua obtenção, uma vez que os recursos financeiros eram escassos.

Visando atingir estes objetivos, foi sugerida a contratação de uma consultoria especializada em montagem de ONGs. Após pesquisar no mercado foi contratado um consultor com especializado em montagem de ONG com expertise em Tecnologia da Informação.


ABSTRACT

This article reports the creation of an NGO aiming to promote digital inclusion to serve children enrolled in public schools in poor communities. During a conference on digital inclusion and sustainability, a small business owner decided to create an NGO to serve needy children where the main focus is on digital inclusion and environmental issues such as proper disposal of waste and conscious consumption.

After obtaining the support of volunteer teachers and a site donated by the city government, lacking computers and knowledge to the creation of the NGO.

Some meetings with volunteers where IT infrastructure on questions have been raised have passed, the small business advantages and disadvantages have been raised on several computing platforms which the small business needed to know what the best platform so that it could be used for a long period and otimizasse spending to obtain it, since financial resources were scarce.

In order to achieve these objectives, it was suggested hiring a consulting firm specializing in NGO assembly. After researching the market was hired a consultant with specialized mounting NGO with expertise in Information Technology.


Sumário

1.INTRODUÇÃO        6

1.1. Objetivo geral        7

1.2. Objetivos específicos        7

1.3. Metodologia        7

2.Referencial Teórico        7

2.1.A Inclusão Digital        7

3.Metodologia        9

3.1.Principais Metas        9

3.2.Benefícios para as Empresas        9

3.3.Benefícios aos Voluntários        10

3.4.Benefícios aos Alunos        10

3.5.Público Alvo, Localidade beneficiada e Sede        11

3.6.Realização        11

3.7.Funcionamento        11

3.8.Analise Econômica        11

4.Intervenção        12

5.Conclusões        13

6.Referencias        13


  1. INTRODUÇÃO

No Brasil, uma das principais deficiências é a educação, onde os alunos não possuem incentivo suficiente para dar continuidade às atividades educacionais após o horário de aula. Dada esta situação, temos o aumento da marginalidade infanto-juvenil pois mjuitos jovens acabam ingressando na criminalidade por não ter o tempo preenchido com tarefas que os motive a evoluir nos estudos e também em adquirir uma possível futura profissão. Nas comunidades carentes o acesso a Informática é limitado, a inclusão digital praticamente não existe ou se existe é insuficiente para atingir a demanda.

Nos dias atuais a Tecnologia da informação deixou de ser irrelevante na formação e passou a ser determinante para educação inicial.

Incluir uma pessoa digitalmente não é apenas "alfabetiza-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre informática seja útil para melhorar seu quadro social.

O Objetivo do projeto aqui descrito é sugerir a participação de uma pequena empresa no desenvolvimento e na Inclusão Digital em uma comunidade carente.

A Inclusão digital terá papel fundamental na questão da desigualdade de status de cidadania com igualdade de oportunidades à informação, uma melhor qualificação objetivando um melhor posicionamento no mercado de trabalho, à busca de conhecimento para a ação em defesa dos próprios direitos, à comunidade e expressão. (Becker, 2009, o. 14).

O sistema operacional escolhido para ser utilizado nos computadores da ONG é o LINUX, o qual teve seu núcleo originalmente escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia, com a ajuda de vários programadores voluntários através da Usenet (uma espécie de sistema de listas de discussão existente desde os primórdios da Internet). Tal escolha se deve ao fato de minimizar os custos com a implantação da ONG, pois, o LINUX é distribuido sob licença de software GNU General Public License. Essa licença permite a distribuição e até a venda de versões até mesmo modificadas do Linux, mas requer que todas as cópias sejam lançadas dentro da mesma licença e acompanhadas de acesso ao código fonte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (541 Kb)   docx (363.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com