TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - A Comunicação Aplicada

Por:   •  13/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

Comunicação Aplicada

A comunicação bem aplicada é essencial em qualquer área. A forma como nos comunicamos facilita o entendimento para qualquer tipo de público.

Dependendo do público-alvo, quanto mais simples e objetiva a comunicação, maior é o entendimento e a interação. Um bom desenvolvimento do texto tem o poder de “prender” a atenção do público, e torna a interação texto-leitor um processo agradável.

O público-alvo dos totens são principalmente mulheres que buscam o centro de cidadania atrás de apoio à diversos assuntos relacionados a elas. Dentre esses assuntos, os mais relevantes são os relacionados ao combate aos preconceitos e discriminação à mulher, bem como as violências, tanto física como psicológica, sofrida por elas nos dias atuais. Esses temas sempre foram presentes a vida da mulher, entretanto, com a velocidade no trânsito da informação e os diversos canais hoje existentes, a mulher ganhou um poderoso aliado no combate a essas violências.

A comunicação aplicada nos totens que ficarão disponíveis no Centro de Cidadania da Mulher devem ser de fácil entendimento para o público. Nesses totens, os textos devem ser diretos para que os usuários não se sintam entediados ao utiliza-los, uma vez que o usuário poderá utiliza-lo para tirar dúvidas e conhecer os direitos da mulher que poderão ser aplicados em cada caso. Além do texto, os totens terão um ambiente gráfico amigável e simples. Uma boa ergonomia para utilização da aplicação também deverá ser considerada.

No menu inicial, o usuário deverá responder algumas perguntas simples, para que essas informações possam ser utilizadas em estudos. Essas informações não exigirão identificação do usuário, ou seja, o anonimato será garantido.

Ao acessar o totem, o usuário responderá as seguintes perguntas:

  1. Idade
  2. Estado Civil
  3. Nível de Instrução Escolar (com opções conforme abaixo):
  1. Ensino Básico Incompleto
  2. Ensino Básico Completo
  3. Ensino Médio Incompleto
  4. Ensino Médio Completo
  5. Ensino Superior Incompleto
  6. Ensino Superior Completo
  7. Sem Instrução
  1. Renda Mensal (com as opções conforme abaixo):
  1. De 0 à 3 Salários Mínimos
  2. De 4 à 8 Salários Mínimos
  3. De 8 à 12 Salários Mínimos
  4. Acima de 12 Salários Mínimos
  1. Profissão
  2. Já passou por algum tipo de agressão (Sim ou Não)
  3. Se a pergunta 5 for sim, abrirá uma sexta pergunta:
  1. Física ou Psicológica

Após a primeira página completa, o totem abrirá um novo menu onde o usuário poderá escolher as seguintes opções:

  1. Denúncia
  2. Solicitar Atendimento
  3. Dúvidas Frequentes
  4. Conhecendo outras histórias

Caso escolha a primeira opção, abrira um campo texto, onde o usuário poderá digitar sua denúncia. Estas informações são sigilosas e serão verificadas no fim do dia pelos profissionais do Centro de Cidadania da Mulher. Dependendo do caso, esses profissionais podem dar seguimento a denúncia para que sejam averiguadas as informações. Como a maioria das mulheres tem vergonha ou receio de contar seus casos pessoalmente, utilizando-se do totem poderá ajudá-la a resolver seus problemas.

Ao escolher a segunda opção, será gerado um protocolo para que a mulher possa ser atendida pelo centro.

Na terceira opção, abrira uma janela onde estarão cadastradas as dúvidas mais frequentes enfrentadas pelas mulheres que frequentam o centro. Pode ser que o usuário encontre o que está procurando diretamente no totem, sem que seja necessário desprender-se de tempo até ser atendido. Essas perguntas frequentes são cadastradas pelos profissionais de atendimento, uma vez que eles possuem know-how para saberem quais são essas dúvidas frequentes.

Ao selecionar a quarta opção, abrirá uma nova página com histórias de mulheres que sofreram com o preconceito ou que sofreram algum tipo de violência. A ideia é que essas histórias possam fortalecer e encorajar as frequentadoras do centro para que denunciem qualquer tipo de abuso sofrido.

Espera-se que o totem possa ajudar as mulheres que frequentam o Centro de Cidadania da Mulher para que se fortalecem e lutem pelos seus direitos. Que combatam todas as formas de violência sofrida pelas mulheres. E que publiquem suas histórias de superação para incentivar outras mulheres a fazerem o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com