TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II Lampião Food

Por:   •  1/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Projeto de Reestruturação do restaurante Lampião Food

Polo Freguesia do Ó

2016

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Projeto de Reestruturação do restaurante Lampião Food

Nome: José Henrique Ribeiro dos Santos

 RA: 1639343

     Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

        Semestre: 1º

Polo Freguesia do Ó

2016

RESUMO

O restaurante Lampião Food não acompanhou a evolução da era digital, sendo necessário o desenvolvimento de um projeto de reestruturação. O trabalho foi feito com base em dois pilares – a Tecnologia da Informação e o Marketing Digital, com foco principalmente na necessidade de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), de um sistema de relatórios para tomada de decisões e de uma estratégia de marketing.

ABSTRACT

Lampião Food restaurant did not follow the evolution of the digital age, requiring the development of a restructuring project. The work was based on two pillars - Information Technology and Digital Marketing, focusing mainly on the need for an ERP (Enterprise Resource Planning) , a reporting system for decision-making and a marketing strategy.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DESENVOLVIMENTO DO PROJETO        

2.1        TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO        

2.1.1 Adoção de um ERP        

2.1.2 Câmeras        

2.1.3. Parque Tecnológico        

2.1.4 Aplicativo do restaurante para smartphones        

2.2        MARKETING DIGITAL        

2.2.1        Conceito        

2.2.2 Redes Sociais        

2.2.3        Site        

2.2.4 Pesquisas Online        

2.2.5        Blogs        

2.2.6 Reclamações        

2.2.7 Arrecadação de fundos        

2.2.8 Academia da comida nordestina        

3.        CONCLUSÃO        

4.        REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

O restaurante Lampião Food nasceu da amizade de dois amigos – Antonio e Roberto. A ideia não era apenas fornecer comida típica nordestina, mas levar a cultura nordestina para as outras regiões do Brasil.

Todos os restaurantes são temáticos, com músicas típicas e atendentes nordestinos.

Essa sociedade iniciou-se em 2003 em um curso de Gastronomia. Uniu-se a experiência de Antônio no mundo corporativo com o conhecimento de Tecnologia da Informação de Roberto, resultando em 10 restaurantes espalhados por regiões nobres do Brasil. Porém, esse rápido crescimento não foi traduzido em modernização, acarretando diversos problemas, desde o controle do estoque até o fluxo de caixa.

Diante da dificuldade, eles resolveram investir em 2 áreas até então sonegadas – Tecnologia e Marketing.

No que diz respeito à Tecnologia da Informação, foi realizada a adoção de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), cuja função é integrar todos os dados e processos de um negócio, afim de que fosse gerenciada toda a cadeia produtiva do restaurante, além da necessidade do retorno de informações, hoje fundamentais para o crescimento de um negócio. Já o investimento em Marketing, se deu através da adoção de um novo marketing digital, com o apoio fundamental das redes sociais.

Além de colocar o restaurante no caminho do que existe de mais moderno na atualidade, com essas mudanças, os dois amigos fundadores do Lampião Food e seus clientes querem ajudar duas ONGs – uma voltada aos direitos humanos das populações carentes do sertão nordestino, e a outra, no combate à discriminação das minorias afro-brasileiras.

  1. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Neste capítulo, estão exemplificados os passos realizados para a modernização do negócio, com foco em Tecnologia da Informação e Marketing.

  1. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2.1.1 Adoção de um ERP

Hoje a adoção de um ERP é fundamental para o negócio de uma empresa. A sigla ERP é o significado de Enterprise Resource Planning, cuja tradução é planejamento dos recursos da empresa.

Escolher um ERP não é tarefa fácil. A maioria são softwares padrões, que exigem uma habilidade incomum para traduzir o recurso do ERP para o negócio da empresa, sem ou quase nenhuma customização.

Para o restaurante Lampião Food optou-se, após diversas apresentações, por escolher um ERP que funcionasse na nuvem (cloud computing); esse conceito refere-se à utilização de recursos, como memória e processador, pela internet. 

Hoje a nuvem traz agilidade ao negócio, que é um dos grandes objetivos do restaurante, além de exigir menos recurso de hardware que, além de onerosos, tornam-se obsoletos rapidamente. Na nuvem, com o crescimento da empresa, pode-se aumentar os recursos rapidamente, sem perda de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (960.2 Kb)   docx (447.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com